Redação sobre Questões Sociais
Redação UERR 2020
O bicho
Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
A partir da leitura dos poemas de Manuel Bandeira e de Gilberto Freyre, estando este último no corpo do texto da prova objetiva de Língua Portuguesa, discorra, de maneira dissertativa, sobre a condição do homem contemporâneo.
Obs.: O candidato deve observar que não se trata de um ensaio crítico de cunho literário sobre os poemas.
Redação Insper 2019
Leia os textos.
Texto 1
O assassinato da vereadora Marielle Franco repercutiu nas redes sociais, e os internautas insistiram na manifestação da cantora Anitta sobre o caso.
A artista foi cobrada duramente a respeito de seu posicionamento. Os internautas, portanto, fizeram com que Anitta falasse “por obrigação”, já que ela planejava comentar o caso somente em alguns meses. Anitta respondeu às cobranças postando uma foto do manifesto à morte da vereadora na Avenida Paulista, em São Paulo.
(Saullo Brenner. “Anitta critica fãs que cobraram posicionamento sobre morte de Marielle”. Metrópoles. www.metropoles.com, 19.03.2018. Adaptado)
Texto 2
Trent Reznor, vocalista da banda americana Nine Inch Nails, criticou artistas que não se posicionam politicamente e que não usam a voz pública que têm. Suas declarações foram feitas em uma entrevista ao jornal The New York Times.
O músico de 53 anos mencionou Taylor Swift, uma das maiores cantoras pop da atualidade, para ilustrar a questão. Reznor deixou claro que músicos devem se posicionar em questões da atualidade. “Você não ouve muito a Taylor Swift falando sobre o mundo”, acrescentando que artistas como ela “estão preocupados com a marca que carregam.”
Ao longo da entrevista, o vocalista mantém a postura, afirmando que a visão de sociedade é intrínseca ao posicionamento artístico, uma vez que músicos ocupam muitas vezes uma posição de porta-vozes, carregando falas daqueles que não são ouvidos.
(“Vocalista do Nine Inch Nails critica Taylor Swift por ela não se posicionar politicamente”. Rolling Stone. http://rollingstone.uol.com.br, 21.06.2018. Adaptado)
Texto 3
Autorização para biografias, apresentações patrocinadas por entidades ou personalidades duvidosas, legalização das drogas, aborto, casamento gay... São tantos os assuntos em debate no país, que quem tem por ofício segurar o microfone diante do público se vê numa situação delicada: afinal de contas, o artista popular tem obrigação ou não de se posicionar politicamente sobre questões como essas?
Para o cantor Gilberto Gil, “o artista é quem tem que decidir se se posiciona ou não. Não tem que ter cobrança nem obrigatoriedade. Os artistas não são entidades no vácuo. São pessoas concretas, físicas e com suas vontades, problemas, desejos, dúvidas. O artista, quando tem dúvida, ele se manifesta. Quando tem posições variadas, também. Se ele quer se manifestar sobre uma posição política, ele se manifesta. Se ele não quer, ele se cala”, afirma.
(Ana Cora Lima. “Os artistas têm o dever de se posicionar politicamente?”. TV e Famosos. https://tvefamosos.uol.com.br, 11.06.2015. Adaptado)
Texto 4
Manifestações políticas de artistas podem ser positivas. Para Cacá Diegues, se os fãs se identificam com o posicionamento e a maneira de pensar de alguma celebridade, é natural que eles queiram saber quem ela defende. “É um jeito democrático que temos de nos manifestar”, diz o cineasta. Para a cantora Daniela Mercury, o artista deve se posicionar politicamente sempre que quiser “e quando for essencial para salvar vidas e defender a democracia. Quem ama o Brasil e a humanidade se compromete com essa e todas as causas importantes”, afirma ela. Mas a busca por referências no mundo dos famosos é também um sintoma da falta de opções fora da esfera do entretenimento. “O enfraquecimento das instituições, todas, inclusive dos poderes constituídos, proporcionou uma sociedade que sente falta de referências”, diz Eric Messa, professor do Núcleo de Inovação e Mídia Digital da Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP.
(André Sollitto. “Celebridades patrulhadas”. Istoé. https://istoe.com.br, 28.09.2018. Adaptado)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Celebridades devem se posicionar diante de questões sociais controversas?
Redação Unicap 2019
Gilberto Freyre, em Casa-grande & senzala , referindo-se às nossas relações sociais, afirma: “suavizou-as aqui o óleo lúbrico da profunda miscigenação”.(1) Essa “suavização”, no entanto, parece dúbia, bastando observar, por exemplo, em Sobrados e mocambos , as citações feitas pelo próprio Gilberto Freyre de trovas estudadas por Alfredo Brandão e Rodrigues de Carvalho; veja-se esta:
“O branco come na sala / Caboclo no corredor / O mulato na cozinha / O negro no cagador / O branco bebe champagne / Caboclo vinho do Porto / Mulato bebe aguardente / E negro mijo de porco.”(2)
1(51ª. ed. SP: Global, 2013, p.231)
2(15ª. ed. SP: Global, 2012, p.786)
Considerando as citações de Gilberto Freyre e a mistura de etnias no Brasil, como você vê nossas relações sociais?
(Crie um título para a sua redação. Elabore um texto dissertativoargumentativo. O limite mínimo é de 10 (dez linhas). A menor nota exigida na redação é 20,00 (vinte), na escala de zero a cem. Sinta-se à vontade para expressar sua opinião. Respeite os direitos humanos.)
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.
ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado
Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.