Redação
IMPORTANTE
· A duração da prova é de 1h30min.
· Ao final, entregue todo o material recebido ao fiscal e assine a ata de presença.
· A folha de redação é única. Não haverá substituição.
RECOMENDAÇÕES
1. Escolha um dos temas apresentados e elabore sua redação de acordo com as orientações apresentadas para cada tema.
2. Evite rasurar o texto definitivo.
3. O texto definitivo deve ser redigido a caneta.
4. No texto definitivo não deverá constar nome nem assinatura.
5. Faça o rascunho de sua redação, a qual deve ter de 20 a 35 linhas.
ANULAÇÃO
A redação será anulada em qualquer um dos seguintes casos:
- se fugir do tema ou da delimitação proposta;
- se for ilegível;
- se, com exceção do número de inscrição, contiver outros elementos que identifiquem o candidato;
- se for escrita em língua estrangeira.
Tema 1
A AUTORIDADE EM CRISE
A vida da família deve se desenrolar num clima de bom humor e serenidade... Essa fantasia utópica é sedutora e amplamente compartilhada, porém impraticável. O conflito é inevitável pelo simples fato de que a criança sempre se opõe aos limites, pelo menos nos primeiros tempos, e que o enfrentamento contribui para o fortalecimento da sua estrutura, embora muitas vezes consuma enorme quantidade de energia dos pais. Uma criança pequena não é um ser civilizado: ela é dominada pelas suas pulsões, pelo “princípio do prazer” e pelo sentimento de onipotência; para que ela se torne um ser civilizado, deve transformar o seu funcionamento inicial. Para que isso aconteça, a autoridade de seus pais é indispensável. (Luis Pelegrini. Planeta, n. 433, out. 2008, p. 51).
Com base nas idéias acima, reflita sobre a autoridade que os pais devem exercer sobre seus filhos. Após, redija um texto dissertativo expondo seu ponto de vista.
Tema 2
FUMO, BEBIDA & BATATA FRITA
(…) Pesquisas feitas antes da publicação da Lei Seca já sugeriam a predisposição da população em aceitá-la. Em São Paulo, 88% dos motoristas concordavam em não beber uma gota de álcool antes de dirigir. Nas semanas seguintes à sua entrada em vigor, os argumentos em seu favor só cresceram. Em julho, o atendimento a vítimas feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em 14 capitais brasileiras, caiu 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Nas rodovias federais, as mortes caíram 14,5%. Se a tendência se mantiver, terão sido salvas 5 mil vidas em um ano.
Antes da lei, o país desperdiçava anualmente R$ 24,6 bilhões com acidentes, entre custos hospitalares e perda de produtividade. “Algo estava profundamente errado”, diz o ministro Temporão. “Pesquisas do Ministério vinham apontando que as pessoas, principalmente jovens, estavam bebendo e dirigindo sem o menor cuidado”. A lei pode salvar vidas e evitar o desperdício de bilhões de reais na saúde pública. (Marcelo Zorzanelli. Época, n. 539, 15 set. 2008, p.106)
Com base no texto, redija um texto dissertativo destacando a necessidade de salvar vidas.