Redação sobre Arte

Redação sobre Arte

Redação sobre Arte

Redação PUCRS 2024

Os murais urbanos como acesso ao conhecimento

A arte, assim como a ciência, é um método de conhecimento. Por meio da arte, é possível acessar saberes que não podem ser formulados em equações, nem leis, nem muito menos certezas. “A ciência não produz sentido, apenas correlações, independentes de nós”, escreveu Nancy Huston. Enxergar algo além dessas correlações é tarefa que cabe aos outros empreendimentos humanos, dos quais a arte é talvez o mais exclusivamente dedicado à invenção de sentidos. Conclui Huston: “Continuamos frágeis, e o mundo continua ameaçador. Nenhuma descoberta científica pode nos tornar imortais, nem mesmo eliminar conflitos e dores da nossa existência”. Nossos trabalhos, porém, com frequência se tornam imortais.

Adaptado de: DANTAS, Julia. Disponível em: https://galeriaaceuaberto.pucrs.br/index.php/projeto. Acesso em: 23 abr. 2023.

Disponível em: https://bit.ly/49aMQYL.
Acesso em: 23 abr. 2023.
Disponível em: https://bit.ly/3Fyr0kk.
Acesso em: 23 abr. 2023.

Se escolher este tema, você deverá discutir a popularização da arte e do conhecimento por meio dos murais urbanos. Os argumentos para justificar o ponto de vista devem basear-se em fatos e dados da realidade pertinentes ao tema.

Redação FEI 2022

A arte cumpre um papel importante na vida das pessoas, já que promove possibilidade de reflexão. No entanto, o conceito de arte não é universal, pois há acaloradas discussões que tentam defender a primazia de um entre vários conceitos. De qualquer forma, trata-se de uma atividade humana importante.

Uma das manifestações contemporâneas são os murais de grafite, elaborados por reconhecidos nomes da arte urbana. Nem sempre tais manifestações recebem o reconhecimento. Assim como não há consenso sobre a validade dos grafites como arte, também houve obras que geraram polêmicas, tais como algumas produções de Duchamp.

Leia os textos a seguir, que são exemplos emblemáticos das polêmicas geradas quando o assunto é arte.

Texto I

Uma obra grafitada pelos artistas Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como "Os Gêmeos", na fachada do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebeu críticas do bisneto do arquiteto que dá nome ao local. Paulo Niemeyer fez uma postagem nas redes sociais em que disse estar revoltado com a intervenção artística: "Deveriam ter o respeito pela arte e criação de Niemeyer, da mesma forma que ele, Oscar, teve para com todo e qualquer artista". O bisneto, que também é arquiteto, afirmou que pretende acionar a Justiça para que o trabalho seja apagado.

Fonte: RPC - Curitiba - 1.globo.com/pr/parana/noticia/2021/08/29/bisneto-de-oscar-niemeyer-diz-que-pretende-acionar-justica-para-que-obra-de-os-gemeos-seja-apagada-da-fachada-do-mon.ghtml. Acesso em 28 set. 2021.

Texto II

A obra Fonte, criada em 1917, causou alvoroço no meio artístico e até hoje é motivo de reflexões. Esse é considerado o ready-made de maior destaque na arte. A história da Fonte é curiosa. Em 1917, havia uma exposição em que os artistas podiam inscrever seus trabalhos e pagar uma quantia para que fossem exibidos. Assim fez Duchamp, ao inscrever um mictório assinado com um nome fictício, R. Mutt. O trabalho foi rejeitado naquele ano, entretanto, ganhou notoriedade no ano seguinte.

Fonte: AIDAR, Laura. 6 obras de arte para entender Marcel Duchamp. https://www.culturagenial.com/marcel-duchamp/. Acesso em 28 set. 2021.

Reflita sobre a problemática proposta pelos textos e elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema, em que fique claro o seu ponto de vista.

Elabore, pelo menos, dois argumentos para fundamentar a sua opinião.

Atribua um título sugestivo a seu texto.

Redação Puc-Campinas 2021

DISSERTAÇÃO

Redação Puc-Campinas 2021
Representação de pintura rupestre na Chapada Diamantina por alunos do 1o ano do Ensino Médio
(Disponível em: http://discussoesemarteeducacao.blogspot.com)

Texto I

As artes visuais, a dança, a música e o teatro tornaram-se disciplinas obrigatórias da educação básica (da educação infantil ao ensino médio) com a Lei no 13.278/2016.

(Adaptado de: Agência Câmara de Notícias. Disponível em: www.camara.leg.br)

Texto II

O ensino de Arte nas escolas vive sobre um terreno perigoso e movediço. O que caracteriza a escola tradicional não diz respeito ao universo da arte; o que caracteriza o fazer da arte é muitas vezes estranho ao mundo escolar.

Tradicionalmente, do “artista” espera-se que crie, descubra, invente, transforme, transgrida; do “professor”, que sistematize, delineie objetivos, escolha metodologias sustentáveis e avalie objetivamente os resultados.

(Adaptado de: MARQUES, Isabel e BRAZIL, Fábio. Disponível em: www.cartamaior.com.br)

Texto III

Em nossa vida diária, estamos rodeados por imagens que visam à venda de produtos, à propagação de ideias, conceitos, comportamentos. A educação deveria prestar atenção ao discurso visual. Ensinar a gramática visual e sua sintaxe através da arte e tornar as crianças conscientes da produção humana de alta qualidade é uma forma de prepará-las para compreender e avaliar todo tipo de imagem.

(Adaptado de: BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora Arte, 1998)

Texto IV

Vicente Licínio Cardoso, o filósofo da Arte positivista no Brasil, dizia que a “Arte é o meio de expressão através do qual os organismos sociais se manifestam”. O reconhecimento da Arte como fenômeno social referia-se não só às origens da criação artística, mas às próprias funções da Arte que passaram a ter como objetivo primordial despojar o indivíduo de si mesmo e identificá-lo com todos.

(Adaptado de: Barbosa, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1998. Edição digital)

Considerando os textos acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

Os desafios do ensino de Arte na educação básica

Redação Unicentro 2021

TEMA 1

Leia os textos a seguir.

Através do tempo

Dois irmãos, um aparelho chamado cinematógrafo e um mundo que nunca tinha visto a projeção de imagens em movimento em uma tela. O ano de 1895 foi memorável para os franceses Louis e Auguste Lumière, responsáveis por aperfeiçoarem o cinetoscópio inventado por Thomas Alva Edison, e darem início ao que conhecemos hoje como indústria cinematográfica. No último mês de dezembro foram comemorados os 125 anos de uma tarde em Paris, quando, diante de 40 pessoas, os Lumière fizeram a primeira exibição comercial de seus curtas-metragens. Pouco depois lançaram A Chegada de um Trem à Estação, considerado um dos ícones da origem do cinema. Com apenas um minuto de duração, o filme foi exibido ao público em um café em Paris. Reza a lenda que, durante a exibição, as pessoas fugiram aterrorizadas temendo serem atropeladas pelo trem que “se aproximava”.

O cinema no Brasil

Assim como Hollywood e o mercado europeu, o início da indústria cinematográfica no Brasil também é cheia de grandes marcos, começando em 1897, com um registro da Baía de Guanabara feito por José Roberto da Cunha Salles, segundo consta no arquivo da Cinemateca. Dez anos depois, o Brasil teria sua primeira obra de ficção, Os Estranguladores, de Francisco Marzullo e Antônio Leal, e poucos anos depois, o primeiro longa-metragem, O Crime dos Banhados, de Francisco Santos. Até o final dos anos 1920, o cinema brasileiro foi tomado por romances como Amor de Perdição, baseado no livro homônimo de Camilo Castelo Branco, ou ainda O Castigo do Orgulho, de Eduardo Abelim. Foi com a inauguração da produtora Cinédia, em 1930, que grandes cineastas como Humberto Mauro e Mário Peixoto despontaram e deram início a um dos períodos mais importantes da história do cinema brasileiro.

Cinema animado

Não são somente os live-actions que ganham homenagem nos 125 anos do cinema. As animações também foram importantes para o início do desenvolvimento de narrativa, som e cor na história da Sétima Arte. Um dos grandes nomes desse gênero, claro, é Walt Disney, que logo no início da carreira criou o estúdio Laugh-O-Gram e lançou uma série de curtas entre 1921 e 1923, como Os Quatro Músicos de Bremen, antes de dar início ao império Disney. Ao mesmo tempo, para rivalizar com o Mickey Mouse, havia a Fleischer Studios, dos irmãos Dave e Max Fleischer, pioneiros de técnicas como a rotoscopia (que consiste em redesenhar, quadro a quadro, movimentos reais e criar animações realistas). A produtora foi lar da série animada Out of the Inkwell, e de personagens celebrados até hoje como Betty Boop e Popeye.

(Adaptado de: TEMISTOCLES, Raquel. A sétima arte. Revista Monet. São Paulo: Editora Globo, n. 213, p. 48-49, dez. 2020.)

Com base nos textos, elabore um texto dissertativo-argumentativo que coloque em discussão o papel e a importância do cinema na vida das pessoas.

Redação Fuvest 2018

Leia os textos para fazer sua redação.

As obras de arte assumem a função da representação da cultura de um povo desde os tempos mais remotos da história das civilizações. É através delas que o ser humano transmite uma ideia ou expressão sensível. Contudo algumas obras de arte fogem do conceito de retratação do belo e do sensível, parecendo terem sido feitas para chocar e causar polêmicas.

A principal obra do escultor inglês contemporâneo Marc Quinn é uma réplica de sua cabeça feita com cerca de 4,5 litros de seu próprio sangue – extraído ao longo de cinco meses. Uma peça nova é feita a cada cinco anos, e elas ficam armazenadas em um recipiente de refrigeração especialmente desenvolvido para elas.

http://gente.ig.com.br/cultura. Adaptado.

Graças aos seus três urubus, a obra “Bandeira Branca” é o acontecimento mais movimentado da 29ª Bienal [2010]. No dia da abertura, manifestantes de ONGs de proteção aos animais se posicionaram diante da instalação segurando cartazes com dizeres que pediam a libertação das aves. Chegaram a ser confundidos com a própria obra. “Me entristece o fato de que apenas os animais estejam sendo ressaltados. Espalharam informações erradas sobre como os urubus estão sendo tratados”, lamenta Nuno Ramos. Na obra, os urubus estão cercados por uma rede de proteção e têm como poleiro várias caixas de som que, de tempos em tempos, tocam uma tradicional marchinha de carnaval. As aves tinham a permanência na Bienal autorizada pelo próprio Ibama, que, depois, voltou atrás, alegando que as instalações estavam inapropriadas para a manutenção dos animais. Denúncias e proibições à parte, a obra de Nuno Ramos ganha sentido e fundamentação apenas na presença dos animais. Sem eles, a obra perde seu estatuto artístico e vira mero cenário, já que os animais são seus principais atores.

IstoÉ. 08/10/2010. Adaptado.

A exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", realizada desde 15 de agosto no Santander Cultural, em Porto Alegre, foi cancelada após protestos em redes sociais. A mostra ficaria em cartaz até 8 de outubro, mas o espaço cultural cedeu às pressões de internautas. A seleção contava com 270 obras que tratavam de questões de gênero e diferença. Os trabalhos, em diferentes formatos, abordam a temática sexual de formas distintas, por vezes abstratas, noutras, mais explícitas. São assinados por 85 artistas, como Adriana Varejão, Candido Portinari, Ligia Clark,

Yuri Firmesa e Leonilson. Folha de S.Paulo. 10/09/2017. Adaptado.

Nos últimos dias, recebemos diversas manifestações críticas sobre a exposição “Queermuseu – Cartografias da diferença na Arte Brasileira”.

Ouvimos as manifestações e entendemos que algumas das obras da exposição “Queermuseu” desrespeitavam símbolos, crenças e pessoas, o que não está em linha com a nossa visão de mundo.

Quando a arte não é capaz de gerar inclusão e reflexão positiva, perdeu seu propósito maior, que é elevar a condição humana.

Por essa razão, decidimos encerrar a mostra neste domingo, 10/09. Garantimos, no entanto, que seguimos comprometidos com a promoção do debate sobre diversidade e outros grandes temas contemporâneos.

https://www.facebook.com/SantanderCUltural/posts. Adaptado.

A arte é um exercício contínuo de transgressão, principalmente a partir das vanguardas do começo do século 20. Isso dá a ela uma importância social muito grande porque, ao transgredir, ela aponta para novos caminhos e para soluções que ainda não tínhamos imaginado para problemas que muitas vezes sequer conhecíamos. A seleção dos trabalhos dos artistas para a próxima edição do festival [Videobrasil], por exemplo, me fez ver que os artistas estão muito antenados com as diversas crises que estamos vivendo e oferecem uma visão inovadora para o nosso cotidiano e acho que isso é um bom exemplo.

Solange Farkas. https://www.nexojornal.com.br.

Considerando as ideias apresentadas nos textos e também outras informações que julgar pertinentes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema:

Devem existir limites para a arte?

Instruções: 
- A dissertação deve ser redigida de acordo com a normapadrão da língua portuguesa. 
- Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível e não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação. 
- Dê um título a sua redação.

Redação Mackenzie 2017

Redija uma dissertação desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Obs.: O texto deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.

Texto I

A arte é reflexo da sociedade, que se vê representada naquilo que pensamos ser apenas inspiração pessoal de cada artista, quando de fato é inscrição social e política, em diálogo com diferentes anseios de uma cultura nacional, muito além de aspectos meramente individuais.

Carlito Brites Camargo, sociólogo

Texto II

Redação Mackenzie 2017
www.citador.pt/cartoons.php

Texto III

Por vezes à noite há um rosto / Que nos olha do fundo de um espelho / E a arte deve ser como esse espelho / Que nos mostra o nosso próprio rosto.

Jorge Luís Borges, escritor

Texto IV

É possível que, diante de uma obra de arte, eu compreenda os valores que ela comunica e que, ainda assim, não os aceite. Nesse caso, posso discutir uma obra de arte no plano político e moral e posso rejeitá-la, contestá-la justamente porque é uma obra de arte.

Umberto Eco, semioticista e escritor

Redação Ucpal 2014

Redação Ucpal 2014

“O Conselho de Artes da Inglaterra lançou um documento, enumerando as vantagens de incentivar atividades culturais para a sociedade como um todo. E um capítulo que recebeu muito destaque é justamente o voltado ao bem-estar. Segundo o artigo, pessoas que comparecem a pelo menos um evento artístico por ano têm uma chance quase 60% maior de afirmar que são saudáveis em comparação com quem não frequenta museus, teatros, concertos... ‘O simples fato de vislumbrar quadros já diminui a produção de substâncias estressoras, que podem contribuir para uma série de complicações’, explica Ricardo Monezi, psicobiólogo da Universidade Federal de São Paulo.”

Saúde. São Paulo: Ed. Abril, maio. 2014, p. 74.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage