Redação sobre Empreendedorismo

Redação sobre Empreendedorismo

Redação ESPM 2020

Negócio, negar o ócio?

Em livros, artigos e em aulas sobre empreendedorismo, a palavra “negócio” pode vir associada a “negar o ócio”. Abrir um negócio e negociar tem o sentido de fazer acontecer algo. A ideia de ócio se ancora no senso comum do nada fazer, descansar. Mas não é essa a ideia do ócio criativo associado ao uso do tempo, de forma sábia e prazerosa, dedicado ao trabalho, ao estudo e aos jogos, mediados pela diversão e aprendizado também necessários à ideia de empreender. A ideia de ócio contrasta também com a dedicação exclusiva e exaustiva a atividades em que se esquece das outras dimensões pessoais.

(Texto escrito e adaptado, a partir do artigo do prof Victor Richarte Martinez “Negócio, negar o ócio”, publicado no blog Nota Alta em 16/4/2019)

PROPOSTA: Com base no texto e em seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo sobre a seguinte questão:

Qual seria a relação entre empreendedorismo, negócio e criatividade?

Redação Fatec 2020

TEXTO I

Predomina, na atualidade, a lógica da “engenharia da liofilização”, processualidade que se gestou a partir da reestruturação produtiva do capital, desencadeada nos países centrais desde meados dos anos 1970 e, no Brasil, a partir da segunda metade dos anos 1980, embora, de modo significativo, ao longo da década dos 1990.

Esse movimento se caracterizou, no plano mais geral, por um lado, pela contração do trabalho estável e regulado, e, por outro, pela ampliação, em escala global, das formas desregulamentadas de trabalho precarizado, do “trabalho atípico”, de que é exemplo a infinitude de trabalhos terceirizados, part time*, subcontratados, “quarteirizados” etc.

Outras formas de trabalho que frequentemente mascaram a superexploração - e mesmo autoexploração - são “empreendedorismo”, as falsas “cooperativas” e os trabalhos “voluntários”, exigidos pelo mercado de trabalho de modo compulsório, visto que se trata de requisito “obrigatório” na difícil busca por novos empregos, o que faz com que ninguém mais consiga um emprego se seu curriculum não acusar a realização de “trabalho voluntário”. Sem falar nos estagiários, que agora parecem fazer um pouco de tudo, quase sempre sem relação com sua formação real.

<https://tinyurl.com/y6nchqmr> Acesso em: 19.10.2019. Adaptado. *trabalho de meio período.

TEXTO II

Muito se fala sobre o empreendedorismo no Brasil e sobre a importância dele – principalmente em períodos de recessão econômica. Dados divulgados pelo governo federal informam que, anualmente, algo como 600 mil empreendimentos são abertos em âmbito nacional. Além disso, em 2016, já são mais de 1,5 milhão de microempreendedores ao longo do mapa.  O Brasil ocupa a primeira posição quando o assunto é abertura de novos empreendimentos. Uma pesquisa, realizada com base no índice da População Economicamente Ativa (PEA) e na taxa de desenvolvimento no Brasil, aponta que, nos últimos 10 anos, houve um aumento de 23% para 34,5%. Pois é: algo em torno de um terço da população economicamente ativa tem o negócio próprio. Essa pesquisa aponta, ainda, que, a cada 10 brasileiros com idade entre 18 e 64 anos, 3 têm um negócio ou estão trabalhando no desenvolvimento de empresas próprias.

O empreendedorismo no Brasil pode ser separado em: empreendedorismo de necessidade e empreendedorismo de oportunidade. Nos mais recentes dados divulgados, a taxa de empreendedorismo de necessidade voltou a crescer de modo expressivo (o que é um reflexo da crise econômica, fazendo com que muitos encontrem nessa condição uma forma de lucrar mesmo em períodos de recessão). Entre 2002 e 2006, o empreendedorismo de necessidade foi o líder no que se refere à abertura de novos negócios.

Já entre 2008 e 2014, quem se destacou foi o empreendedorismo de oportunidade (que leva em consideração características como inovação, planejamento estratégico e plano de divulgação). Em 2014, só para se ter uma ideia, 71% dos empreendimentos abertos eram de oportunidade. Porém, com a crise econômica voltando a “dar as caras” em todo o Brasil, o empreendedorismo de necessidade também ressurgiu, aparecendo em 44% dos negócios criados em 2015.

<https://tinyurl.com/yc6fdx76> Acesso em: 19.10.2019. Adaptado.

A partir da coletânea apresentada e do seu conhecimento de mundo, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema:

Empreendedorismo na Sociedade Brasileira do Século XXI.

Orientações 
• Narração – explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(s), tempo e lugar. 
• Dissertação – selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.

Ao elaborar seu texto 
• organize-o em parágrafos; 
• não o redija em versos; 
• empregue apenas a variedade culta da língua portuguesa; 
• faça um rascunho antes de passar para a folha de redação; 
• não copie os textos apresentados na coletânea e 
• utilize apenas caneta de tinta azul ou preta para elaborar a versão definitiva.

Não assine ou se identifique na Folha de Redação.

Redação ESPM 2018.2

Um negócio para chamar de meu

Numa pesquisa feita no começo do ano pela ONG Fundação Estudar com 1.102 entrevistados de 18 a 34 anos e atualmente empregados, apenas três entre dez demonstraram interesse em permanecer mais de dois anos no atual emprego. Percebe-se que muitos buscam empreender: 43% dos pesquisados já estão dando os primeiros passos. O empreendedorismo é fator crucial para o desenvolvimento de uma economia, seja ela local, estadual ou nacional. Observar as demandas do ramo em que se pretende atuar é o primeiro passo para obter o sucesso esperado. Dessa forma, os consumidores reconhecerão o empreendimento como uma solução e ficará mais fácil conquistar o público-alvo e garantir o tão desejado retorno financeiro.

Revista Exame 30/08/17

PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

Quais os principais motivos que justificariam a importância de se cultivar uma mente empreendedora?

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage