Redação sobre Trabalho

Redação sobre Trabalho

opções

Trabalho

Tema 1

A maioria das pessoas trabalha porque precisa ganhar dinheiro e se sustentar. Mas há outros motivos por que as pessoas trabalham. Discuta um desses motivos. A seguir, responda à seguinte pergunta: “Se você tivesse todo o dinheiro que quisesse, você deixaria de trabalhar”.

Tema 2

Se você tivesse que escolher entre um emprego que paga muito bem, mas que você odeia, e outro que paga mal, mas que você adora, qual você escolheria? Justifique sua resposta.

Redação UENP 2023

Leia o texto a seguir.

Empresas testam semana de 4 dias

Mais de um século desde a adoção da semana de  cinco dias de trabalho pelo americano Henry Ford, que virou regra no mundo todo, um novo modelo com apenas quatro dias de atividades começa a ser testado.

No Brasil, companhias que instituíram a nova jornada veem melhorias de eficiência, bem-estar dos trabalhadores, retenção de talentos e até aumento de receitas. Por ora, a mudança tem sido adotada mais pelas companhias de tecnologia como Crawly, Nova-Haus, Winnin, AAA Inovação, Gerencianet e Eva.

Mas o modelo, que reduz a carga horária de 40 horas para 32 horas sem alteração de salário, exige um planejamento prévio com atenção à legislação trabalhista e à cultura organizacional. Além disso, para ter êxito em termos de gestão de pessoas e negócios, é necessário revisar metas e tarefas diárias e mensurar com frequência os resultados.

O conceito vem de experiências de empresas em países como Islândia, Reino Unido, Bélgica, Nova Zelândia, Escócia e EUA. Muitos decidiram adotar regimes mais flexíveis diante do fenômeno da “grande debandada” (profissionais pedindo demissão) e do esgotamento profissional provocado pelo trabalho, condição oficializada na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS).

(Adaptado de: PIO, Juliana. Empresas testam semana de 4 dias. O Estado de São Paulo, São Paulo, 10 jul. 2022, Economia & Negócios, p. B1.)

Com base na reportagem, redija um texto dissertativo-argumentativo em que discuta os prováveis impactos resultantes dessa nova jornada de trabalho.

Redação UNEB 2022

Texto I

Redação UNEB 2022
Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/imagens/post/11764/td_evo01.gif>. Acesso em: 28 nov. 2017.

Texto II

A contratação de trabalho sem vínculo empregatício pode ser uma ótima alternativa para muitas empresas, mas deve ser analisada com certo cuidado, pois essa modalidade possui regras bem definidas além do cumprimento de obrigações acessórias e recolhimento de impostos ou contribuições. Quanto às características, o autônomo deverá ter independência para exercer a sua atividade sem estar sujeito ao poder de direção do contratante, a empresa contratante não deve dirigir, controlar ou disciplinar a atividade do autônomo, sob pena de reconhecimento do vínculo empregatício e a transferência da relação da esfera cível (Código Civil) para a trabalhista (CLT).

Disponível em: <http://www.anatec.org.br/index.php/opiniao/marcelo-de-sousa/665-trabalho-sem-vinculo-empregaticio>. Acesso em: 28 nov. 2017. Passim.

Texto III

A reforma trabalhista (PLC 38) abriu um saco de maldades que parece ilimitado. Ela não reduz apenas direitos, mas também restringe a ação dos sindicatos e da Justiça do Trabalho, exatamente as duas instituições a que os trabalhadores recorrem quando têm seus direitos desrespeitados. Uma das principais mudanças é a possibilidade de contratação sem vínculo empregatício. Em bom português, legaliza a exploração de mão de obra sem o registro em carteira de trabalho. Tá explicado por que a reforma precisa também enfraquecer os sindicatos e a Justiça do Trabalho! A exploração do trabalho sem o vínculo empregatício coloca por terra definitivamente a suposta modernização que a reforma traria. O que o PLC 38 faz é retroceder os direitos sociais em mais de 100 anos, revelando o comportamento predatório de uma parcela do empresariado nacional.

Adaptado de Reforma trabalhista legaliza contratação sem vínculo de emprego. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/ noticias.asp?id_noticia=2711>. Acesso em: 28.11.2017. Passim.

Texto IV

Redação UNEB 2022
Disponível em: <http://gestao3pontozero.com.br/wp-content/uploads/2015/06/tecnologia-ja.jpg>. Acesso em: 24 nov. 2017.

A partir da leitura e da reflexão sobre o que é tratado nas citações de apoio, escreva, na norma padrão da língua portuguesa, uma dissertação argumentativa sobre EVOLUÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO: AVANÇO OU RETROCESSO?

Apresente argumentos que fundamentem sua posição.

Redação Unioeste 2022

Produza um ARTIGO DE OPINIÃO para ser publicado no site canaltech.com.br abordando a temática:

O futuro do trabalho: dilema entre o homem e a máquina

“O objetivo da indústria é remover a mão de obra humana da economia”. A frase é do CEO da empresa de robótica AMETEK INC, David Zapico, durante uma entrevista sobre a substituição de trabalhadores de carne e osso por máquinas especializadas diante da escassez de profissionais qualificados.

Executivos de companhias como a HORMEL FOODS CORP e a DOMINO’S PIZZA também compartilham o mesmo pensamento. Segundo eles, as empresas estão investindo em robôs e sistemas de automação para reduzir os custos trabalhistas e por causa da baixa oferta de operários dispostos a realizar tarefas menos rentáveis.

Segundo especialistas, essa mudança na classe trabalhadora representa um caminho sem volta na economia como a conhecemos, combinando transformações nas relações de trabalhos, pressões geradas pela pandemia global e a oportunidade proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico dos últimos anos.

A substituição de trabalhadores braçais por máquinas avançadas é apenas o primeiro passo para um futuro em que o serviço pesado e mal remunerado será feito por robôs operários. Esse progresso inevitável traz consigo dilemas éticos e humanitários sobre qual será o destino das pessoas com pouca escolaridade.

Texto adaptado de Gustavo Minari, https://canaltech.com.br/robotica/empresas-querem-substituir-trabalhadores-humanos-e-isso-ja-esta-acontecendo-201917/, 20.11.21, acesso em 20 de maio 2022.

Redação Unisc 2022

TEMA - Profisão e felicidade

Levar a felicidade

Já imaginou comandar ações numa empresa para levar felicidade aos funcionários - e ainda ganhando um salário que pode chegar a R$ 40 mil? Por conta da pandemia, a profissão de “diretor de felicidade” ganhou relevância no Brasil. É o cargo de Chief Happiness Officer (CHO).

Algumas empresas no país, como o Google e a Tecfil, já implantaram esta função. No Google, o nome do cargo é Chief Culture Officer, com funções semelhantes ao de um CHO.

As organizações entenderam que, para reter talentos, não basta apenas ter bons salários. As pessoas precisam se sentir satisfeitas e felizes no trabalho, trabalhar por um propósito. E a empresa precisa ter esse olhar, uma vez que um profissional feliz rende muito mais e permanece na empresa por muito mais tempo.

Gabriela Mative, superintendente de seleção da Luandre, empresa de consultoria em RH.

https://economia.uol.com.br/reportagens-especiais/diretor-de-felicidade-nova-profissao-ganha-relevancia-no brasil/#page1.

Produza um texto argumentativo, explorando essa temática. Lembre-se de que você deve demonstrar a capacidade de apresentar uma produção que tenha textualidade. Assim, organize as suas ideias com correção linguística e atenção especial aos aspectos relacionados à coesão e à coerência.

Redação Unimontes 2019

Leia o texto a seguir:

O debate sobre o impacto da onda vindoura de robôs para questões como o trabalho fica cada vez mais forte. Vale ler a última edição da revista “Foreign Affairs”, que faz um ótimo balanço das discussões. Nela, Daniela Rus, professora de Inteligência Artificial do Mit*, afirma que assim como os anos 80 consolidaram a ideia de cada um ter seu “computador pessoal”, a próxima década vai ser do “robô pessoal”. Os professores Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee, também do Mit, alertam sobre a possibilidade de que os robôs possam fazer com que o trabalho humano fique tão obsoleto quanto o dos cavalos. Eles lembram que em 1900 havia 21 milhões de equinos nos EUA. Em 1960, 3 milhões. Claro que a questão é mais complexa [...], mas o alerta é forte.

*Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Fonte: Ronaldo Lemos, Folha de S. Paulo. Tec., julho de 2015.

Num texto dissertativo de 20 linhas, argumente sobre as possíveis soluções para esse problema posto pelo texto.

Redação Fatec 2018

Texto 1

Hoje, 39% dos jovens de 19 a 35 anos querem trocar de emprego em até dois anos, de acordo com um estudo da consultoria Deloitte com 8.000 jovens de 30 países.

No ano passado, o índice era maior: 44%. A redução, para Luís Fernando Martins, diretor de uma recrutadora, tem a ver com a crise econômica. “Há muitas vagas sendo preenchidas por seniores. Os jovens tiveram que ajustar as expectativas.”

(Anna Rangel. Folha de S.Paulo, 02.04.2017. Adaptado.)

Texto 2

Gostar do trabalho e encontrar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal é muito importante, se não fundamental, para qualquer pessoa. Não se trata de transformar o emprego em hobby, mas de achar um cargo que, além do salário no fim do mês, lhe traga algum significado à vida e seja desafiador.

(Beatriz Braga. Folha de S.Paulo, 02.04.2017. Adaptado.)

Texto 3

Com a morte de Steve Jobs, seu discurso aos formandos da Universidade de Stanford em 2005 virou febre na TV, nos jornais, na internet e emocionou até quem não era fã do criador da Apple. No texto, ele defende o famigerado “o segredo do sucesso é amar o que faz”. Mas com ainda mais ênfase: ninguém deveria se contentar enquanto não achasse um trabalho que fosse sua paixão genuína. O público achou edificante, mas especialistas em carreira cobriram o discurso de críticas. A começar pela mais óbvia: se todo mundo seguir esse conselho, como a sociedade vai funcionar se há centenas de trabalhos que talvez ninguém ame?

<https://super.abril.com.br/comportamento/o-segredo-do-sucesso-e-amar-o-que-voce-faz> Acesso em: 30.10.2017. Adaptado

A partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema:

O emprego perfeito: realidade ou ficção?

Orientações 
• Narração – explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(s), tempo e lugar. 
• Dissertação – selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

Redação Fatec 2017 

Texto 1

O aumento representativo do número de mulheres inseridas no mercado de trabalho, em 2016, é notável, inclusive com a conquista de cargos de chefias e outros até então ocupados quase que exclusivamente por homens. É o caso, por exemplo, das gerentes de banco, engenheiras e motoristas.

As mulheres já são 44% da população economicamente ativa do Brasil, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Em uma década, 10,7 milhões de brasileiras ingressaram no mercado de trabalho. Seu poder crescente terá um impacto cada vez maior no desenvolvimento do país.

É de fácil constatação a importância da Constituição Federal de 1988 para esse quadro atual, por ter conferido à mulher igualdade em relação aos homens, impedindo, com isso, diferenças entre gêneros. Da mesma maneira, também a CLT é, sem dúvida, essencial para o ordenamento jurídico e para a mulher, regulamentando o trabalho feminino, possibilitando benefícios e resguardando-a em seu ambiente de labor.

http://tinyurl.com/jat6bfy. Acesso em: 09.09.2016. Adaptado.

Texto 2

Se você tem 21 anos de idade em 2016, suas chances de ver a igualdade de gênero no mercado de trabalho em todo o mundo são pequenas. Segundo a previsão do Fórum Econômico Mundial, será preciso esperar até 2095 para que isso aconteça, caso o ritmo das transformações continue o mesmo.

Estatísticas mostram que a desigualdade de gênero – da qual a diferença salarial faz parte – tem diminuído na última década. No entanto, esta diminuição tem sido lenta e irregular. O Brasil está na posição 124, entre 142 países, no ranking de igualdade de salários por gênero. Entre os 22 países das Américas nesse ranking, aparece em 21o lugar.

Segundo o relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: Transformações nas economias para realizar os direitos, publicado pela ONU em 2015, a diferença entre a remuneração de homens e mulheres diminuiu de 38% em 1995 para 29% em 2007. Mesmo assim, de acordo com a pesquisa Estatísticas de Gênero 2014, do IBGE, a renda média das brasileiras corresponde a cerca de 68% da renda média dos homens.

<http://tinyurl.com/hufb5cy> Acesso em: 30.08.2016. Adaptado.

A partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema:

Perspectivas de igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.

Orientações:
. Se escolher uma narração, explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(s), tempo e lugar.
. Se escolher uma dissertação, selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opiniões de modo a sustentar suas ideias e seus pontos de vista.

Redação UFU 2015

Considere os quadros a seguir.

Redação UFU 2015

Com base no texto acima, redija uma CARTA ARGUMENTATIVA ao Ministro do Trabalho, sugerindo a criação de medidas que minimizem a situação dos trabalhadores que poderão ser substituídos por uma máquina.

Redação Fatec 2015

Leia este fragmento de uma reportagem para elaborar o seu texto.

43% preferem trabalho flexível a aumento, diz pesquisa

Mais dinheiro ou mais tempo? Segundo um estudo, 43% dos profissionais negariam um aumento de salário de 10%, se pudessem ter mais flexibilidade no trabalho.

Quando confrontados com a possibilidade de ganhar 20% a mais, 36% dos entrevistados ainda assim prefeririam dias e horários mais adaptáveis.

Outra descoberta da pesquisa foi que um terço das pessoas trocaria de empregador se recebesse uma oferta de trabalho mais flexível do que a atual.

A preocupação com a qualidade de vida é a principal explicação por trás dos números. Entre as razões mais citadas estão a facilidade para lidar com responsabilidades familiares (43%) e a possibilidade de ter mais tempo livre (38%). (...)

<http://tinyurl.com/mpape95> Acesso em: 15.03.2015. Adaptado.

Proposta de produção de texto

A partir do fragmento dessa reportagem, redija um texto dissertativo-argumentativo ou narrativo, em prosa, sobre o tema:

O que é mais importante: um salário maior ou um horário de trabalho mais flexível?

Redação Mackenzie 2015

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Obs.: O texto deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.

Texto I

O número de ações trabalhistas ajuizadas por empregados domésticos no Estado de São Paulo cresceu 24,8% no ano passado, em comparação com 2013. Entre os 30 motivos identificados nas demandas judiciais movidas por empregados domésticos, as principais queixas são o reconhecimento de vínculo empregatício, pagamento de verbas rescisórias e pagamento de benefícios como vale-transporte e horas extras.

Adaptado da Folha de S.Paulo, texto de Gilmara Santos, 10/3/2015

Texto II

A trabalhadora doméstica é um problema - qualquer mulher é subjugada no ambiente doméstico, seja pela total responsabilidade com as cansativas e improdutivas atividades do lar, seja pela delegação dessa tarefa a outra mulher, que sob ela e com ela participa da divisão injusta do trabalho patriarcal. Mas nas casas, o que está em cena são questões graves: raça, classe social e gênero. Muitas feministas pertencem à classe social que se utiliza de outra. Porém, as duas participam de uma história de aviltamento. Tanto a dona de casa quanto a empregada participam de um processo histórico de rebaixamento à condição de mulher como escrava do lar.

Márcia Tiburi

Texto III

Aprovada a PEC das domésticas
http://amarildocharge.wordpress.com

Texto IV

Essa PEC [Proposta de Emenda à Constituição] das empregadas precisa ser muito discutida; como foi mal concebida, assim será difícil de ser cumprida, e aí todos vão perder. A intenção de dar as melhores condições à profissional faz com que seja quase impossível que o empregador tenha meios de cumprir com as novas leis; afinal, quem vai pagar esse salário é uma pessoa física, não uma empresa.

Danuza Leão

Redação UEMG 2015

TEXTO I

72% das pessoas não gostam do seu trabalho, aponta pesquisa

O consultor indiano e professor da universidade americana Harvard Raj Sisodia disse em palestra, durante evento em São Paulo, que pesquisa da Gallup no mundo mostra que 72% das pessoas não gostam do próprio trabalho. Desse total, 18% estão “ativamente desengajadas”, destacou o professor, e têm interesse em prejudicar a própria empresa em que trabalham. Segundo a pesquisa apresentada durante a palestra, essa taxa de “completamente desengajados” varia de 18% a 20% — equivalente a uma em cada cinco pessoas. “As pessoas precisam trabalhar num lugar de que gostem. Pesquisas mostram que a maioria dos ataques cardíacos acontece na manhã de segunda-feira. Isso é um sinal de que há algo errado”, disse Sisodia, precursor do chamado “Capitalismo Consciente”. Aqueles considerados engajados variam dentro de uma taxa de 28% a 30% — nos últimos cinco anos, o índice não passa de 30%.

www.economia.uol.com.br/ Acesso em 15/8/2014 (Texto adaptado).

TEXTO II

Por que você não está trabalhando? Porque eu não te vi chegando!
www.calango74.blogspot.com.br/2009/08/ Acesso em 15/8/2014

TEXTO III

“Sofremos com alguns enganos consagrados, como: ‘O trabalho enobrece.’ O trabalho não enobrece, pode dar sentido à vida, a sustentar uma existência digna, ou pode embrutecer. O que nos enobrece são pensamentos e atos nobres, o que é difícil.”

LUFT, 2014, p. 79

TEXTO IV
“Minha mãe sempre dizia: ‘Deus protege quem trabalha.’”
“É isso aí...”
“Acho que eu vou dar um jeito na minha vida. Chega de desentupir privada. Isso não é trabalho para uma pessoa decente.”
“Todo trabalho é digno”, eu disse.
“Ficar mexendo com a bosta dos outros...”
“Laboratório também mexe”, eu lembrei.
“Essa noite nem dormi”, ele continuou sem me escutar. “Nós passamos a noite fazendo planos, eu e a Sula.”

VILELA, 2013 , p. 71

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Redija um texto dissertativo-argumentativo, discutindo a organização social do trabalho. Proponha medidas que visem à atenuação das dificuldades enfrentadas pelas pessoas em relação ao desempenho de suas atividades profissionais. Os textos I, II, III e IV são motivadores desta proposta. Dê título à sua redação.

INSTRUÇÕES GERAIS

Respeite a norma padrão da língua portuguesa, bem como as convenções da escrita. Apresente argumentos consistentes, fundamentais para um bom desempenho nesta prova. Lembre-se de que textos não originais ou desvinculados do tema recebem nota zero (0).

Redação Ucpel 2015

Redação Ucpel 2015

“Um seminário internacional realizado no Brasil serviu como fórum para debater meios de vencer a pobreza e de fazer com que o trabalho seja o meio de garantir mais cidadania e mais dignidade para as pessoas de baixa ou nenhuma renda.

De acordo com Laís Abramo, diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, o trabalho tem a capacidade de garantir a superação da pobreza, mas, para isso, deve ser realizado em condições de decência, com direitos protetivos respeitados, com igualdade entre os trabalhadores e com remuneração compatível.”

Correio do Povo, Porto Alegre, 21 de novembro de 2014, p. 2.

Redação Fatec 2014

Texto 1

Uma pesquisa da União Europeia, realizada com países que lideram as maiores economias do mundo, colocou o Brasil como um dos países com maior tendência para o empreendedorismo.

A pesquisa, de julho de 2012, apontou que 63% dos brasileiros preferem trabalhar em um negócio próprio. O índice dos que preferem trabalhar como empregados ficou em 33%. O resultado deixou o Brasil em segundo lugar entre as nações pesquisadas.

Renato Fonseca, gerente do Sebrae-SP, afirma que nosso país passou por uma mudança na motivação dos empreendedores, indo da necessidade de sobrevivência para a identificação de uma oportunidade. “O que norteia a abertura de empresa no Brasil hoje é a oportunidade. O empreendedorismo por necessidade é frágil”, afirma.

(Daniel Tremel, Folha de S. Paulo, 14.01.2013. Adaptado) 

Texto 2

Quantas vezes alguém teve vontade de largar seu emprego? Nestes momentos, a primeira coisa que vem à mente dessa pessoa é: “vou deixar o emprego nessa empresa e vou partir para o meu negócio próprio, daí não precisarei mais dar satisfação para ninguém e serei dono do meu próprio nariz”.

Porém, uma decisão por impulso leva o indivíduo a desconsiderar vários aspectos importantes, que podem fazer com que se tome uma decisão errada.

Muitos erram já em um primeiro momento, quando decidem investir em algo para o qual não estão preparados e que pode exigir muito mais de sua capacidade. Na sequência, onde ele irá se instalar, qual estrutura terá, com quem irá se associar, onde captar recursos financeiros adicionais etc. E com o negócio já em andamento, surgem outras dificuldades...

Aí bate a saudade dos tempos em que essa pessoa trabalhava para uma empresa. Lá o seu salário era depositado todo final de mês, tinha plano de saúde, férias, bonificações e nem precisava trabalhar tanto. “Eu era feliz e não sabia...”

Portanto, se alguém estiver pensando em se tornar um empreendedor, deve avaliar com cuidado todos os detalhes e exigências do novo empreendimento. Só valerá a pena se essa pessoa se sentir muito preparada para enfrentar todas as situações que poderão surgir no seu caminho.

(Nelson Fukuyama. Disponível em: www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/nelson-fukuyama/vale-a-pena-largar-o-seu-emprego-e-ter-um-negocio-proprio Acesso em: 27.08.2013. Adaptado) 

Após a leitura dos textos 1 e 2, elabore uma dissertação, de acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa, sobre o tema: 

Vida profissional: ter um negócio próprio ou trabalhar como empregado de uma empresa? 

Redação ACAFE 2013 

Escolha um dos temas sugeridos a seguir e escreva uma redação.

Tema 1

Sorria, você está sendo assediado
Disponível em: <http://vidaarteedireitonoticias.blogspot.com.br/2012/07/assediomoral- e-doenca-mental-v.html>. Acesso: 02/11/2012.

Tema 2

Como? A senhora quer pagar suas dívidas com...amor? Sim, é que sou professora...então como trabalho por amor é o que sobra no fim do mês!
Disponível em: <http://grooeland.blogspot.com.br/p/charges.html>. Acesso em 30/10/2012. 

Redação ENEM 2010

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O Trabalho na Construção da Dignidade Humana, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

O que é trabalho escravo

Escravidão contemporânea é o trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade

A assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, representou o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra, acabando com a possibilidade de possuir legalmente um escravo no Brasil. No entanto, persistiram situações que mantêm o trabalhador sem possibilidade de se desligar de seus patrões. Há fazendeiros que, para realizar derrubadas de matas nativas para formação de pastos, produzir carvão para a indústria siderúrgica, preparar o solo para plantio de sementes, entre outras atividades agropecuárias, contratam mão de obra utilizando os contratadores de empreitada, os chamados "gatos". Eles aliciam os trabalhadores, servindo de fachada para que os fazendeiros não sejam responsabilizados pelo crime. 

Trabalho escravo se configura pelo trabalho degradante aliado ao cerceamento da liberdade. Este segundo fator nem sempre é visível, uma vez que não mais se utilizam correntes para prender o homem à terra, mas sim ameaças físicas, terror psicológico ou mesmo as grandes distâncias que separam a propriedade da cidade mais próxima.

trabalho escravo
Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br. Acesso em: 02 set.2010 (fragmento).

O futuro do trabalho

Esqueça os escritórios,os saláriosfixos e a aposentadoria. Em 2020, você trabalhará em casa, seu chefe terá menos de 30 anos e será uma mulher

Felizmente, nunca houve tantas ferramentas disponíveis para mudar o modo como trabalhamos e, consequentemente, como vivemos. E as transformações estão acontecendo. A crise despedaçou companhias gigantes tidas até então como modelos de administração. Em vez de grandes conglomerados, o futuro será povoado de empresas menores reunidas em torno de projetos em comum. Os próximos anos também vão consolidar mudanças que vêm acontecendo há algum tempo: a busca pela qualidade de vida, a preocupação com o meio ambiente, e a vontade de nos realizarmos como pessoas também em nossos trabalhos. "Falamos tanto em desperdício de recursos naturais e energia, mas e quanto ao desperdício de talentos?", diz o filósofo e ensaísta suíço Alain de Botton em seu novo livro The Pleasures and Sorrows ofWorks (Os prazeres e as dores do trabalho, ainda inédito no Brasil). 

o seu trabalho em 2020 =  busca de qualidade de vida, inovação, preocupação com o meio ambiente, globalização
Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 02 set. 2010 (fragmento).

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage