Redação sobre Refugiados

Redação sobre Refugiados

Refugiados
Campo de refugiados na Somália - abril 2013

Redação UFGD 2019

LEIA OS MOTIVADORES A SEGUIR

Motivador 1 - COMO LIDAR COM A ATUAL CRISE DA IMIGRAÇÃO NO MUNDO?

Seja porque estão fugindo de guerras, de recessões econômicas, ou dos dois, as pessoas cruzam diariamente as fronteiras à procura de uma vida digna. E a comunidade global tem de lidar com esse problema.

Pela primeira vez na história, a União Europeia está enfrentando um fluxo maciço de refugiados, procedentes de regiões próximas. Enquanto alguns veem esse fenômeno como passageiro, muitos se perguntam se essa tendência chegou para ficar. Mas a resposta pode estar nas mãos das sociedades e de seus líderes, que são obrigados a adotarem políticas para controlar o fenômeno em escalas nacional, regional e global.

Mundialmente, o número de migrantes está diretamente relacionado com o número de guerras e com os direitos humanos cerceados pelo poder local ou por forças dominantes. E, dentro disso, há uma série interminável de conflitos armados, internos e regionais em todo o mundo, concentrados principalmente no Oriente Médio e na África. Se as nações do mundo fossem capazes de enfrentar as causas profundas dessas disputas, o número de migrantes no mundo seria drasticamente reduzido.

Além disso, as leis vigentes sobre imigração são obsoletas, o que é bastante lógico, se considerarmos que o regime mundial de refugiados foi estabelecido em um momento muito particular da história, no Holocausto e na Guerra Fria.

The Guardian. Disponível em: https://seuhistory.com/noticias. Acesso em: 18 jul. 2018 (Fragmento)

Motivador 2 - OS REFUGIADOS VENEZUELANOS

O refúgio é uma proteção legal oferecida a pessoas que estejam sofrendo perseguição em seu país por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Também pode ser solicitado a quem esteja sujeito a graves violações de direitos humanos.

Diante dessa realidade, o Conselho Nacional de Imigração (CNIg) aprovou novas regras, para facilitar a concessão de residência temporária a cidadãos de países fronteiriços que não fazem parte do acordo de residência do MERCOSUL – caso da Venezuela. Com o novo procedimento, o estrangeiro que entrou no país por via terrestre poderá permanecer no Brasil por até dois anos. Nesse período, o solicitante não pode ser deportado ou enviado de volta para sua nação de origem.

Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/. Acesso em: 19 jul. 2018 (Adaptação).

Motivador 3 - OS ESQUECIDOS DA ROTA DOS BÁLCÃS

Em 2015, centenas de milhares de refugiados usaram o trajeto para chegarem ao norte da Europa. Mas desde que ele foi fechado, muitos ficaram esquecidos pelo caminho, enquanto novos itinerários eram descobertos.

Redação UFGD 2019
Disponível em: https://www.dw.com/pt-br. Acesso em: 20 jul. 2018 (Adaptação).

Motivador 4 - A CRISE MIGRATÓRIA NA UE

Publicado em 3 de setembro de 2015, em Cartoon de Antônio Maia/Cultura/Opinião

Redação UFGD 2019
Disponível em: http://www.oribatejo.pt/. Acesso em: 17 jul. 2018.

Motivador 5 - O DRAMA DOS REFUGIADOS

Alireza Pakdel, cartunista do Irã, 29 de agosto de 2016

Redação UFGD 2019
Disponível em: http://salaointernacionaldehumor.com.br. Acesso em: 17 jul. 2018.

Motivador 6 - NÚMERO DE REFUGIADOS BATE NOVO RECORDE E ATINGE 68,5 MILHÕES.

O número de pessoas forçadas a deixar seus locais de origem por causa de conflitos, perseguições, violência ou violações de direitos humanos chegou a 65,6 milhões no final de 2016, o maior da história, segundo relatório divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). O número inclui 22,5 milhões de refugiados, 40,3 milhões de deslocados internos (movimentaram-se dentro de seus próprios países), além de 2,8 milhões de pessoas cuja solicitação de refúgio está em análise. Embora ainda seja alto, o crescimento no número de refugiados desacelerou. Em 2016, a população de refugiados aumentou em 1,1 milhão, alta de 7%. O número inclui 22,5 milhões de refugiados, 40,3 milhões de deslocados internos (movimentaram-se dentro de seus próprios países), além de 2,8 milhões de pessoas cuja solicitação de refúgio está em análise. Embora ainda seja alto, o crescimento no número de refugiados desacelerou. Em 2016, a população de refugiados aumentou em 1,1 milhão, alta de 77%, enquanto em 2015 o crescimento foi de 12% e em 2014, de 23%. Segundo o portavoz do Acnur no Brasil, Luiz Fernando Godinho, mais refugiados retornaram voluntariamente para seus países (552 mil) e 189 mil foram reassentados em outras nações, por isso o ritmo caiu.

Disponível em: https://www.valor.com.br/internacional. Acesso em: 3 ago. 2018.

Motivador 7 - EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO DE REFUGIADOS NO MUNDO, ENTRE 1951 E 2015 (UNHCR) Os dados referem-se, apenas, aos refugiados sob a proteção do UNHCR.

Redação UFGD 2019
Disponível em: http://www.scielo.br/. Acesso em: 3 ago. 2018.

PROPOSTA ÚNICA

Considerando os motivadores apresentados e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija, em Língua Portuguesa, um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 15 e, no máximo, 30 linhas, sobre o tema “O Crescimento dos Refugiados no Mundo”. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e informações para constituição de seu texto.

Este tipo de texto consiste na defesa de um ponto de vista por meio de argumentos e explicações, pois é dissertativo. Também, seu principal objetivo está na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo assim um texto argumentativo.

Redação Unicentro 2019

TEMA 
“[...] em a Condição Humana, Arendt ressalta que os direitos humanos pressupõem a cidadania como um princípio, pois a privação da mesma repercute na condição humana, isto porque o ser humano, privado de proteção conferida por um estatuto político, esvazia-se da sua substância de ser tratado pelos outros como semelhante. Dessa forma, destaca-se que o primeiro direito humano é o direito a ter direitos, o que só é possível mediante o pertencimento, pelo vínculo da cidadania, a algum tipo de comunidade juridicamente organizada e ser tratado dentro dos parâmetros definidos pelos princípios da legalidade.”

(Disponível em: <http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidspp/article/view/16043/3933> com adaptações)

A situação alarmante de milhares de exilados na Europa traz a lume a necessidade de reflexão, novamente, sobre a situação dos apátridas no mundo. Nacionalismos exaltados e xenofobia convivem em um cenário que tem gradativamente marginalizado a manutenção dos direitos humanos, pois eles se tornam frágeis quando o apego ao nacionalismo extremado cresce. Onde há nacionalismos, também há xenofobia.

Após refletir sobre o tema e, com base nas ideias apontadas pelo fragmento em destaque, escreva, na norma-padrão da língua portuguesa, um texto dissertativo, argumentando de forma crítica e contextualizada sobre a situação de pessoas em condição de exílio no mundo, em pleno século XXI. Relacione esse ato de violência a ações de xenofobia, a partir de exemplos concretos sobre esta questão.

Redação Mackenzie 2018

Redija uma dissertação desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Obs.: O texto deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.

Texto I

A guerra é um massacre entre pessoas que não se conhecem para proveito de pessoas que se conhecem mas não se massacram.

Paul Valéry, escritor francês

Texto II

Existem vários tipos de refugiados no mundo, alguns por condições de perseguição política, outros pela existência de conflitos armados e guerrilhas, além daqueles que sofrem com a fome, discriminação racial, social ou religiosa e até os refugiados ambientais, entre muitos outros tipos.

Os dados divulgados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) revelam um drama crescente: em razão dos conflitos nacionais existentes em várias partes do mundo, o número de refugiados vem aumentando exponencialmente. Em 2014, esse número chegou a incríveis 59,5 milhões de pessoas, cerca de 22 milhões a mais em comparação com a década anterior. Outro dado alarmante é que mais da metade desses refugiados é menor de idade.

Rodolfo Alves Pena, geógrafo

Texto III
Atravessamos o mar Egeu
O barco cheio de fariseus
Com os cubanos, sírios, ciganos
Como romanos sem Coliseu
Atravessamos pro outro lado
no rio Vermelho do mar sagrado
nos center shoppings
superlotados
de retirantes
refugiados

Onde está meu irmão sem irmã
O meu filho sem pai, minha mãe sem avó
Dando a mão pra ninguém, sem lugar pra ficar
Os meninos sem paz
“Ondes estás, meu senhor?”
Onde estás? Onde estás?
Tribalistas

(Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marisa Monte)

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage