Redação sobre Democracia

Redação sobre Democracia

Vote

Redação UPF 2019

A democracia é um regime político que se encontra presente na sociedade desde o Império romano, mais precisamente no período compreendido entre 507-508 a.C. No entanto, seu real significado foi se modificando com o passar do tempo até chegar ao conceito que se conhece nos dias que correm. Neste ínterim, a acepção que melhor define o termo “democracia” fora dada pelo político americano e ex-presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln, ao dizer que “a democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo”.

Em linhas distintas, significa que o poder emana da sociedade de modo geral, através de um processo eleitoral em que são eleitos representantes que devem buscar atingir os interesses e anseios de toda a população.

(Disponível em: <http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=18944>. Acesso em set. 2018)

Diante desse conceito de democracia, com base em suas leituras e em seus conhecimentos de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo, discutindo a importância do voto em uma eleição, tendo presente uma sociedade democrática.

Redação ACAFE 2016.2 

Proposta 1

Texto 1

Os partidos políticos no Brasil reproduzem-se como coelhos. Hoje já são mais de 30. Em parte, isso acontece porque “se tornou dominante a ideia de que é preciso garantir a representação das minorias de modo indeterminado e ilimitado. Não raro, essa é a objeção que se levanta contra o sistema de voto distrital que, na prática, leva a uma redução do número de partidos. No entanto, quanto mais partidos, mais complicada, mais onerosa e menos consistente é a política. São mais bancadas, mais servidores, maior despesa pública, maior a multidão de candidatos em cada pleito, menos discerníveis as diferenças entre as legendas, e mais complexa e onerosa a composição de maiorias parlamentares”.

Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/esta-bompara- voce/. 
Acesso em: 06/05/2016. Fragmento adaptado.

Texto 2

“Em toda eleição, é a mesma coisa: muitos dos deputados mais votados não são eleitos e alguns parlamentares são eleitos com poucos votos. As pessoas sabem que isso ocorre, mas quase ninguém sabe explicar o porquê. [...] 
Como as campanhas são personalistas e a maioria das pessoas vota em candidatos, cria-se a ilusão de que o voto não é dado para o partido, e sim para a pessoa. Isso, porém, não passa de ilusão, pois votar em um deputado específico significa votar no seu partido, manifestando uma preferência pelo candidato escolhido. Já o voto na legenda significa que o eleitor vota em um partido, mas não tem preferência por nenhum dos candidatos.”

Disponível em: http://www.arcos.org.br/artigos/voce-sabecomo- se-elege-um-deputado. 
Acesso em: 08/05/2016. Fragmento adaptado.

Considerando os dois textos motivadores da proposta 1 de redação, escreva um texto em prosa, dissertativo-argumentativo, sobre as eleições no Brasil.

Redação UERJ 2016 

No final da guerra, observou-se que os combatentes voltavam mudos do campo de batalha, não mais ricos, e sim mais pobres em experiência comunicável. E o que se difundiu dez anos depois, na enxurrada de livros sobre a guerra, nada tinha em comum com uma experiência transmitida de boca em boca.

Walter Benjamin

Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. cnv.gov.br

No trecho acima, o escritor Walter Benjamin aborda a dificuldade de expressar experiências desumanizadoras, como as vividas em uma guerra.

Em diversos países, ações de resgate da memória de vítimas de guerras, ditaduras e processos de dominação, indicam uma percepção da importância de transmitir essas experiências à sociedade.

No Brasil, o lema divulgado no Dia Internacional do Direito à Verdade também sugere uma forma de lidar com o passado, em direção ao futuro.

A partir da leitura do conjunto dos textos desta prova e de suas próprias reflexões, redija um texto argumentativo-dissertativo, em prosa, com 20 a 30 linhas, em que apresente seu posicionamento acerca da necessidade de conhecer experiências históricas de violência e opressão, para a construção de uma sociedade mais democrática.

Utilize a norma-padrão da língua e atribua um título à sua redação.

COMENTÁRIO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO

A proposta da redação apresenta um trecho do filósofo Walter Benjamin, no qual ele aborda a dificuldade de expressar experiências violentas e desumanizadoras, tais como aquelas vividas em uma guerra. A proposta apresenta ainda um cartaz da Comissão Nacional da Verdade, que investiga os crimes cometidos durante a ditadura militar, chamando a atenção para o seu lema: “O passado não pode ser modificado. Mas conhecê-lo pode mudar o nosso futuro”. A partir da leitura destes textos e dos demais textos da prova, pede-se ao candidato que redija um texto argumentativo-dissertativo, em prosa, em que apresente seu posicionamento acerca da necessidade de conhecer experiências históricas de violência e opressão, para a construção, no futuro, de uma sociedade mais democrática. O candidato deve demonstrar, então, domínio do registro formal da língua portuguesa e capacidade de argumentação, de modo a se posicionar perante um tema grave e atual como o que se propõe.

Fonte: UERJ

Redação Acafe 2014

Texto 1

“A movimentação popular generalizada nas últimas semanas ganhou proporções surpreendentes. A população brasileira vai às ruas com exigências variadas, surgidas de um descontentamento crescente e histórico em relação à política brasileira. E, com isso, finalmente, faz-se democracia. Não podemos perder a chance de refletir e aprender com esse momento histórico.”

(Toledo Alves)

Figura 1

Fonte: http://mundodasdicas.com.br/protestos-no-brasil-2013- 2014. Acesso em 22/102013.

Texto 2

“Em São Paulo, militantes do PT e do Movimento Negro foram escorraçados a pauladas por bad boys enfurecidos que gritavam "sem partido, sem partido". No Rio de Janeiro, sindicalistas da CUT tiveram as bandeiras quebradas e foram expulsos da passeata. Em Porto Alegre, as sedes do PT e do PMDB acabaram depredadas. A radicalização dos protestos que sacodem o país, mesclando atos de vandalismo e doses altas de intolerância, abre uma nova e premente discussão: afinal, para onde vai a democracia brasileira?”

(Humberto Trezzi e Juliana Bublitz)

Figura 2

Fonte: https://www.facebook.com/BlackBlocRJZONANORTE. Acesso em: 22/10/2013.

Considerando os textos e as figuras acima, elabore uma DISSERTAÇÃO sobre protestos e democracia no Brasil atual.

Redação Mackenzie 2014

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo. Obs.: O texto deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.

Texto I

Quando se espalhou por São Paulo um protesto contra o aumento de 20 centavos na passagem de ônibus, todo mundo sentiu uma coisa bem maior. Tão maior, mais inebriante, mais mobilizadora, mais assustadora e mais apaixonante que, em uma semana, multidões bem acima de 1 milhão de pessoas jorraram Brasil afora na histórica noite de quinta-feira. Todos os parâmetros comparativos anteriores, como Diretas Já e Fora Collor, empalideceram diante do abismo aberto entre os representantes dos poderes, de um lado, e o poder dos que se sentem muito mal representados, de outro.

Veja, Edição 2327, 26 de junho de 2013, página 61.

Texto II

Luis Maximiliano, fotojornalista. www.luismaximiliano.com

Texto III

Apoio o movimento quando ele se organiza de forma civilizada e temo quando ele serve aos piores e mais torpes desejos do ser humano.

Mariza Leão, produtora de cinema.

Redação UPF 2010

IMPRENSA LIVRE E DEMOCRACIA

De golpes militares repentinos a vitórias nas urnas seguidas da lenta e inicialmente indolor cocção das liberdades individuais, as ditaduras valem-se de variados caminhos para chegar ao poder e nele se perpetuar. Sejam quais forem as vias escolhidas, os regimes ditatoriais da nossa era têm, no entanto, um traço em comum: a tentativa de supressão da liberdade de imprensa. 

A existência de uma imprensa livre é uma das manifestações mais claras do grau de civilização atingido pelas sociedades abertas. E a principal garantia do estado de direito. Por essa razão, ela é abominada pelas ditaduras e pelas plutocracias estatais. Pela mesma razão, torna-se o primeiro alvo de grupos políticos que pretendem perpetuarse no poder ou dominar o Estado em benefício de seus próprios interesses.

(Carta ao Leitor, Veja, n. 2131, set 2009).

Reflita sobre o fragmento e redija um texto dissertativo apontando a necessidade/importância de a imprensa ser comprometida com o bem comum.

Redação ENEM 2002

Para que existam hoje os direitos políticos, o direito de votar e ser votado, de escolher seus governantes e representantes, a sociedade lutou muito.

www.iarabernardi.gov.br. 01/03/02.

 Enem 2002

 (Comício pelas Diretas Já, em São Paulo, 1984.)

A política foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco. (...)

A política foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou reiterar ações que dizem respeito a todos os seus membros.

(Marilena Chauí. "Convite à filosofia". São Paulo: Ática, 1994.)

A democracia é subversiva. É subversiva no sentido mais radical da palavra.

Em relação à perspectiva política, a razão da preferência pela democracia reside no fato de ser ela o principal remédio contra o abuso do poder. Uma das formas (não a única) é o controle pelo voto popular que o método democrático permite pôr em prática. "Vox populi vox dei".

(Norberto Bobbio. "Qual socialismo? Discussão de uma alternativa". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Texto adaptado.)

Se você tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições. Se você tem 16 ou 17 anos, pode votar ou não.

O mundo exige dos jovens que se arrisquem. Que alucinem. Que se metam onde não são chamados. Que sejam encrenqueiros e barulhentos. Que, enfim, exijam o impossível.

Resta construir o mundo do amanhã. Parte desse trabalho é votar. Não só cumprir uma obrigação. Tem de votar com hormônios, com ambição, com sangue fervendo nas veias. Para impor aos vitoriosos suas exigências - antes e principalmente depois das eleições.

(André Forastieri. "Muito além do voto". ÉPOCA. 6 de maio de 2002. Texto adaptado.)

Considerando a foto e os textos apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema "O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?".

Ao desenvolver o tema, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões, e elabore propostas para defender seu ponto de vista.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage