Redação sobre Agronegócio

Redação sobre Agronegócio

Redação Santa Casa 2022

Texto 1

Em meio à crise sanitária da covid-19, o desempenho do agronegócio brasileiro se mostrou resiliente e, mais do que isso, surpreendente. Prova disso são os diversos recordes atingidos pelo setor em 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), avançou importantes 24,3% no ano passado, alcançando participação considerável de 26,1% do PIB brasileiro. Pesquisa do Cepea, realizada com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), mostra que o agronegócio atingiu recordes de volume e de receita com as exportações.

O bom desempenho do setor está, a propósito, diretamente ligado às suas exportações. Para se entender tal assertiva, deve-se considerar os seguintes cenários: a alta dos preços internacionais das commodities1, predominantes na pauta das exportações brasileiras, em função do aumento da demanda mundial por alimentos, e a forte desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar. Ambos os fatores contribuem para a expansão das exportações da produção agropecuária, pois seus produtos estão mais valorizados, e seus preços, em dólar, mais competitivos.

Combinado a isso, foram observadas produções recordes para a agricultura brasileira em 2020. As safras de algodão, soja e milho atingiram, respectivamente, 7,4 milhões de toneladas, 124,8 milhões de toneladas e 102,6 milhões de toneladas, resultado da combinação de aumento da área e de ganhos de produtividade. No caso da pecuária, apesar do crescimento mais modesto da produção, a alta dos preços foi a principal responsável pela expansão do faturamento das atividades, que está atrelada, por sua vez, ao forte aumento da demanda externa por carnes brasileiras. Os embarques de carne suína e os de proteína bovina cresceram consideravelmente em 2020. Além disso, dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam novos recordes nas produções de soja e de milho, cujas áreas podem avançar na safra 2020/21. Para as carnes, espera-se manutenção dos elevados fluxos de exportações, se mantida a tendência já observada, conforme relata a Secex.

1 commodity: matéria-prima ou mercadoria primária produzida em grande quantidade, cujo preço é regulado pela oferta e pela procura internacionais.

(Gabriel Costeira Machado. “Agronegócio brasileiro: importância e complexidade do setor”. https://cepea.esalq.usp.br, 14.06.2021. Adaptado.)

Texto 2

Um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicado em setembro de 2020, mostra que o território brasileiro perdeu cerca de 500 mil km2 de sua cobertura natural entre 2000 e 2018, uma área equivalente ao dobro do estado de São Paulo. A pesquisa analisou a perda da vegetação nos seis biomas terrestres do Brasil: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Para chegar ao grau de preservação de cada um dos ecossistemas, o IBGE usou imagens de satélites e fez pesquisas de campo. O objetivo do projeto do órgão federal é mensurar e comparar, ao longo do tempo, as contribuições sociais e econômicas do ambiente natural para o país. Esse estudo do IBGE usou dados de 2000 a 2018, portanto ele não cobre o desmatamento registrado no país entre 2019 e 2020, anos que vêm sendo marcados por recordes de desmate na Amazônia e pela alta das queimadas tanto nesse referido bioma como no Pantanal.

Além dos dados de perda de áreas verdes, o estudo do IBGE traz informações sobre a conversão do uso da terra. A expressão se refere aos diferentes usos dados às antigas áreas verdes, que, depois de derrubadas, podem ser convertidas em espaços para atividades como agricultura, pastagem e silvicultura1. A Amazônia, bioma que teve mais perdas segundo a pesquisa, viu a vegetação florestal dar lugar, principalmente, às chamadas áreas de pastagem com manejo, que podem ser usadas para a pecuária. O crescimento dessas áreas foi de 248,8 mil km2, em 2000, para 426,4 mil km2, em 2018, afirma o estudo. O Cerrado, segundo bioma com mais perda vegetal, também passou por uma expansão intensa da agricultura de 2000 a 2018, segundo o IBGE. Neste período, as áreas agrícolas aumentaram 102,6 mil km2 na região, impulsionadas pelo crescimento das commodities (soja, algodão e outras monoculturas de grãos e cereais). Mesmo que o Pantanal tenha sido o bioma mais preservado do país de 2000 a 2018, quase 60% das áreas com alterações na região a partir de 2010 haviam sido convertidas em pastagens de manejo. Enquanto outros biomas viram o ritmo das intervenções diminuir nos referidos anos, no Pantanal, ele aumentou.

A publicação do estudo do IBGE acontece no momento em que outros levantamentos indicam uma relação próxima entre a expansão agrícola e a derrubada de florestas no país. Em agosto de 2000, uma pesquisa publicada na revista Science mostrou que 2% das fazendas na Amazônia e no Cerrado respondiam por 62% do desmatamento ilegal. Na época, a publicação havia afirmado que as propriedades as quais praticam esse desmate são apenas “maçãs podres” da agropecuária brasileira — a qual, em sua vasta maioria (90%), não comete crimes ambientais —, mas que essas exceções causam grande dano, com consequências para o meio ambiente e para o próprio agronegócio.

1 silvicultura: é a arte e a ciência que estuda as maneiras naturais e artificiais de restaurar e melhorar o povoamento nas florestas, para atender às exigências do mercado.

(Mariana Vick. “Qual foi o estrago nos biomas brasileiros de 2000 a 2018”. www.nexojornal.com.br, 25.09.2020. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

O agronegócio no Brasil: entre a importância para o crescimento econômico do país e a necessidade da preservação ambiental

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage