Redação Insper 2019.2

Tema 1

Texto 1

Em todo o mundo, a igualdade de gênero no ambiente profissional levará séculos para ser alcançada, segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial (FEM). O relatório estima que a lacuna global entre os gêneros em várias áreas não se fechará por mais 108 anos e que serão necessários mais de 200 anos para eliminar as diferenças.

“O quadro geral é que a igualdade de gênero estagnou”, diz Saadia Zahidi, chefe de agendas sociais e econômicas do Fórum Econômico Mundial. “O futuro do nosso mercado de trabalho pode não ser tão igualitário quanto à trajetória em que pensávamos estar”, acrescenta.

Segundo o relatório, o Brasil notou em 2018 uma reversão significativa no progresso em direção à igualdade de gênero — com a maior lacuna registrada desde 2011.

(“Igualdade de gênero no trabalho levará mais de 200 anos, diz estudo”. www.cartacapital.com.br, 18.12.2018. Adaptado.)

Texto 2

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que as mulheres brasileiras estudam mais que os homens, mas ainda recebem salários menores e têm menos cargos de poder.

Taxa de frequência escolar no ensino médio, diferenças salariais e cargos de gerência nas empresas

(Luiza Calegari. “A desigualdade de gênero no Brasil em um gráfico”. https://exame.abril.com.br, 07.03.2018. Adaptado.)

Texto 3

“Discutir a igualdade de gênero no mercado de trabalho não significa tratar apenas de salário”. A frase é da procuradora Valdirene de Assis, coordenadora nacional de Promoção da Igualdade do Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com os dados mais recentes do IBGE, em 2017, o salário médio pago às mulheres foi equivalente a 77,5% do rendimento pago aos homens no Brasil. Enquanto eles receberam R$ 2.410, elas ganharam R$ 1.868. A porcentagem ficou levemente acima da registrada em 2016 (77,2%).

A procuradora ainda afirma: “Há mulheres que têm uma qualificação profissional extraordinária, uma história dentro da empresa de profundo respeito e vão passar 10, 15, 20 anos naquela estrutura organizacional sem alcançar os cargos de chefia ou de direção da empresa, ao passo que colegas homens têm carreiras muito menos consistentes, currículos muito menos recomendados e chegam a esses cargos.”

(Marcella Fernandes. “Igualdade de gênero no mercado de trabalho não pode ser reduzida ao salário, afirma procuradora”. www.huffpostbrasil.com, 13.09.2018. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

A desigualdade de gênero no ambiente profissional:
retrocessos numa sociedade de mulheres cada vez mais qualificadas

Tema 2

Texto 1

A caixa, no quartel de bombeiros no estado de Indiana, nos Estados Unidos, lembra um recipiente para cartas, mas, na verdade, é destinada a bebês. Instalada em dezembro de 2018, essa é a sétima “caixa de bebês” no estado, iniciativa que visa a dar assistência a mães que não desejam ficar com seus filhos recém-nascidos. Esses itens são mais complexos do que parecem à primeira vista — são equipados, por exemplo, com reguladores de temperatura e sensores.

O objetivo com a instalação dessas caixas é combater as mortes de crianças, que ocorrem quando as mães, muitas vezes jovens e inseguras, dão à luz completamente sozinhas e não conseguem lidar com a situação. Abandonar um bebê nos Estados Unidos é ilegal, mas as leis de “refúgio seguro” removem o aspecto criminal no caso de o bebê ser levado a um lugar seguro ou ser entregue nas mãos de outra pessoa. O Texas foi o primeiro estado a aprovar uma lei do tipo em 1999 e, em seguida, os outros 49 estados seguiram a iniciativa.

Para a Safe Haven Baby Boxes, organização que tenta espalhar as caixas pelo país, as provas da eficácia aparecem na prática: por exemplo, no resgate de três bebês colocados em caixas nos Estados Unidos desde 2016, os quais, segundo a organização, não teriam sobrevivido se não fosse esse sistema.

(“A caixa instalada nos EUA para que bebês sejam ‘depositados’ em caso de abandono”. www.bbc.com, 21.02.2019. Adaptado.)

Texto 2

Implantada em 2009 pelo pastor Lee Jong-rak, a “Baby Box” já ajudou muitas crianças deixadas por mulheres que tiveram uma gravidez indesejada ou que sofreram violência sexual.

Entretanto, a caixa tem sido alvo frequente de críticas, principalmente por aqueles que acham que a iniciativa é um escape para mulheres e homens que querem fugir de suas responsabilidades como pais. O governo pediu durante anos, inclusive, que a caixa fosse retirada da igreja sob a afirmação de que o pastor incentiva as famílias a abandonarem suas crianças.

(“‘Baby Box’, a caixa na qual os coreanos deixam seus bebês para a adoção”. www.semprefamilia.com.br, 05.02.2019. Adaptado.)

Texto 3

O Centro Chinês para o Bem-Estar e Adoção das Crianças afirmou que mais de duas dezenas de postos para abandono de bebês foram inaugurados no país desde 2011.

Os pais colocam a criança na caixa, pressionam o botão de alarme e depois vão embora, mantendo o anonimato. Dez minutos depois, um funcionário chega para recolher o bebê.

O abandono de crianças é ilegal na China, mas as autoridades de saúde acreditam que as caixas criam um ambiente seguro para os bebês e aumenta suas chances de sobrevivência. Caso os postos não existissem, afirma o governo, eles continuariam a ser abandonados nas ruas. As autoridades planejam anunciar mais estabelecimentos desse tipo, apesar das críticas de que eles encorajam o abandono de recém-nascidos.

Tradicionalmente, as famílias chinesas dão preferência aos filhos homens. Por causa disso, se o primeiro filho for menina, muitos pais decidem abandoná-la para tentarem engravidar de um menino.

(“China inaugura novos postos para abandono de bebês”. www.bbc.com, 17.02.2014. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

As caixas para acolher bebês abandonados incentivam o abandono?

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage