Redação sobre Verdade
Redação UERJ 2022
— Você tem certeza íntima quanto a tudo isso que me contou? Inclusive quanto às conclusões?
— É exatamente o que tenho: certeza íntima. Por isso, estou conversando com você. Toda certeza, como você disse, é íntima, subjetiva. Certeza não é verdade.
— O que é necessário para se passar da certeza à verdade?
— Fatos.
— E os assassinatos não são fatos?
— São os únicos fatos em toda essa história que acabo de contar.
Luiz Alfredo Garcia-Roza
Uma janela em Copacabana. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
No final da narrativa, o detetive Espinosa defende que “certeza não é verdade”. Para o personagem, esse deveria ser um dos princípios básicos na condução de uma investigação policial.
A partir da leitura do romance de Luiz Alfredo Garcia-Roza, escreva uma redação dissertativoargumentativa, com 20 a 30 linhas, em que discuta a seguinte questão:
O princípio “certeza não é verdade” deve orientar as pessoas na condução de suas vidas públicas e privadas?
Seu texto deve atender à norma-padrão da Língua Portuguesa, conter um título, além de ser inteiramente escrito com caneta.
Não assine nem identifique a redação de forma alguma.
Padrão de Respostas
A proposta de Redação no Exame Único do Vestibular Estadual 2022 parte da leitura do romance “Uma janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza. No final da narrativa, o detetive Espinosa defende que “certeza não é verdade”. Pergunta-se então aos candidatos: o princípio “certeza não é verdade” deve orientar as pessoas na condução de suas vidas públicas e privadas?
Há várias abordagens possíveis, mas todas exigem uma argumentação consistente e coerente. A Redação, como pede a proposta, deve se apresentar em registro formal, dentro do limite estabelecido de linhas. Recomenda-se ainda não reduzir a Redação a uma resenha ou a um resumo do livro, para não fugir do tema.
Redação UERJ 2018
Eu era advogado de algumas casas ricas, e os processos vinham chegando. Escobar contribuíra muito para as minhas estreias no foro. Interveio com um advogado célebre para que me admitisse à sua banca, e arranjou-me algumas procurações, tudo espontaneamente.
(capítulo CIV)
No trecho acima, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, Bento Santiago, o narrador-personagem, fala sobre sua profissão. O leitor, porém, não tem notícia de qualquer processo em que ele tenha atuado, se ganhou alguma causa, se perdeu. Entretanto, todo o romance pode ser compreendido como um longo Auto de Acusação que Bento move contra sua esposa, Capitolina Santiago, a Capitu, por adultério.
Atuando como promotor e juiz ao mesmo tempo, Bento considera Capitu culpada e a condena ao exílio na Europa até o dia de sua morte. Nesse processo, ela não tem direito à defesa, nem mesmo à voz. Sua versão dos acontecimentos não é apresentada.
A partir da leitura do romance, é possível refletir sobre o seguinte problema que faz parte do nosso cotidiano:
a verdade pode ser estabelecida com base em uma única perspectiva?
Escreva uma redação argumentativo-dissertativa, em prosa, com 20 a 30 linhas, discutindo esse problema.
Utilize a norma-padrão da língua portuguesa e atribua um título à sua redação, que deve ser escrita inteiramente com caneta e não deve ser assinada.
COMENTÁRIO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO
Objetivo: apresentar em redação em prosa de natureza dissertativo-argumentativa, conclusões a respeito do tema proposto.
A proposta da Redação no Vestibular Estadual 2018 parte da leitura prévia do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. O que se pede é justamente a discussão de uma questão polêmica levantada pelo romance. A proposta, assim, restringe a gama de temas possíveis apenas àqueles levantados no enredo do livro indicado. Além disso, o candidato se prepara melhor para fazer a redação, ao ler o livro e discutir as suas questões com professores e colegas.
No entanto, o tema da Redação não é o livro em si. Nesse sentido, não se recomenda reduzir a Redação a uma resenha ou um resumo do livro, porque nesse caso se foge do tema pedido. Com essa proposta, não se quer conferir se o candidato leu ou não o livro, mas sim lhe oferecer um instrumento valioso para construir, com calma e tempo, seu pensamento e seu argumento.
A proposta da Redação do exame discursivo 2018 chama a atenção para o personagem narrador do livro, o advogado Bento Santiago. A circunstância aparentemente secundária da profissão de Bentinho mostra-se relevante, quando se percebe que todo o romance constitui um longo Auto de Acusação por adultério contra a senhora Capitolina Santiago, mais conhecida como Capitu.
Não há como o leitor saber se Capitu traiu ou não o seu marido, porque o romance de Machado de Assis sustenta a dúvida até o fim. Logo, essa não é a questão principal do romance, mas sim porque Bento, seu marido, assume ao mesmo tempo os papéis de promotor e juiz, não dando voz nem direito de defesa a Capitu.
Essa questão levanta o tema da Redação: a verdade pode ser estabelecida com base em uma única perspectiva?
Esse tema pode ser abordado pelos ângulos literário, comportamental, jurídico, político, econômico, social ou religioso, por exemplo. A resposta do candidato pode ser tanto “sim” quanto “não” ou, ainda, “depende do caso”, desde que a sustente com uma argumentação consistente e coerente. A Redação, como pede a proposta, deve se apresentar em registro formal, dentro do limite de linhas estabelecido.
Fonte: UERJ
Redação Mackenzie 2017
Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.
Obs.: O texto deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.
Texto I
O desejo da verdade aparece muito cedo nos seres humanos e se manifesta como desejo de confiar nas coisas e nas pessoas, isto é, de acreditar que as coisas são exatamente tais como as percebemos e o que as pessoas nos dizem é digno de confiança e crédito. Ao mesmo tempo, nossa vida cotidiana é feita de pequenas e grandes decepções e, por isso, desde cedo, vemos as crianças perguntarem aos adultos se tal ou qual coisa “é de verdade ou é de mentira”.
Marilena Chauí, filósofa
Texto II
Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário.
George Orwell, escritor
Texto III
Ao contrário do que geralmente se crê, por muito que se tente convencernos do contrário, as verdades únicas não existem: as verdades são múltiplas, só a mentira é global.
José Saramago, escritor
Redação Unisc 2016
A formação da opinião pública constitui realmente um processo complexo e, por questões ideológicas, altamente controlado pelas forças dominantes da sociedade.
Se nos reportarmos a José Marques de Mello, tradicional teórico da Comunicação, diríamos que a formação das opiniões individuais passa por fatores básicos, como a educação, a família e os grupos de participação social e que os meios de comunicação, a propaganda e os grupos de pressão têm papel complementar nesse processo que culminaria no fenômeno da opinião pública.
Perguntamos: existe de fato opinião pública, ou o que existe é um direcionamento para algo que interessa a determinado grupo, segmento da sociedade, que tem maior inserção na grande mídia e nas redes sociais para criar uma verdade a ser aceita como de consenso da população, ou da ampla maioria?
Posicione-se. Produza um texto argumentativo para explorar essa questão. Lembre-se de que seu texto deve ter argumentos consistentes e de que você deve estar atento à coerência e à coesão.
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.
ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado
Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.