Redação sobre Economia
Redação UCPEL 2022
A partir das ideias dos textos motivadores e dos seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema O reflexo da economia na sociedade que respeite a norma padrão da língua portuguesa e os direitos humanos. Estruture e relacione argumentos e fatos para defender o seu ponto de vista, atentando para a coesão e a coerência.
TEXTO I
Economia em 2022: por que expectativas para o Brasil estão piorando rapidamente
Na terça-feira (14/9), o banco Itaú reduziu sua expectativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no próximo ano de 1,5% para 0,5%. O maior banco privado do país também passou a prever aumento do desemprego no próximo ano, com a taxa de desocupação subindo de 12,1% ao fim de 2021, para 12,5% em dezembro de 2022.
Além do Itaú, diversas outras instituições financeiras e casas de análise passaram a prever PIB menor, inflação mais alta e juros também mais elevados no cenário próximo.
O crescimento do PIB e a situação do mercado de trabalho e da renda no próximo ano geram grande expectativa, pois são fatores determinantes no bem estar da população e no desenrolar de eleições em que o atual presidente tenta a recondução ao cargo.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58566039>. Acesso em: 20 jul. 2021. (adaptado)
TEXTO II
Carteiras e barrigas vazias: como comida virou artigo de luxo?
Você sabe o que vai comer amanhã no almoço? Talvez não saiba se irá preparar arroz com feijão ou massa com carne moída, mas se você sabe que não vai faltar comida na mesa amanhã, você já está numa situação melhor do que pelo menos 15% da população nacional que, de acordo com o relatório “Efeitos da pandemia na alimentação e na situação de segurança alimentar no Brasil”, de 2021, sofre com a insegurança alimentar grave, na qual a incerteza da comida é diária e constante. Além disso, 12,7% dos domicílios enfrentam insegurança alimentar moderada, e 31,7% sofrem com a insegurança alimentar leve. Assim, somente 40,6% da população - menos da metade dos brasileiros - possui plena segurança alimentar atualmente. No Brasil, a crise alimentar sempre foi um problema, e milhares de famílias dormem de barriga vazia constantemente. Porém, a curva estava recuando, até que voltou a subir em 2018.
Disponível em: <https://exame.com/bussola/carteiras-e-barrigas-vazias-como-comida-virou-artigo-de-luxo/>. Acesso em: 20 out. 2021. (adaptado)
Redação ESPM 2015
Gigantes da Nova Economia
Modelo que permite prestação de serviços ou troca de produtos entre pessoas físicas ganha força com o crescimento do Uber e Airbnb, as duas maiores startups de atividade, e desagrada setores tradicionais ao propor nova dinâmica dos negócios.
O ponto-chave desse movimento natural que os especialistas chamam de economia colaborativa ou compartilhada é cortar intermediários para resolver todo tipo de problema de maneira mais rápida e eficiente. As cidades que mais têm serviços de economia compartilhada são algumas das mais conectadas do mundo, como Nova York ou Seul.
Empresas como Uber e Lyft habilitam qualquer pessoa a concorrer diretamente com os taxistas. O Airbnb permite transformar aquele cômodo vazio da sua casa em um “quarto de hotel”. Esses serviços migram relações cotidianas para o meio digital, e tudo isso mexe mais profundamente com a economia do que se poderia supor à primeira vista.
Revista Superinteressante – julho/2014
PROPOSTA: Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre as seguintes questões:
Quais são os impactos da Economia Colaborativa ou Compartilhada na Economia Formal? Isso é apenas um modismo ou irá se consolidar?
Redação ESPM 2014
Reflexos da Crise
“Os movimentos que invadiram as ruas desde junho deixaram um legado que não se deve ignorar: a consciência de boa parte da população de que o Estado aplica mal os recursos obtidos com a arrecadação de impostos. Nas grandes metrópoles, o recado das ruas se mostra ainda mais claro: há uma enorme insatisfação da população com a baixa qualidade de vida. O Brasil exibe acelerado desenvolvimento urbano (a urbanização alcança 84% da sociedade), a cobertura da educação fundamental praticamente foi universalizada e o acesso à informação se ampliou radicalmente, ancorado em boa medida nos efeitos da privatização da telefonia e das novas formas de comunicação.
Nesse novo cenário, a população passou a exigir cada vez mais acesso a bens e serviços de qualidade, especialmente serviços públicos.”
Fonte: Merval Pereira – Jornal O Globo – 31.8.2013.
PROPOSTA: Elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:
Quais recados das ruas haveria, além desses que o jornalista Merval Pereira apresenta em seu texto?
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.
ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado
Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.