Redação sobre Esportes

Redação sobre Esportes

Redação UPF 2017

Os Jogos Olímpicos representam uma das atividades d e maior visibilidade do contexto esportivo contemporâneo e estão fundamentados não apenas nas regras de cada modalidade esportiva, mas principalmente nos valores humanos, combinando esporte, educação e cultura. (...)

O Movimento Olímpico contemporâneo foi criado por Pierre de Coubertin. Ele acreditava que o esporte era uma importante forma de educação para a juventude. Para ele, mais importante que a vitória nas competições era a participação na disputa. E assim nasceu o Olimpismo, que se refere ao conjunto de valores pedagógicos e filosóficos do Movimento Olímpico, e não apenas aos Jogos Olímpicos.

Os Jogos Olímpicos da Era Moderna tiveram sua primeira edição em 1896. Atualmente, a realização das competições é disputada por metrópoles de países dos cinco continentes, em um processo que demanda alguns anos. As regras do Movimento Olímpico estão contidas na chamada Carta Olímpica.

Os Jogos Olímpicos basearam-se em um conjunto de valores que são a referência fundamental do Movimento Olímpico até os dias atuais. Alguns princípios éticos, pedagógicos e morais norteavam essa prática, os quais hoje representam a face pública do Olimpismo. Assim, o respeito, a coragem, a determinação, a inspiração e a igualdade são valores olímpicos por excelência, que funcionam como um Código de Conduta do Movimento Olímpico e buscam nortear as ações de todos os envolvidos nas atividades olímpicas, sejam elas competitivas, administrativas ou voluntárias.

(RUBIO, Katia. Os valores olímpicos que os jogos carregam. 5/2/2016. Disponível em: http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/fundamental-1/os-valores-olimpicos-que-os-jogos-carregam/. Acesso em 20 ago. 2016)

Diante da reflexão apresentada, escreva um texto dissertativo-argumentativo, respondendo à seguinte pergunta: Como, na sociedade atual, os Jogos Olímpicos podem ser exemplo da vivência de valores como igualdade e respeito?

Redação ESPM 2014

O Esporte pode mudar o Brasil

“O Brasil terá uma grande oportunidade pela frente: a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. O simples fato de hospedar esses eventos já é motivo de orgulho para o país.

A realização de um megaevento pode ser um catalisador de mudanças para uma cidade, um Estado, um país. Temos o exemplo de Barcelona, seu processo de reestruturação urbana, que mudou a imagem da Espanha no mundo.”

Fonte: Raí Oliveira, Magic Paula, Ana Moser e Joaquim Cruz. Folha de S. Paulo – Tendências e Debates 

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

Quais seriam os resultados duradouros que um evento como a Copa do Mundo deve deixar para o Brasil?

Redação Mackenzie 2012

Texto I

Art. 2º-A. Considera-se torcida organizada, para os efeitos desta Lei, a pessoa jurídica de direito privado ou existente de fato, que se organize para o fim de torcer e apoiar entidade de prática esportiva de qualquer natureza ou modalidade.

[...]

Art. 39-A. A torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto; praticar ou incitar a violência; ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até 3 (três) anos.

Art. 39-B. A torcida organizada responde civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento.

Estatuto do Torcedor, lei nº 10.671/2003, alterada pela lei n º 12.299/2010

Texto II

A violência entre “torcidas organizadas” passou a ser uma preocupação social, uma vez que assumiu característica de acontecimento banal, débil e vazio. Na mesma proporção, passou a ser, também, um incômodo aos interesses em torno do evento esportivo. [...] Três aspectos convergem para justificar e explicar a violência entre “torcidas”: a juventude, cada vez mais esvaziada de consciência social e coletiva; o modelo de sociedade de consumo instaurado no Brasil, que valoriza a individualidade, o banal e o vazio; e o prazer e a excitação gerados pela violência ou pelos confrontos agressivos.

Carlos Alberto Máximo Pimenta, sociólogo

Texto III

Quero dizer também que o futebol é o que motiva a união das pessoas em torno dessas torcidas e o futebol envolve disputas. Mas isso não é motivo para guerras. Futebol deve ser motivo para comemorações. Não importa quem perca ou ganhe uma partida, o futebol é sempre festa. Você, que participa ou lidera uma torcida organizada, sabe o poder que tem uma união tão forte em torno de um amor comum. Então, vamos usar essa força e esse amor pelo seu time para fazer uma diferença significativa e positiva no mundo.

Roberto Shinyashiki, psiquiatra e consultor empresarial

Redação ACAFE 2010

Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016

O Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A decisão histórica de levar a maior competição esportiva do planeta para a América do Sul pela primeira vez foi anunciada pelo Comitê Olímpico Interna-cional nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, duran-te a 121ª Assembléia da entidade, realizada em Copenhague, na Dinamarca. Na disputa, consi-derada a mais acirrada de todos os tempos, o Rio superou Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão).
A vitória do Rio de Janeiro foi de goleada: 66 a 32 na rodada final contra Madri. Chicago foi eliminada na primeira rodada, com 18 votos (contra 28 de Madri, 26 do Rio e 22 de Tóquio). A candidata japonesa foi a segunda a sair da disputa, com 20 votos (contra 46 do Rio e 29 de Madri).

Disponível em: http://www.rio2016.org.br/pt/Noticias/Noticia.aspx?idConteudo=1047.
Acesso em 05/10/2009. Fragmento adaptado.

Prós
• O plano do Rio-2016 está bem alinhado com o desenvolvimento para as necessidades so-ciais da cidade. Maior aceitação popular dentre as quatro candidatas;
• Aceitação por parte dos três níveis de governo (municipal, estadual e federal), garantia de completa adesão ao pleno desenvolvimento da infraestrutura necessária para a realização dos jogos olímpicos;
• Experiência na preparação de grandes jogos, como o Pan 2007 e a Copa do Mundo de 2014;
• Incrível beleza natural;
• Nunca ter recebido uma edição dos jogos olímpicos.

Contra
• Problemas com a rede hoteleira, que não tem nem a metade do número de leitos neces-sários para a acomodação de turistas;
• Dificuldades em obter garantia antecipada de recursos, com eventual necessidade de usar acomodações nos navios, podem comprometer o projeto do comitê de organização dos Jogos Olímpicos de 2016;
• Problemas crônicos com violência urbana e transporte;
• Problemas com corrupção interna.

Considerando o que se diz nos documentos acima e outras informações de que você dispõe, escreva um texto desenvolvendo o seguinte tema:

O QUE OS BRASILEIROS GANHAM COM A REALIZAÇÃO DAS OLIMPÍADAS NO RIO DE JANEIRO EM 2016?

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage