Redação ESPM 2013.1

TEMA 1

O BRASILEIRO TEM PAIXÃO PELO LUXO

“No Brasil,a classe C tem estabelecido padrões culturais, como na música, que estão sendo adotados pelos mais ricos,um fenômeno que não é exclusivo do Brasil. Ele acontece em outro países também, a exemplo da China, e é um reflexo do novo significado do luxo.

Hoje não há mais regras para o consumo do luxo, já que ele se traduz como uma expressão do individualismo. Cada um tem a sua idéia do que seja luxo. E é aí que entram as expressões culturais das camadas populares e experiências singulares, como, por exemplo, comer um prato típico em uma favela do Rio de Janeiro, o que já se tornou um programa turístico ou de ricos excêntricos.”

Gilles Lipovetsky – Revista ISTOÉ – 15/8/2012.

PROPOSTA: Elabore um texto dissertativo que apresente as suas considerações sobre a seguinte afirmação:

“Os desejos de consumo das pessoas não estão mais fechados em códigos ligados a determinadas classes sociais.”

TEMA 2

O ESPETÁCULO DO SOFRIMENTO

“Por mais que as imagens espetaculares dos vencedores tenham sido repetidas para 1,5 bilhão de pessoas, a Olimpíada é também o espetáculo da angústia e do sofrimento. Por que Diego Hypólito, que de novo falhou grosseiramente em uma Olimpíada, foi tão perseguido nas redes sociais depois de deixar escapar a chance de disputar uma medalha? Sua queda teve a mesma visibilidade do ouro de Arthur Zanetti, ele também um ginasta. Se fosse possível fazer uma escala dos acontecimentos olímpicos mais comentados pelos brasileiros, a desistência de Fabiana Murer, que colocou a culpa no vento para seu fracasso, provavelmente estaria no topo. Daqui a dois anos, pouca gente se lembrará do título de Sarah Menezes no judô. Mas ninguém vai esquecer do desastre protagonizado por Fabiana.”

Amauri Segalla – Revista ISTOÉ – Outubro/2012.

PROPOSTA: Com base nas informações apresentadas e em outras de seu conhecimento, elabore um texto dissertativo que apresente algumas considerações acerca da seguinte questão:

“O que explica o fato de algumas derrotas repercutirem mais do que vitórias ?”

REDAÇÃO

- Escolha um dos temas acima e desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
- Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes (próxima página).
- Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
- Defenda ou refute as ideias apresentadas através de uma dissertação integrada, coerente, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema. Aderência ao tema é um dos itens de avaliação.

- Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não vamos julgar suas opiniões, mas sua capacidade de análise e argumentação.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage