Redação sobre Cigarro
Redação UNEB 2022
TEXTO 1
Cigarro eletrônico atrai adolescentes e pode causar doenças
Apesar de ser proibido no Brasil pela Anvisa desde 2009, adolescentes e jovens têm acesso fácil ao cigarro eletrônico por meio da comercialização na internet, no comércio informal ou adquiridos no exterior. Estudo realizado pelo Datafolha com uma parcela representativa da população brasileira com 18 anos ou mais, em 2021, revela que 9% dos entrevistados já experimentaram esse tipo de dispositivo. [...]
Os adolescentes podem começar a usar o cigarro eletrônico por curiosidade ou atraídos pela ideia de que ele pode ajudar a deixar o tabagismo. Porém, o pediatra Nilton Kissel, do Hospital Pequeno Príncipe, explica que esse dispositivo tem várias substâncias que podem causar malefícios, como a nicotina, o propilenoglicol ou glicerol e aditivos com sabores. [...]
O médico alerta também que há o risco de explosão desse dispositivo, já que ele funciona com uma bateria para aquecimento e formação do vapor que é inalado. “Não há comprovação científica de que o cigarro eletrônico contribua para cessar a dependência por cigarros de papel. Pelo contrário, há estudos que evidenciaram risco quadruplicado de tabagismo para as pessoas que iniciam com o dispositivo eletrônico que contém nicotina”, pontua o pediatra.
O especialista ressalta que a mesma orientação relativa a cigarros de papel serve para os eletrônicos, ou seja, o tabagismo pode matar e causar danos também aos fumantes passivos.
Adaptado de: https://pequenoprincipe.org.br/noticia/cigarro-eletronico-atrai-adolescentes-causa-doencas/. Acesso em: 14 jun. 2022.
TEXTO 2
Campanha da Fiocruz contra a permissão de cigarros eletrônicos
O Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) lançou, nesta segunda-feira (11), uma campanha para alertar sobre os riscos do uso e da possível liberação dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) no Brasil. [...] Também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, entre outras nomenclaturas, os DEF têm comercialização, importação e propaganda proibidas desde agosto de 2009, por resolução da Anvisa. Mesmo assim, segundo estimativas da BAT Brasil (antiga Souza Cruz), a maior empresa de tabaco do país, 2 milhões de brasileiros fazem uso dos cigarros eletrônicos.
Segundo Silvana Rubano Turci, pesquisadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da ENSP/Fiocruz, nos últimos anos, a indústria do tabaco tem pressionado a Anvisa para a liberação do DEF no país. [...] A justificativa apresentada é de que os produtos oferecem menos prejuízos à saúde dos usuários e funcionam como uma alternativa aos cigarros tradicionais. O argumento, no entanto, é rebatido pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde. Silvana destaca que os cigarros eletrônicos também são produtos de alto risco e causam dependência. “Ele tem um apelo tecnológico, de cores, sabores e cheiros que está mudando o perfil do usuário de cigarro, conquistando principalmente os mais jovens. Na verdade, trata-se de um produto muito parecido com o cigarro tradicional, mas com uma roupagem nova para que as pessoas se sintam diferenciadas ao utilizar. É apenas mais uma estratégia de marketing da indústria”, alertou.
Os cigarros eletrônicos expõem o organismo a uma variedade de elementos químicos perigosos. [...] Além disso, um estudo do Instituto Nacional de Câncer (INCA), publicado em maio de 2021, apontou que o uso de cigarro eletrônico aumenta em mais de três vezes o risco de experimentação de cigarro convencional entre quem nunca fumou, e mais de quatro vezes o risco de uso regular do cigarro, contribuindo para a desaceleração da queda do número de fumantes no país.
Adaptado de: https://portal.fiocruz.br/noticia/campanha-da-fiocruz-promove-abaixo-assinado-contra-permissao-de-cigarros-eletronicos-no. Acesso em: 14 jun. 2022.
TEXTO 3
Adaptado de: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/05/31/cigarros-eletronico-e-tradicional-tem-em-comum-os-riscos-da-nicotinaentenda- perigos-de-cada-um.ghtml. Acesso em: 14 jun. 2022.
ENUNCIADO DO TEMA
A partir da leitura dos textos motivadores (1, 2 e 3) e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Aumento do uso de cigarro eletrônico entre jovens e seus impactos na saúde pública brasileira”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
Redação Unisc 2022
TEMA 2 - Jovens e o tabagismo
A imagem do cigarro como “fruto proibido” estimula o desejo do adolescente e do jovem de “transgredir”, e suas principais motivações para fumar são o desejo de se afirmar como adulto e de se firmar no grupo. Em razão do seu modo de ser e das suas formas de se comportar, os adolescentes tornam-se mais vulneráveis às estratégias da indústria tabagista e à publicidade (Brasil, 2018).
“O Brasil é referência no combate ao tabaco, por conta da Lei Antifumo, que entrou em vigor em diversos estados em 2009, e em todo o país em 2011. Porém, os adolescentes de hoje não foram 100% impactados pela campanha antitabagismo, pois eram ainda mais jovens na época da disseminação da campanha”, esclarece o Dr. Carlos Teixeira, oncologista do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Um período e um processo. Disponível em: https://ead.inca.gov.br/course/view.php?id=114.
Produza um texto argumentativo, explorando essa temática. Lembre-se de que você deve demonstrar a capacidade de apresentar uma produção que tenha textualidade. Assim, organize as suas ideias com correção linguística e atenção especial aos aspectos relacionados à coesão e à coerência.
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.
ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado
Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.