REDAÇÃO
A seguir, são apresentadas duas propostas de temas para a sua Redação. Redija um texto dissertativo sobre APENAS UMA DELAS, manifestando, de forma explícita, seu posicionamento crítico, com a devida argumentação e de acordo com as orientações abaixo.
INSTRUÇÕES
1. Redija, primeiramente, na Folha de Rascunho, o texto, que deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, e dê-lhe um título adequado.
2. Passe a limpo sua dissertação na Folha de Redação, com letra legível, sem rasuras e à caneta.
3. Use somente a caneta fornecida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
4. NÃO coloque nenhum dado de identificação (nome, assinatura, rubrica) na Folha de Redação, que já vem pré-identificada.
5. NÃO faça inserções indevidas no texto ou em qualquer local da Folha de Redação.
6. NÃO copie na Redação os dados fornecidos junto às Propostas 1 e 2; eles servem apenas para contextualizar os temas.
PROPOSTA 1
A expressão “Geração do Milênio”, ou Geração “Z”, transporta qualquer leitor a imagens como Mark Zuckerberg, do Facebook, ganhando seu primeiro bilhão aos 23 anos de idade; ou Nick D’Aloisio, recebendo 30 milhões de dólares do Yahoo, pela venda do startup Summly, criado por ele aos 15 anos. Tecnologia/era digital; on-line/off-line; inovação/instantaneidade: é nesse cenário que as pessoas nascidas a partir de 1995 circulam.
Entretanto, prestes a entrar no mundo do trabalho, essa geração convive com um mundo competitivo, com conflitos globais, e com problemas econômico-sociais sem precedentes. O otimismo parece dar lugar a um certo pragmatismo.
Disponível em:<exame2.com.br/móbile/pme/noticias/10-jovens-empreendedores-de-sucesso-para-se-inspirar>. Acesso em: 20 ago. 15. (Parcial e adaptado.)
Em sua opinião, a “Geração do Milênio” (Geração “Z”) terá maior ou menor facilidade para ingressar no mercado de trabalho? Por quê?
PROPOSTA 2
Segundo Aristóteles: “A verdadeira igualdade consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na exata medida de sua desigualdade”.
10% da população mundial apresentam algum tipo de deficiência; são 650 milhões de pessoas em todo o mundo. Diante desse cenário, o conceito de acessibilidade representa algo mais amplo do que rampas de acesso ou ônibus adaptados: ele tem um papel fundamental na dinâmica dos espaços urbanos e na qualidade de vida das pessoas.
Disponível em: <http//thecityfixbrasil.com/2013/08/29/uberlândia-cidade-modelo-em-acessibilidade>. Acesso em: 20 set. 15. (Parcial e adaptado.)
Em sua opinião, as cidades estão empenhadas em proporcionar acessibilidade às pessoas com deficiência? Sim ou não? Por quê?