REDAÇÃO
INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REDAÇÃO
01. Elabore uma redação de 10 a 30 linhas (sem considerar o título), usando o espaço próprio na Folha de Redação. Textos com menos de 10 linhas e o que exceder a 30 linhas não serão corrigidos.
02. Use o espaço para rascunho, caso deseje. Faça uma revisão do texto antes de passá-lo à folha definitiva.
03. Na sua redação, você deve:
- atribuir um título na linha destinada a esse fim;
- ocupar as linhas de uma até a outra margem, observando o espaçamento adequado entre as palavras, com letras e espaços de tamanho regular, respeitando os parágrafos;
- utilizar linguagem clara, seguindo as normas do português culto (padrão formal), redigindo com letra legível e usando somente caneta de tinta azul ou preta.
04. Fragmentos de texto escritos em locais indevidos, segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, ou linhas em branco constituem espaços que serão descontados do cômputo total de linhas.
05. Para efeito de correção na contagem do número mínimo de linhas serão desconsideradas as que constituírem cópia parcial ou total dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de prova, ou qualquer fragmento de texto que ultrapassar a quantidade máxima de linhas estabelecidas na folha de redação personalizada. O desrespeito às margens e o fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado também serão apenados, bem como espaçamento inadequado entre as palavras.
06. Não será aceita redação em versos.
07. A redação será avaliada considerando os seguintes critérios e notas:
- Adequação à proposta (tema/gênero tipologia dissertativo-argumentativo) – Nota 0,0 a 2,5
- Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – Nota 0,0 a 2,5
- Coerência e coesão – Nota 0,0 a 2,5
- Nível de informação e de argumentação, estilo/expressividade. – Nota 0,0 a 2,5
08. Qualquer redação, por mais bem feita que esteja, terá nota zero se fugir, completamente, da orientação proposta e das especificações do edital.
TEMAS PARA A REDAÇÃO
Proposta 1 - Textos
a) “O avanço da Operação Lava Jato não será suficiente para transformar o Brasil. A opinião é do coordenador da força-tarefa da operação, o procurador da República Deltan Dallagnol.”
Disponível em: <http://exame.abril.com.br/brasil/lavajato- nao-vai-mudar-o-brasil-sozinha-diz-procurador/>. Acesso em: 31-10-2-16. Fragmento adaptado.
b) "O que muda o País são instituições fortes. É preciso promover mudanças políticas, legislativas, culturais. A sociedade tem condições de pleitear isso, muito mais do que os agentes públicos”, disse o juiz Sérgio Moro, ressaltando a necessidade de muitas outras mudanças para que o Brasil elimine seus problemas com corrupção. “Se o caso da Lava Jato contribuir de algum modo para esse processo, ficarei feliz.”
Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-08- 28/operacao-lava-jato-nao-vai-mudar-o-brasil-afirmajuiz- sergio-moro.html>. Acesso em: 31/10/2016. Fragmento adaptado.
Considerando os textos da proposta 1, escreva uma redação que responda a pergunta:
A Operação Lava Jato mudará o Brasil?
Proposta 2 – Textos
a) “Não existe escola sem ideologia. Seria muito bom que um professor não impusesse apenas uma ideologia e que abrisse caminho sempre para o debate. Mas é uma crença, em primeiro lugar, fantasiosa de uma direita delirante e absurdamente estúpida de que a escola forme a cabeça das pessoas e que esses jovens saiam líderes sindicais. Os jovens têm sua própria opinião, ouvem o professor, vão dizer que o professor é de tal partido.”
KARNAL, Leonardo. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-mourabrasil/ cultura/exclusivo-criador-do-escola-sem-partidorebate- ataque-de-leandro-karnal-ao-projeto/>. Acesso em 02/11/2016. Fragmento adaptado.
b) “Em uma sala de aula, a palavra é do professor, e os estudantes estão condenados ao silêncio. Impõem as circunstâncias que os alunos sejam obrigados a seguir os cursos de um professor, tendo em vista a futura carreira; e que ninguém dos presentes em uma sala de aula possa criticar o mestre. É imperdoável a um professor valer-se dessa situação para buscar incutir em seus discípulos as suas próprias concepções políticas, em vez de lhes ser útil, como é de seu dever, através da transmissão de conhecimento e de experiência cientifica.”
WEBER, Max. Disponível em: < http://www.programaescolasempartido.org/>. Acesso em 02/11/206. Fragmento adaptado.
Considerando os textos da proposta 2, escreva uma redação que responda a seguinte pergunta:
No Brasil, há necessidade de aprovar uma lei para criar e regulamentar o “Programa Escola sem Partido”?