Redação sobre Informação e Conhecimento
Redação UPE 2022
Texto de Apoio
Conhecimento
“Uma das condições necessárias a pensar certo é não estarmos demasiado certos de nossas certezas”.
(Freire, P. Pedagogia da Autonomia. Ed. Paz e Terra 1996).
A busca incessante por mais conhecimento se faz necessária. O conhecimento nunca é demais, o conhecimento liberta, o conhecimento transforma, o conhecimento edifica, o conhecimento tira a venda dos nossos olhos, o conhecimento nos faz enxergar as coisas de uma forma diferente e ilumina as nossas mentes, fazendo-nos enxergar mais longe e ampliando nossos horizontes e nossas perspectivas. No caminho do conhecimento é necessário humildade e distanciamento da arrogância, considerando o rigor ético e a ciência. (texto adaptado)
Disponível em: https://www.pensador.com/frase/Mjg1OTkyMQ/ Acessado em: 27 set. 2021.
TEMA
O caminho para ampliar e construir o conhecimento se faz com pesquisa científica.
Redação Fatec 2019
Texto I
Na era digital, a opinião predomina sobre a ação. Passamos a viver no reino das opiniões: todos têm alguma opinião formada sobre tudo e se sentem na obrigação de opinar sobre qualquer coisa. Esse fenômeno é consequência direta da hiperconectividade e, em particular, do modelo de negócios das empresas detentoras de redes sociais:
a venda de dados de usuários para marketing. A fim de obter um perfil completo e apurado de cada usuário, é preciso estimulá-lo a revelar suas preferências sobre o maior número possível de temas.
[...]
Com isso, tudo se tornou opinião e se confunde com ela, numa arena em que não existem hierarquias. A análise política de um especialista equivale à opinião de qualquer pessoa que nunca abriu um livro sobre política.
Trata-se de uma perversão do direito à liberdade de expressão: muito embora cada um tenha o direito de opinar sobre o que quiser, e uma opinião não se sobreponha à outra, nem tudo é da ordem da opinião. Análises, pesquisas e evidências são de outra esfera. Não se questiona o resultado de uma pesquisa científica dizendo simplesmente que não se concorda com ela, mas analisando sua metodologia ou apresentando uma pesquisa sobre o mesmo tema que possa colocar em xeque as conclusões. Na era do Facebook, entretanto, é como se isso não fosse necessário, pois basta concordar ou discordar, clicar like ou dislike. A ação, o trabalho, a especialidade, tudo perde lugar para a opinião. No reino da opinião não existe mais espaço para a autoridade. No perfil do papa no Twitter, internautas brasileiros se sentem no direito de contradizer as análises teológicas dele. As redes sociais tornam o dono de botequim um especialista em exegese bíblica do mesmo quilate que o chefe da Igreja Católica.
<https://tinyurl.com/yxovqcqz> Acesso em: 20.06.2019. Adaptado.
Texto II
<https://tinyurl.com/ya42xtrr> Acesso em: 20.06.2019. Original colorido.
A partir da coletânea apresentada, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema:
Tecnologia e informação: como transformar opinião em conhecimento?
Orientações
• Narração – explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(ns), tempo e lugar.
• Dissertação – selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.
Ao elaborar seu texto:
- Atribua um título para sua redação;
- Não o redija em versos;
- Organize-o em parágrafos;
- Empregue apenas a norma-padrão da língua portuguesa;
- Não copie os textos apresentados na coletânea e na prova;
- Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta para elaborar a versão definitiva; e
- Faça um rascunho antes de passar para a Folha de Redação.
Não assine ou se identifique na Folha de Redação.
Redação Puc-Minas 2016
A partir da leitura dos textos da proposta, redija um artigo de opinião para o jornal da universidade sobre o seguinte recorte temático:
“Os desafios da leitura digital: entre o excesso de informação e a produção de conhecimentos”
Em sua produção escrita, você deverá assumir a posição de um estudante universitário para contemplar aspectos positivos e negativos da leitura em ambientes digitais, apresentando argumentos que sustentem e deixem claro seu ponto de vista sobre o tema.
TEXTO I
GLASBERGEN. Disponível em: <http://www.glasbergen.com/education-cartoons/>. Acesso em: 07 ago. 2015.
TEXTO II
Hoje temos no mundo digital um novo suporte, a tela do computador, e uma nova prática de leitura, muito mais rápida e fragmentada. Ela abre um mundo de possibilidades, mas também muitos desafios para quem gosta de ler e sobretudo para os professores, que precisam desenvolver em seus alunos o prazer da leitura.
CHARTIER, Roger. Entrevista a Cristina Zahar. Revista Nova Escola, ed. 204, ago. 2007. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/roger-chartier-livros-resistirao-tecnologias-digitais- 610077.shtml>. Acesso em: 07 ago. 2015.
TEXTO III
Necessitamos considerar a diferença entre informação e conhecimento. [...] Uma leitura crítica é a que desperta diferentes visões de mundo e da realidade e possibilita criar novos conhecimentos. A informação pasteurizada leva a uma sociedade homogênea, onde o pensar não cria, mas reproduz e copia.
FALLA, Zoara. Leituras dos “retratos”: o comportamento leitor do brasileiro. In: AMORIM, Galeno (Org.). Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-livro, 2008.
Redação Unisc 2015
A magnitude e a velocidade das mudanças em todo o mundo têm trazido um impacto dramático sobre as pessoas e seus locais de trabalho nos últimos tempos. O ritmo das mudanças é muito rápido. E o futuro nos acena com uma aceleração ainda maior em termos de inovação, tecnologia e globalização.
Quando há uma era de profundas modificações, o conhecimento se expande e aumenta em valor e em poder. Uma das maiores mudanças é a transformação de uma economia baseada em indústrias para uma economia baseada em informações.
Aborde, num texto argumentativo, a sua forma de perceber essa nova realidade e o que ela traz de imposições e expectativas para aqueles que estão ainda em processo de formação acadêmica.
Redação Mackenzie 2012
Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.
Texto I
Depois da catástrofe da Primeira Guerra Mundial, evaporou-se o sonho de que algum dia os seres humanos saberiam tudo o que necessitam saber e a certeza substituiria a incerteza. Ao contrário, a explosão de conhecimento ao longo dos anos tem servido apenas para tornar a vida mais incerta e o mundo mais difícil de ser compreendido.
Peter Bernstein (1919-2009), historiador e economista americano
Texto II
Em artigo publicado no jornal norte-americano New York Times, Neal Gabler sustenta que as ideias não são mais o que eram antes. As atuais não incendeiam debates, não incitam revoluções nem alteram a maneira como vemos e pensamos o mundo. Há uma falta de gênios públicos. Gabler não acha que as mentes de hoje sejam inferiores às das gerações passadas. O problema não é de burrice. A questão é que ninguém dá a mínima para as grandes ideias. Prestamos atenção só naquelas que podem ser transformadas em lucro. Daí o fascínio pelos empreendedores da web. Para Garber, a Era da Informação transformou todos em acumuladores de fatos e não em pensadores. Maldita internet.
Adaptado de http://blogsdoalem.com.br/einstein/
Texto III
Sem dúvida, o acesso a novas tecnologias, a globalização, a relação cada vez mais intensa entre as culturas fizeram com que as pessoas pudessem adquirir mais informação. Não se pode ter uma visão pessimista dessa mudança de hábitos. Agora, num mundo em que as diferenças se aproximam e as informações nos chegam de forma mais rápida, só não sabe das coisas quem não quer.
Henrique Brenani, jornalista
Texto IV
O ciclo infinito de ideias e ação,
Infinita experiência, infinita invenção,
Traz o saber do movimento, mas não da paz...
Onde está a vida que perdemos vivendo?
Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento?
Onde está o conhecimento que perdemos na informação?
T.S.Eliot (1888-1965), poeta
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.
ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado
Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.