REDAÇÃO
INSTRUÇÕES GERAIS PARA A REDAÇÃO
01. Elabore uma redação de 20 a 30 linhas (sem considerar o título), usando o espaço próprio na Folha de Redação. Textos com menos de 20 linhas e o que exceder a 30 linhas não serão corrigidos.
02. Use o espaço para rascunho, caso deseje. Faça uma revisão do texto antes de passá-lo à folha definitiva.
03. Na sua redação, você deve:
- atribuir um título na linha destinada a esse fim;
- ocupar as linhas de uma até a outra margem, observando o espaçamento adequado entre as palavras, com letras e espaços de tamanho regular, respeitando os parágrafos;
- utilizar linguagem clara, seguindo as normas do português culto (padrão formal), redigindo com letra legível e usando somente caneta de tinta azul ou preta.
04. Fragmentos de texto escritos em locais indevidos, segmentos emendados, ou rasurados, ou repetidos, cópias dos textos motivadores ou linhas em branco terão esses espaços descontados do cômputo total de linhas.
05. Não será aceita redação em versos.
06. Qualquer redação, por mais bem feita que esteja, terá nota zero se fugir, completamente, da orientação proposta e das especificações do edital.
TEMAS PARA A REDAÇÃO
Proposta 1
Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel - que parecia ser a resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação - levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos.
Disponível em: http://www.mobilize.org.br/sobre-o-portal/mobilidade-urbanasustentavel/. Acesso em 29/08/2015. Fragmento adaptado.
Considerando o texto motivador da proposta 1 de redação, escreva uma dissertação sobre mobilidade urbana.
Proposta 2
A taxa de desemprego subiu nos últimos três meses até maio deste ano e chegou a 8,1%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a maior da série histórica, que começou em 2012, segundo o IBGE.
Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/desempregofica- em-81-no-trimestre-ate-maio-diz-ibge.html. Acesso em: 29/08/2015.
A atual exclusão social decorrente do desemprego é resultado da política de austeridade do governo que visa o chamado ajuste fiscal. O governo deseja reduzir o déficit nas contas públicas. E corta gastos e direitos trabalhistas e sociais.
Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/economia/desemprego-naopara- de-aumentar-qual-a-saida-5309.html. Acesso em: 30/08/2015. Fragmento adaptado.
Considerando os textos motivadores da proposta 2 de redação, escreva uma dissertação sobre desemprego.