Redação sobre Esportes

Redação sobre Esportes

Esportes

Redação UPF 2017

Os Jogos Olímpicos representam uma das atividades d e maior visibilidade do contexto esportivo contemporâneo e estão fundamentados não apenas nas regras de cada modalidade esportiva, mas principalmente nos valores humanos, combinando esporte, educação e cultura. (...)

O Movimento Olímpico contemporâneo foi criado por Pierre de Coubertin. Ele acreditava que o esporte era uma importante forma de educação para a juventude. Para ele, mais importante que a vitória nas competições era a participação na disputa. E assim nasceu o Olimpismo, que se refere ao conjunto de valores pedagógicos e filosóficos do Movimento Olímpico, e não apenas aos Jogos Olímpicos.

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna tiveram sua primeira edição em 1896. Atualmente, a realização das competições é disputada por metrópoles de países dos cinco continentes, em um processo que demanda alguns anos. As regras do Movimento Olímpico estão contidas na chamada Carta Olímpica.

Os Jogos Olímpicos basearam-se em um conjunto de valores que são a referência fundamental do Movimento Olímpico até os dias atuais. Alguns princípios éticos, pedagógicos e morais norteavam essa prática, os quais hoje representam a face pública do Olimpismo. Assim, o respeito, a coragem, a determinação, a inspiração e a igualdade são valores olímpicos por excelência, que funcionam como um Código de Conduta do Movimento Olímpico e buscam nortear as ações de todos os envolvidos nas atividades olímpicas, sejam elas competitivas, administrativas ou voluntárias.

(RUBIO, Katia. Os valores olímpicos que os jogos carregam. 5/2/2016. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-1/os-valores-olimpicos-que-os-jogos-carregam/. Acesso em 20 ago. 2016)

Diante da reflexão apresentada, escreva um texto dissertativo-argumentativo, respondendo à seguinte pergunta: Como, na sociedade atual, os Jogos Olímpicos podem ser exemplo da vivência de valores como igualdade e respeito?

Redação Puc-Campinas 2017

DISSERTAÇÃO

Leia o editorial abaixo procurando apreender o tema que nele está desenvolvido. Em seguida, elabore uma dissertação em que você exponha, de modo claro e consistente, suas idéias acerca desse tema.

A equipe brasileira teve o melhor desempenho da história dos Jogos Olímpicos. Superou sua melhor classificação na tabela em número de medalhas de ouro e também de pódios e esteve perto da meta do Comitê Olímpico do Brasil (ficar entre os dez primeiros) em termos de total de láureas.
Não chegou perto, porém, dos resultados das potências esportivas que sediaram a Olimpíada nos últimos 50 anos.
Os números nacionais destoam dos indicadores econômicos e sociais do país. O Brasil alcançou o 13o lugar na classificação dos Jogos do Rio. Em renda per capita ou em desenvolvimento social, a posição brasileira no ranking mundial anda perto do septuagésimo lugar.
Tais estatísticas, porém, nem de longe dizem tudo sobre as perspectivas em Olimpíadas. Além da qualidade de vida, o desempenho nos esportes de elite está ainda relacionado a tradições esportivas e a desejos de projetar a imagem do país.
Isto posto, o que fazer da ansiedade nacional por se destacar no esporte de alto nível? Quais são o interesse, o custo e o benefício?
Apesar do resultado recorde no Rio, o governo investiu soma consideravelmente maior nestes Jogos. Em cálculo rudimentar, o custo por medalha aumentou. Em linhas gerais, no entanto, o desempenho não ficou muito longe da média recente em termos de pódios.
Desde a Olimpíada de Atlanta, em 1996, as equipes brasileiras vinham conquistando algo em torno de 1,5% das medalhas. Antes de Atlanta, o esporte nacional ficava com um terço disso.
Tornam-se cada vez mais altos os custos de alcançar resultados melhores apenas por meio do investimento em poucos atletas de nível internacional. Parece não haver progresso substantivo de benefícios, em termos de medalhas, imagem e, mais importante, melhorias sociais gerais.
Desde que o Brasil se dedicou mais a satisfazer seu desejo de projeção esportiva, quando decidiu sediar a Olimpíada, não houve programa consistente de disseminação da cultura esportiva no país: de práticas saudáveis, de educação esportiva e de competições de base, a começar pelas escolas.
Tal programa teria o efeito de, a médio prazo, multiplicar o número de praticantes, facilitar a revelação de talentos e lançar mais luz sobre a saúde de jovens e sobre a situação material das escolas.
Um programa assim poderia satisfazer anseios nacionais de projetar a imagem do país de modo socialmente mais relevante: criando uma massa de atletas, talvez futuros campeões, em vez de se fiar apenas em gastos nas poucas figuras excepcionais que ainda dominam o esporte olímpico brasileiro.

(Folha de S.Paulo. 22/08/2016)

Redação Ucpal 2014

Redação Ucpal 2014

“Enquanto a bola rola nos pés de meninos e meninas, o futebol dá aulas práticas de respeito, coragem, estratégia e resiliência – valores fundamentais para fazer bonito no jogo da vida.”

Revista Cláudia. São Paulo: Ed. Abril, maio 2014, p. 202.

Redação ESPM 2014

O Esporte pode mudar o Brasil

“O Brasil terá uma grande oportunidade pela frente: a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. O simples fato de hospedar esses eventos já é motivo de orgulho para o país.

A realização de um megaevento pode ser um catalisador de mudanças para uma cidade, um Estado, um país. Temos o exemplo de Barcelona, seu processo de reestruturação urbana, que mudou a imagem da Espanha no mundo.”

Fonte: Raí Oliveira, Magic Paula, Ana Moser e Joaquim Cruz. Folha de S. Paulo – Tendências e Debates 

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

Quais seriam os resultados duradouros que um evento como a Copa do Mundo deve deixar para o Brasil?

Redação ESPM 2013

O ESPETÁCULO DO SOFRIMENTO

“Por mais que as imagens espetaculares dos vencedores tenham sido repetidas para 1,5 bilhão de pessoas, a Olimpíada é também o espetáculo da angústia e do sofrimento. Por que Diego Hypólito, que de novo falhou grosseiramente em uma Olimpíada, foi tão perseguido nas redes sociais depois de deixar escapar a chance de disputar uma medalha? Sua queda teve a mesma visibilidade do ouro de Arthur Zanetti, ele também um ginasta. Se fosse possível fazer uma escala dos acontecimentos olímpicos mais comentados pelos brasileiros, a desistência de Fabiana Murer, que colocou a culpa no vento para seu fracasso, provavelmente estaria no topo. Daqui a dois anos, pouca gente se lembrará do título de Sarah Menezes no judô. Mas ninguém vai esquecer do desastre protagonizado por Fabiana.”

Amauri Segalla – Revista ISTOÉ – Outubro/2012.

PROPOSTA: Com base nas informações apresentadas e em outras de seu conhecimento, elabore um texto dissertativo que apresente algumas considerações acerca da seguinte questão:

“O que explica o fato de algumas derrotas repercutirem mais do que vitórias ?”

Redação Mackenzie 2012

Texto I

Art. 2º-A. Considera-se torcida organizada, para os efeitos desta Lei, a pessoa jurídica de direito privado ou existente de fato, que se organize para o fim de torcer e apoiar entidade de prática esportiva de qualquer natureza ou modalidade.

[...]

Art. 39-A. A torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto; praticar ou incitar a violência; ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até 3 (três) anos.

Art. 39-B. A torcida organizada responde civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento.

Estatuto do Torcedor, lei nº 10.671/2003, alterada pela lei n º 12.299/2010

Texto II

A violência entre “torcidas organizadas” passou a ser uma preocupação social, uma vez que assumiu característica de acontecimento banal, débil e vazio. Na mesma proporção, passou a ser, também, um incômodo aos interesses em torno do evento esportivo. [...] Três aspectos convergem para justificar e explicar a violência entre “torcidas”: a juventude, cada vez mais esvaziada de consciência social e coletiva; o modelo de sociedade de consumo instaurado no Brasil, que valoriza a individualidade, o banal e o vazio; e o prazer e a excitação gerados pela violência ou pelos confrontos agressivos.

Carlos Alberto Máximo Pimenta, sociólogo

Texto III

Quero dizer também que o futebol é o que motiva a união das pessoas em torno dessas torcidas e o futebol envolve disputas. Mas isso não é motivo para guerras. Futebol deve ser motivo para comemorações. Não importa quem perca ou ganhe uma partida, o futebol é sempre festa. Você, que participa ou lidera uma torcida organizada, sabe o poder que tem uma união tão forte em torno de um amor comum. Então, vamos usar essa força e esse amor pelo seu time para fazer uma diferença significativa e positiva no mundo.

Roberto Shinyashiki, psiquiatra e consultor empresarial

Redação ACAFE 2010

Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016

Redação ACAFE 2010

O Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A decisão histórica de levar a maior competição esportiva do planeta para a América do Sul pela primeira vez foi anunciada pelo Comitê Olímpico Interna-cional nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, duran-te a 121ª Assembléia da entidade, realizada em Copenhague, na Dinamarca. Na disputa, consi-derada a mais acirrada de todos os tempos, o Rio superou Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).
A vitória do Rio de Janeiro foi de goleada: 66 a 32 na rodada final contra Madri. Chicago foi eliminada na primeira rodada, com 18 votos (contra 28 de Madri, 26 do Rio e 22 de Tóquio). A candidata japonesa foi a segunda a sair da disputa, com 20 votos (contra 46 do Rio e 29 de Madri).

Disponível em: http://www.rio2016.org.br/pt/Noticias/Noticia.aspx?idConteudo=1047.
Acesso em 05/10/2009. Fragmento adaptado.

Prós
• O plano do Rio-2016 está bem alinhado com o desenvolvimento para as necessidades so-ciais da cidade. Maior aceitação popular dentre as quatro candidatas;
• Aceitação por parte dos três níveis de governo (municipal, estadual e federal), garantia de completa adesão ao pleno desenvolvimento da infraestrutura necessária para a realização dos jogos olímpicos;
• Experiência na preparação de grandes jogos, como o Pan 2007 e a Copa do Mundo de 2014;
• Incrível beleza natural;
• Nunca ter recebido uma edição dos jogos olímpicos.

Contra
• Problemas com a rede hoteleira, que não tem nem a metade do número de leitos neces-sários para a acomodação de turistas;
• Dificuldades em obter garantia antecipada de recursos, com eventual necessidade de usar acomodações nos navios, podem comprometer o projeto do comitê de organização dos Jogos Olímpicos de 2016;
• Problemas crônicos com violência urbana e transporte;
• Problemas com corrupção interna.

Considerando o que se diz nos documentos acima e outras informações de que você dispõe, escreva um texto desenvolvendo o seguinte tema:

O QUE OS BRASILEIROS GANHAM COM A REALIZAÇÃO DAS OLIMPÍADAS NO RIO DE JANEIRO EM 2016?

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage