Duração da Prova: 5 horas. 

REDAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REDAÇÃO

01. Elabore uma redação de 10 a 30 linhas (sem considerar o título), usando o espaço próprio na Folha de Redação. Textos com menos de 10 linhas e o que exceder a 30 linhas não serão corrigidos.

02. Use o espaço para rascunho, caso deseje. Faça uma revisão do texto antes de passá-lo à folha definitiva.

03. Na sua redação, você deve: 
- atribuir um título na linha destinada a esse fim; 
- ocupar as linhas de uma até a outra margem, observando o espaçamento adequado entre as palavras, com letras e espaços de tamanho regular, respeitando os parágrafos; 
- utilizar linguagem clara, seguindo as normas do português culto (padrão formal), redigindo com letra legível e usando somente caneta de tinta azul ou preta.

04. Fragmentos de texto escritos em locais indevidos, segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco constituem espaços que serão descontados do cômputo total de linhas.

05. Para efeito de correção na contagem do número mínimo de linhas serão desconsideradas as que constituírem cópia parcial ou total dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova, ou qualquer fragmento de texto que ultrapassar a quantidade máxima de linhas estabelecidas na folha de redação personalizada. O desrespeito às margens e o fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado também serão apenados, bem como espaçamento inadequado entre as palavras.

06. Não será aceita redação em versos.

07. A redação será avaliada considerando os seguintes critérios e notas: 
- Adequação à proposta (tema/gênero tipologia dissertativo-argumentativo) – Nota 0,0 a 2,5 
- Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – Nota 0,0 a 2,5 
- Coerência e coesão – Nota 0,0 a 2,5 
- Nível de informação e de argumentação, estilo/expressividade. – Nota 0,0 a 2,5

08. Qualquer redação, por mais bem feita que esteja, terá nota zero se fugir, completamente, da orientação proposta e das especificações do edital.

TEMAS PARA A REDAÇÃO

Proposta 1

Textos 1

Três episódios que aconteceram em 2017 denotam a crise nos presídios brasileiros. No dia 1º de janeiro, pelo menos 60 presos que cumpriam pena em Manaus (AM) foram mortos durante a rebelião que durou 17 horas. Na mesma semana, houve um tumulto em uma penitenciária em Roraima, onde 33 presos foram mortos. No dia 14, no Rio Grande do Norte, pelo menos 26 presos foram mortos em rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

Disponível em: http://www.ebc.com.br/especiais/entendacrise-no-sistema-prisional-brasileiro. Acesso em 19/05/2017. Fragmento adaptado.

Texto 2

A superlotação agrava a precariedade das penitenciárias. Celas lotadas, falta de condições sanitárias, entre outros problemas, contribuem para a violência interna e o crescimento das facções criminosas. Disponível em:

http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidadesvestibular/entenda-a-crise-no-sistema-penitenciariobrasileiro/. Acesso em 18-05/2017. Fragmento adaptado.

Considerando os textos motivadores da proposta 1 de redação, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o sistema prisional brasileiro.

Proposta 2

Texto 1

Viver no exterior é uma das experiências mais enriquecedoras da qual você pode fazer parte. Morar em outro país permite que você se depare com novas situações e tenha que solucionar problemas que você não encontraria em seu país de origem, ajudando você a crescer como pessoa. Qualquer problema que você possa encontrar em outro país não é pior do que o arrependimento e daquele “e se eu tivesse ido” que você carregará para sempre com você. Muitas pessoas, porém, se perguntam como podem viver no exterior quando elas nem sequer têm dinheiro suficiente para visitar um outro país.

Disponível em: http://foradazonadeconforto.com/comoviver-no-exterior/. Acesso em: 18 de mai. de 2017. Fragmento adaptado. 

Texto 2

Por motivos diferentes, muitos brasileiros vão morar em outros países, ou desejam fazer isso. Além de conseguir uma formação de qualidade, melhorar o currículo, aprender ou vir as ser proficiente numa língua estrangeira, começar uma vida diferente, ter novas experiências, torna-se cada vez mais presente a necessidade de ir embora para se livrar dos problemas que existem no Brasil. Quais seriam esses problemas e o que se tem a ganhar com essa decisão? Afinal de contas o que faz com que tantos se cansem de um país tão privilegiado pelo clima, culinária, recursos naturais, paisagens inebriantes e com um povo de energia tão especial?

Considerando os textos motivadores da proposta 2 de redação, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre os principais problemas do Brasil em comparação com outros países mais desenvolvidos.

ACAFE 2017 - inverno

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Resumos de Obras Literárias

Língua estrangeira:-

Espanhol
Inglês

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PROVA

Tabela Periódica

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

Otimize seu desempenho no Vestibular !

  • Programa de estudos direcionado para o Vestibular .

  • Sistema inteligente que revela os assuntos mais testados pelo Vestibular

  • Aulas, resumos, simulados e provas anteriores do Vestibular

  • Você pode incluir o Enem ou 2 outros Vestibulares em seu Programa.

Assine o Educabrasimage

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage