Redação sobre Doação de Órgãos
Redação UPF 2024
Transplantes: Brasil pode bater recorde de doações de coração em 2023
Brasil deve ter 416 corações transplantados este ano; maior número é 380, registrado nos anos de 2017 e 2019
CNN PRIME TIME / 31/08/2023
Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) sobre transplantes mostram que, no primeiro semestre de 2023, foram realizados 208 transplantes de coração no Brasil. O órgão foi o terceiro órgão mais transplantado, atrás de rim (2.847) e fígado (1.103). De acordo com Fernando Atik, membro da diretoria da ABTO, nos períodos mais graves da pandemia, houve uma queda de 25% nas doações, mas as projeções de doações de 2023 mostram que o ano pode registrar o maior número de transplantes na história.
“Este ano pode ser um ano histórico para as doações de órgãos e nos transplantes no Brasil”, afirma.
Os dados mostram que o ano pode registrar dois transplantes de coração para cada milhão de pessoas, o maior valor já registrado para o órgão no Brasil. Em números absolutos, devem ser cerca de 416 corações transplantados, total que irá inclui r o novo coração de Fausto Silva, transplantado no domingo (27).
A nível de comparação, o maior número de transplantes cardíacos já registrado em um ano foi 380, em 2017 e em 2019.
Entre janeiro e junho deste ano, o Brasil registrou 6.793 potenciais doadores e 1.930 doadores efetivos, doador que passou por todos os testes de confirmação de morte encefálica, elegibilidade de doação (testes imunológicos e sorológicos) e tem autorização familiar.
Apesar da queda registrada na pandemia, há tendência de interesse nas doações. Em 2022, foram contabilizados 3.528 doadores efetivos, número superior aos dois anos anteriores, mas ainda abaixo do registrado em 2019.
Atualmente, existem 303 pessoas na fila do coração. Dessas, 59 são crianças. Outras 57.337 pessoas esperam algum órgão no geral.
“Doar seus órgãos pode salvar muitas vidas que não teriam outra chance sem o transplante. Não há maior ato de amor ao próximo e de solidariedade humana que salvar a vida de um desconhecido”, afirma Atik à CNN.
O estado de São Paulo, onde Faustão foi transplantado, lidera o número de cirurgias do tipo nestes seis primeiros meses, com 64 novos corações transplantados. O estado também tem a maior lista de espera para o órgão, 208 pacientes ativos em 2023.
Comparando-se as taxas de doação por região em 2019 (pré-pandemia) com as deste semestre, houve crescimento de cerca de 7% no Sudeste (7,1%). Também foi visto um aumento no Centro-Oeste (14%) e, principalmente, no Norte (57%). Em Rondônia, as doações subiram 122%, mesmo com as atividades de transplante paralisadas.
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/brasil-pode-bater-recorde-de-doacoes-de-coracao-em-2023-2/. Acesso em 6 de outubro de 2023. Texto adaptado para esta prova.)
Diante das informações do texto e de seus conhecimentos sobre o tema da doação de órgãos, escreva um texto dissertativo - argumentativo, enumerando as consequências do ato de doar órgãos.
Redação Unifor 2021
TEXTO I
Campanha Setembro Verde incentiva doação de órgãos, em queda na pandemia
O Brasil celebra neste mês o Setembro Verde, um período dedicado ao esclarecimento da população sobre a importância da doação de órgãos. O ponto alto da campanha acontece no dia 27, quando o país comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Nas duas semanas que antecedem a data, o governo promove desde 2007 ações de conscientização sobre o tema.
Embora mais de 45 mil pessoas ainda aguardem na fila de espera para um transplante, campanhas como o Setembro Verde têm dado resultados. Nos últimos dez anos, o Brasil testemunhou um aumento significativo no número de procedimentos realizados. O país saltou de 6.426 cirurgias em 2010 para 9.212 transplantes de coração, fígado, intestino, pâncreas, pulmão e rim em 2019 — um incremento de 43,3%. Mas a pandemia de coronavírus impõe uma dura realidade para os pacientes que dependem de um novo órgão em 2020. De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, a taxa de doadores efetivos caiu 6,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. Quando se confrontam os números de doadores no primeiro e no segundo trimestres de 2020, a queda é ainda mais expressiva: 26,1%.
Agência Senado, 16 set. 2020. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/>. Acesso em: 31 out. 2020 (adaptado).
TEXTO II
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, com, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Desafios para incentivar a doação de órgãos no Brasil". Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Redação UPF 2013
Disponível em http://www.facebook.com/DoacaodeOrgaos.
De acordo com a legislação brasileira, em vigor desde março de 2001, só a família pode decidir sobre a doação de órgãos. A lei estabelece que a vontade do doador, consignada nos documentos estabelecidos pela lei dos transplantes, não tem mais validade – ela é subjugada pela posição da família.
Baseando-se nas informações acima, dentre outras, posicione-se, por meio de um texto dissertativo-argumentativo, acerca da seguinte questão: a doação de órgãos e suas implicações.
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.
ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado
Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.