Redação sobre Cidadania

Redação sobre Cidadania

Cidadania brasileira

Redação ACAFE 2018.2 

TEXTOS

“Cidadania”, entre os gregos e os romanos, que inventaram o conceito, era a soma dos direitos dos mais privilegiados – dos nobres, por oposição aos plebeus, dos livres, por oposição aos escravos, dos nacionais, por oposição aos estrangeiros. Com um pouco de licença, mas só um pouco, cidadão era quem tinha o direito de oprimir o outro. Na Revolução Francesa “cidadão” virou forma de as pessoas se tratarem umas às outras, assim como no comunismo se tratarão por “camarada”. É um signo de igualdade. No mundo contemporâneo, significa em primeiro lugar nacionalidade, ou seja, cidadão brasileiro é quem pode ter passaporte brasileiro, e em segundo lugar o gozo dos direitos políticos, ou seja, votar e ser votado.

Já no sentido precioso de hoje em dia os significados, ao que parece – nunca se sabe bem – se multiplicam. [...]

A palavra partiu-se em mil significados, o que equivale dizer que não tem mais nenhum.

TOLEDO, Roberto Pompeu. Revista Veja, 16 fev. 2000, p. 146. Ensaio.

O conceito de cidadania é uma ideia dinâmica que se renova constantemente diante das transformações sociais, dos contextos históricos e principalmente diante das mudanças de paradigmas ideológicos. A cidadania conhecida na antiguidade clássica não é a mesma cidadania pela qual lutamos hoje e a que aspiramos concretizar nas gerações futuras.

Disponível em: < http://www.politize.com.br/por-que-e-importante-cidadania/>. Acesso em: 08 maio 2018.

Considerando o que se afirma nos textos e os seus conhecimentos sobre a realidade atual da organização política e social do Brasil, escreva uma dissertação sobre cidadania.

Redação UPF 2016

No documento norteador da UNESCO que proclama 2016 o ANO INTERNACIONAL DO ENTENDIMENTO GLOBAL, o texto de apresentação diz:

A Missão da UNESCO consiste em contribuir para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural através da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação. Educar para a Cidada nia Global pressupõe: - alcançar a educação de qualidade para todos e a aprendizagem permanente ao longo de toda a vida; mobilizar o conhecimento científico e as políticas relativas à Ciência com vistas ao desenvolvimento sustentável; enfrentar e resolver os novos problemas éticos e sociais; construir sociedades do conhecimento inclusivas e integradoras com o apoio da informação e da comunicação. O Ano Internacional do Entendimento Global tem a finalidade de proporcionar uma compreensão profunda da maneira com que os povos devem conviver para garantir a sustentabilidade.

(UNESCO. Proclamação de 2016, ano internacional do entendimento global. Curitiba: Unesco, 2016)

De acordo com o fragmento de texto acima, Educar para a Cidadania Global pressupõe:
1) alcançar a educação de qualidade para todos e a aprendizagem permanente ao longo de toda a vida;
2) mobilizar o conhecimento científico e as políticas relativas à Ciência com vistas ao desenvolvimento sustentável;
3) enfrentar e resolver os novos problemas éticos e sociais;
4) construir sociedades do conhecimento inclusivas e integradoras com o apoio da informação e da comunicação.

Diante disso, escolha um dos quatro itens acima e escreva um texto dissertativo argumentativo, justificando a relevância do tópico na proposta de uma Educação Cidadã.

Redação ENEM 1999

Enem 1999
(HENFIL. Fradim. Ed. Codecri, 1997, n. 20)

O encontro "Vem ser cidadão" reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram, tocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil.

O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.

([Adaptado de] " Para quem se revolta e quer agir", Folha de S. Paulo, 16/11/1998)

Depoimentos de jovens participantes do encontro:
- Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (...) Tem de ser parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu.

(E. M. O. S., 18 anos, Minas Gerais)

- A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar.

(C. S. Jr., 16 anos, Paraná)

- Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro.

(H. A., 19 anos, Amazonas)
(Depoimentos extraídos de " Para quem se revolta e quer agir", Folha de S. Paulo, 16/11/1998)

Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema:

Cidadania e participação social.

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de selecionar; organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage