REDAÇÃO
A seguir, são apresentadas duas propostas de temas para a sua Redação. Redija um texto dissertativo sobre APENAS UMA DELAS, manifestando, de forma explícita, seu posicionamento crítico, com a devida argumentação e de acordo com as orientações abaixo.
INSTRUÇÕES
1. Redija, primeiramente, na Folha de Rascunho, o texto, que deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, e dê-lhe um título adequado.
2. Passe a limpo sua dissertação na Folha de Redação, com letra legível, sem rasuras e à caneta.
3. Use somente a caneta fornecida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).
4. NÃO coloque nenhum dado de identificação (nome, assinatura, rubrica) na Folha de Redação, que já vem pré-identificada.
5. NÃO faça inserções indevidas no texto ou em qualquer local da Folha de Redação.
6. NÃO copie na Redação os dados fornecidos junto às Propostas 1 e 2; eles servem apenas para contextualizar os temas.
PROPOSTA 1: Solidariedade
Pessoas que se sentem solidárias expressam mais satisfação pela vida e desenvolvem maior capacidade em lidar com as dificuldades. Em geral, tornam-se mais felizes e encontram mais sentido para aquilo que fazem.
Altruísmo e solidariedade são valores maiores, socialmente constituídos, vistos como virtude do indivíduo. Além disso, não se deve esquecer do potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento de quem faz da ajuda aos outros uma meta. Afinal, quando saímos do nosso mundinho, conseguimos ver as coisas sob outro ângulo.
Disponível em:< http://happyhour.com.br/imprensa/2011/artigo-solidariedade-a-importancia-em-ajudar-o-proximo> Acesso em: 12 maio 15. (Parcial e adaptado.)
Em sua opinião, é importante ajudar os outros? Por quê?
PROPOSTA 2: Bullying
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que causa danos físicos e psicológicos; o propósito do agressor sempre é intimidar ou agredir a vítima. Nesse sentido, especialistas afirmam que as relações familiares podem ser a chave para a questão.
Pesquisa divulgada em 1º de maio de 2014, durante a reunião anual da Sociedade Acadêmica de Pediatria, mostrou que o comportamento familiar, principalmente dos pais, influi substancialmente no relacionamento das crianças entre si: elas copiam modelos e transferem para o ambiente escolar aquilo que vivenciam em casa.
Disponível em: <www.jornalciencia.com/sociedade/comportamento/706-como-evitar-o-bullying> Acesso em: 8 abr. 14. (Parcial e adaptado.)
Em sua opinião, os estudantes ainda sofrem bullying nos ambientes escolares? Por quê?