Redação Criativa

Redação Criativa

Redação URCA 2017

Produza um texto narrativo cuja temática reflita o pensamento de Rubem Alves: “Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que não podem ser ajustadas. Tem que acontecer de dentro pra fora.”

(http://kdfrases.com/autor/rubemalves)

Redação Puc-Campinas 2016.1

NARRAÇÃO

Imagine que no colégio em que você estudou existia um aluno que chamava a atenção por um típico comportamento – brincalhão, provocador, ou qualquer outro traço característico −, que acarretava uma também típica reação dos demais colegas. Suponha que um acontecimento inesperado tenha produzido uma reviravolta no modo como esse aluno era visto por todos.

Escreva uma redação em que você relate esse episódio e justifique sua consequência. Seja criativo ao caracterizar o modo de ser desse jovem e o comportamento dos colegas, antes e depois do acontecimento. 

Redação Puc-Campinas 2015.2

NARRAÇÃO

Leia atentamente o texto seguinte:

Em meio a uma sessão de cinema, a projeção do filme é interrompida e as luzes de emergência se acendem, com a falta de energia. Um grupo de espectadores passa a comentar o filme a que estão assistindo, enquanto aguardam a retomada da projeção. Os gostos se dividem, cada um tem uma opinião sobre o filme, e passam a prever o possível final da história.

Escreva uma narração partindo da situação apresentada acima, caracterizando os espectadores envolvidos. Utilize um narrador posicionado como alguém que apenas observa o debate com muito interesse. Se achar conveniente, recorra a diálogos.

Redação Puc-Campinas 2015.1

NARRAÇÃO

Leia com atenção o texto seguinte:

Suponha que, em determinada época, o divertimento da moda entre jovens era, em grupo, se aventurarem em passeio noturno num cemitério. Numa ocasião dessas, algo absolutamente inesperado ocorreu, motivando muita curiosidade sobre o episódio e suas consequências.

Redija uma redação em que você relate essa noite surpreendente, caracterizando tanto o fato imprevisível, como suas consequências, que podem ter atingido um ou mais dos jovens, ou até o lugarejo ou a cidade em que o episódio ocorreu. Narre em primeira pessoa, como participante do grupo, escolhendo ser ou não o protagonista. Seja criativo ao decidir o motivo pelo qual você teve de fazer o relato.

Redação Puc-Campinas 2014.2

NARRAÇÃO

Atente para a seguinte situação:

Um grupo de jovens, viajando numa van, decidiu passar um feriado prolongado numa região rural, circundada por pequena floresta. No meio do caminho, ao anoitecer, ouviram um forte estampido, que os fez parar e passar a noite dentro do veículo. Para passar o tempo, resolveram contar, cada um, um fato que marcou significativamente sua infância.

Redija uma redação em que você apresente um desses relatos. Faça uma introdução caracterizando o grupo − especialmente o jovem que vai contar seu caso de criança − e o que provocou a interrupção da viagem. Seja criativo ao apresentar o que teria acionado a memória do narrador escolhido e as emoções envolvidas.

Redação Puc-Campinas 2014.1

NARRAÇÃO

Leia com atenção o texto seguinte:

Num semáforo fechado, ouve-se de um carro uma música pesada, em altíssimo volume. Um senhor idoso, no volante do carro ao lado, busca protestar, mas o rapaz responsável pelo som não lhe dá atenção. Um ciclista encosta ao lado do rapaz. Um guarda que passava também se aproxima. Duas estudantes adolescentes resolvem entrar em cena. Uma senhora sai à janela do sobrado ao lado.

Desenvolva uma narração a partir da situação mostrada acima. Procure dar voz a todas as personagens envolvidas. Busque caracterizar diferentes pontos de vista e níveis de linguagem.

Redação Ucpal 2014.1

Redação Ucpal 2014.1

“Um tolo que não diz palavra não se distingue de um sábio que se cala.”

MOLIÈRE. O despeito amoroso. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 2007.

Redação Ucpal 2014.2

Redação Ucpal 2014.2

“É comum perder-se o bom por querer o melhor.”

SHAKESPEARE, William. O Rei Lear. Porto Alegre: L&PM, 1997.

Redação Puc-Campinas 2013.2

NARRAÇÃO

Atente para a seguinte situação:

Na fila da padaria, o menino pediu ao balconista:
− Me vê aí oito pãozinho.
Uma senhora de óculos corrigiu o menino. Na fila estavam também, além de você, uma mocinha, um senhor de terno e um jovem todo tatuado, com a cabeça raspada.

Desenvolva a situação acima numa pequena narração, na qual você deverá dar voz às personagens presentes, mostrando suas reações e explorando as linguagens que julgar mais adequadas para elas. Busque criar um final imprevisível. 

Redação Puc-Campinas 2013.1

NARRAÇÃO

Propõe-se que a narração se inicie assim:

A cidade onde nasci, além de muito pequena, é também muito pacata e silenciosa. Delegacia e hospital só atendem a casos de rotina, sem nenhuma gravidade. Foi por isso que, quando o telefone tocou alternada e insistentemente nesses dois lugares, no exato momento em que todos na praça se despediam para ir dormir, o tumulto foi grande. Depois de breve interrupção, tocou também lá na igreja.

Dê continuidade a esse relato, pondo em ação personagens que já estão sugeridas nesse início ou outras que preferir. Tente surpreender o leitor, tanto pela escolha do acontecimento, quanto pelo seu desfecho. 

Redação Puc-Campinas 2012.2

NARRAÇÃO

Atente para o seguinte parágrafo, com o qual se inicia uma narração:

Naquela tarde, eu e meus amigos conversávamos na frente de casa quando encostou um grande caminhão de mudanças junto ao prédio vizinho. Com o barulho, minha mãe apareceu na janela, curiosa, e ficamos esperando que abrissem a carroceria para descarregar a mudança. Desceram o motorista e dois ajudantes. Aberta a porta, ficamos perplexos com o que havia dentro do cami¬nhão, e que nada se parecia com móveis ou utensílios domésticos.

Prossiga essa narrativa, explorando o mesmo narrador e as personagens indicadas. Desenvolva sua história de modo a fazer o leitor interessar-se por ela. Busque um final adequado.

Redação Puc-Campinas 2012.1  

NARRAÇÃO

Atente para a seguinte situação:

Um menino de dez ou onze anos, quase maltrapilho, atravessa uma movimentada praça da cidade carregando nos ombros uma grande caixa de isopor, cheia de picolés. Tropeça, cai e todos os picolés se espalham pelo chão. O garoto não sabe o que fazer: outros meninos chegam correndo para se apossar dos sorvetes, mas um policial, um padre e um motoboy que iam passando intervêm.

Escreva uma narração, na qual você desenvolverá a cena em que ocorre a intervenção. Ao narrar, mostre como agem e o que dizem as várias personagens envolvidas, bem como o que acaba resultando dessa intervenção. 

Redação Puc-Campinas 2011.1

NARRAÇÃO

Uma propaganda na TV alerta a população sobre equívocos provocados pelo fato de pessoas terem o mesmo nome, explorando de modo bem-humorado o caso de homônimos. No saguão de um aeroporto, um homem carrega uma pequena tabuleta com o nome da pessoa que espera, a quem, evidentemente, nunca vira antes. Quando chega, o homem cujo nome está escrito na tabuleta é levado para a casa onde sua suposta família o espera com uma festa de boas-vindas. Na hora do encontro, evidencia-se o engano: o recém-chegado, que nada tem de oriental, é recepcionado por uma família de japoneses. No aeroporto, o japonês esperado pela família permanece aguardando.

Redija uma narração em que se relate um caso de engano vivido por duas personagens homônimas. O narrador que você escolher deve contar como o equívoco se gerou e explorar a reação tanto dessas personagens, quanto de outras presentes na situação imaginada. Procure ser bem criativo no desfecho. 

Redação Puc-Campinas 2010.1

NARRAÇÃO

Com a interrupção da energia elétrica, um elevador parou entre andares, e assim ficará por uns longos minutos.
Dentro dele encontram-se uma babá com uma criança de três anos, uma professora de português aposentada, um casal de namorados adolescentes, o síndico do edifício... e você.

Aproveitando a situação e as personagens acima referidas, desenvolva uma narrativa, explorando o potencial das personagens em suas diferentes reações. 

Redação Puc-Campinas 2009.1

NARRAÇÃO

Leia com atenção esta abertura de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo:

Foi numa festa de família, dessas de fim de ano. Já que o bisavô está morre não morre, decidiram tirar a fotografia de toda a família reunida (...) A bisa e o bisa sentados, filhos, filhas, noras, genros e netos em volta, bisnetos na frente, esparramados pelo chão. Castelo, o dono da câmara, comandou a pose, depois tirou o olho do visor e ofereceu a câmara a quem ia tirar a fotografia. Mas quem ia tirar a fotografia?

Partindo da situação e das personagens acima apresentadas, imagine uma narrativa, que você desenvolverá por meio de um narrador em terceira pessoa e de diálogos entre as personagens. Considere, ainda, o fato de que todas as pessoas presentes nessa festa de família desejam aparecer na foto.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage