Redação
IMPORTANTE
· A duração da prova é de 1h30min.
· Ao final, entregue todo o material recebido ao fiscal e assine a ata de presença.
· A folha de redação é única. Não haverá substituição.
RECOMENDAÇÕES
1. Escolha um dos temas apresentados e elabore sua redação de acordo com as orientações apresentadas para cada tema.
2. Evite rasurar o texto definitivo.
3. O texto definitivo deve ser redigido a caneta.
4. No texto definitivo não deverá constar nome nem assinatura.
5. Faça o rascunho de sua redação, a qual deve ter de 20 a 35 linhas.
IMPORTANTE
• Escolha um dos temas apresentados e elabore sua redação de acordo com as orientações apresentadas para cada tema.
• Evite rasurar o texto definitivo - A folha de redação é única. Não haverá substituição.
• O texto definitivo deve ser redigido a caneta.
• No texto definitivo não deverá constar nome nem assinatura.
• Faça o rascunho de sua redação, a qual deve ter de 20 a 35 linhas.
• A redação será anulada:
o se fugir do tema ou da delimitação proposta;
o se for ilegível;
o se, com exceção do número de inscrição, contiver outros elementos que identifiquem o candidato;
o se for escrita em língua estrangeira.
• Ao final, entregue todo o material recebido ao fiscal e assine a ata de presença.
Tema 1
Dia da Não Violência: ‘Um mundo mais sustentável será um mundo mais seguro’, afirma chefe da ONU
Para o chefe da ONU, a recém-aprovada Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 também pode apontar o caminho para a redução da violência.
No Dia Internacional da Não Violência, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu uma renovação do compromisso com a paz e com uma vida digna para todos, destacando o exemplo estabelecido pelo líder da independência da Índia, Mahatma Gandhi.
“Em um momento de crescentes conflitos, extremismo violento, deslocamento e necessidades humanitárias, a coragem e a determinação de Mahatma Gandhi, cujo aniversário celebramos hoje, é uma inspiração para todos nós”, disse Ban nesta sexta-feira (02).
Para o chefe da ONU, Gandhi mostrou o poder de se opor pacificamente à opressão e ao ódio; [mostrando] como a cooperação e a tolerância podem prevalecer sobre a injustiça; e demonstrou o grande valor do Estado de Direito ao quebrar círculos viciosos de vingança.
As Nações Unidas se posicionam a favor da resolução pacífica dos conflitos e do respeito mútuo entre culturas, crenças e outros campos que poderiam dividir. Para o chefe da ONU, a recém-aprovada Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 também pode apontar o caminho para a redução da violência. “Um mundo mais sustentável será um mundo mais seguro”, disse.
(Disponível em: http://nacoesunidas.org/dia-da-nao-violencia-um-mundo-mais-sustentavel-sera-um-mundo-mais-seguro-afirma-chefe-da-onu. Adaptado. Acesso em 02 out. 2015)
A ONU proclamou o dia 30 de janeiro como o dia da não violência em homenagem a Gandhi, cujo assassinato ocorreu em 1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, à solidariedade e ao respeito pelos direitos humanos.
Com base no texto e em suas leituras sobre o assunto, escreva um texto dissertativo-argumentativo no qual você discuta o tema que trata da cultura da PAZ, respondendo à pergunta: Por que uma cultura de paz? Aponte consequências para uma vida em sociedade na qual os cidadãos cultivam a PAZ.
Tema 2
Cuidado: uso excessivo de internet e celular pode viciar
A tecnologia está definitivamente presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo, especialistas alertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. Apesar de o distúrbio ainda não constar no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, estudos recentes apontam que as mudanças causadas no cérebro pelo abuso na utilização da web são similares aos efeitos de drogas químicas, como o álcool e a cocaína. “A dependência pela tecnologia é comportamental, as outras são químicas, mas ela causa o mesmo desgaste na ponta do neurônio que as drogas”, explica Cristiano Nabuco de Abreu, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
(Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/cuidado-uso-excessivo-de-internet-celular-pode-viciar-8636717. Adaptado. Acesso em 22 set. 2015.)
Com base no fragmento acima e em suas leituras sobre o tema, escreva um texto dissertativo-argumentativo, trazendo prós e contras para o uso da tecnologia na vida diária das pessoas.