Redação
IMPORTANTE
· A duração da prova é de 1h30min.
· Ao final, entregue todo o material recebido ao fiscal e assine a ata de presença.
· A folha de redação é única. Não haverá substituição.
RECOMENDAÇÕES
1. Escolha um dos temas apresentados e elabore sua redação de acordo com as orientações apresentadas para cada tema.
2. Evite rasurar o texto definitivo.
3. O texto definitivo deve ser redigido a caneta.
4. No texto definitivo não deverá constar nome nem assinatura.
5. Faça o rascunho de sua redação, a qual deve ter de 20 a 35 linhas.
IMPORTANTE
• Escolha um dos temas apresentados e elabore sua redação de acordo com as orientações apresentadas para cada tema.
• Evite rasurar o texto definitivo - A folha de redação é única. Não haverá substituição.
• O texto definitivo deve ser redigido a caneta.
• No texto definitivo não deverá constar nome nem assinatura.
• Faça o rascunho de sua redação, a qual deve ter de 20 a 35 linhas.
• A redação será anulada:
o se fugir do tema ou da delimitação proposta;
o se for ilegível;
o se, com exceção do número de inscrição, contiver outros elementos que identifiquem o candidato;
o se for escrita em língua estrangeira.
• Ao final, entregue todo o material recebido ao fiscal e assine a ata de presença.
Tema 1
Em março de 2014, realizou-se a 86ª cerimônia de entrega do Oscar 2014, apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. O cinema, considerado a 7ª arte, tem se destacado pela qualidade das suas produções e pela proximidade com a vida real. Neste ano, o prêmio principal, o de melhor filme, foi dado a 12 anos de Escravidão, que chega aos cinemas, aproximadamente, 126 anos após a abolição da escravatura no Brasil, a qual ocorreu com a Lei Áurea de 1888. Temos, no caso do filme, um tipo de escravidão, imposta aos negros. Hoje, outros tipos de escravidão são apresentados para o homem.
Diante da reflexão acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta comportamentos que escravizam o homem nos dias de hoje.
Tema 2
Como se não bastasse a onda de violência e criminalidade que atinge o país todo e o mundo, temos ouvido, nos últimos tempos, muitas notícias de filhos que matam seus próprios pais em situações de extrema crueldade. Problemas e dificuldades familiares são expostos nas páginas criminais dos principais jornais. (...)
Horrorizados, muitos se perguntam “o que estará acontecendo com nossos jovens?” Talvez a questão poderia ser pensada de outra forma: “O que estará acontecendo com nossos pais e mães que parecem estar esquecidos de sua função de educadores desses jovens?”
Olhando um pouco para trás, percebemos que, a partir da década de 60 e da revolução sexual, tivemos o início de uma transformação nos costumes e valores válidos em nossa sociedade. Entre tantos outros conceitos questionados, os modos de educação mais repressores foram postos em xeque, e começou a se erguer a bandeira da educação mais liberada para prevenir os “traumas” (...).
Com isso, tivemos uma mudança de panorama. Se, pelas gerações antigas, a criança era tratada como um “mini-adulto”, sem direito a desejos e vontades, sem direito a quaisquer cuidados especiais em respeito à sua condição de criança, parece que as gerações mais jovens talvez tenham pecado pelo excesso, no sentido inverso, passando a tratar a criança como um “rei no trono”.
(OLIVEIRA, Ana Cláudia F. de. A delicada relação entre pais e filhos. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0092. Acesso em 24 set. 2014. Adaptado.)
Diante da reflexão acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta a importância de limites na educação de crianças e adolescentes.