Redação sobre Abandono Infantil
Redação Insper 2019
Texto 1
A caixa, no quartel de bombeiros no estado de Indiana, nos Estados Unidos, lembra um recipiente para cartas, mas, na verdade, é destinada a bebês. Instalada em dezembro de 2018, essa é a sétima “caixa de bebês” no estado, iniciativa que visa a dar assistência a mães que não desejam ficar com seus filhos recém-nascidos. Esses itens são mais complexos do que parecem à primeira vista — são equipados, por exemplo, com reguladores de temperatura e sensores.
O objetivo com a instalação dessas caixas é combater as mortes de crianças, que ocorrem quando as mães, muitas vezes jovens e inseguras, dão à luz completamente sozinhas e não conseguem lidar com a situação. Abandonar um bebê nos Estados Unidos é ilegal, mas as leis de “refúgio seguro” removem o aspecto criminal no caso de o bebê ser levado a um lugar seguro ou ser entregue nas mãos de outra pessoa. O Texas foi o primeiro estado a aprovar uma lei do tipo em 1999 e, em seguida, os outros 49 estados seguiram a iniciativa.
Para a Safe Haven Baby Boxes, organização que tenta espalhar as caixas pelo país, as provas da eficácia aparecem na prática: por exemplo, no resgate de três bebês colocados em caixas nos Estados Unidos desde 2016, os quais, segundo a organização, não teriam sobrevivido se não fosse esse sistema.
(“A caixa instalada nos EUA para que bebês sejam ‘depositados’ em caso de abandono”. www.bbc.com, 21.02.2019. Adaptado.)
Texto 2
Implantada em 2009 pelo pastor Lee Jong-rak, a “Baby Box” já ajudou muitas crianças deixadas por mulheres que tiveram uma gravidez indesejada ou que sofreram violência sexual.
Entretanto, a caixa tem sido alvo frequente de críticas, principalmente por aqueles que acham que a iniciativa é um escape para mulheres e homens que querem fugir de suas responsabilidades como pais. O governo pediu durante anos, inclusive, que a caixa fosse retirada da igreja sob a afirmação de que o pastor incentiva as famílias a abandonarem suas crianças.
(“‘Baby Box’, a caixa na qual os coreanos deixam seus bebês para a adoção”. www.semprefamilia.com.br, 05.02.2019. Adaptado.)
Texto 3
O Centro Chinês para o Bem-Estar e Adoção das Crianças afirmou que mais de duas dezenas de postos para abandono de bebês foram inaugurados no país desde 2011.
Os pais colocam a criança na caixa, pressionam o botão de alarme e depois vão embora, mantendo o anonimato. Dez minutos depois, um funcionário chega para recolher o bebê.
O abandono de crianças é ilegal na China, mas as autoridades de saúde acreditam que as caixas criam um ambiente seguro para os bebês e aumenta suas chances de sobrevivência. Caso os postos não existissem, afirma o governo, eles continuariam a ser abandonados nas ruas. As autoridades planejam anunciar mais estabelecimentos desse tipo, apesar das críticas de que eles encorajam o abandono de recém-nascidos.
Tradicionalmente, as famílias chinesas dão preferência aos filhos homens. Por causa disso, se o primeiro filho for menina, muitos pais decidem abandoná-la para tentarem engravidar de um menino.
(“China inaugura novos postos para abandono de bebês”. www.bbc.com, 17.02.2014. Adaptado.)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
As caixas para acolher bebês abandonados incentivam o abandono?
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.


ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.
