REDAÇÃO
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
01. Elabore uma redação de 20 a 30 linhas, usando o espaço próprio na Folha de Redação.
02. Faça uma revisão do texto antes de passálo à folha definitiva.
03. Na sua redação, você deve:
- observar o espaçamento adequado entre as palavras, respeitando os parágrafos;
- utilizar linguagem clara, seguindo as normas do português-padrão, redigindo com letra legível e usando somente caneta de tinta azul ou preta.
04. Não será aceita redação em versos.
05. Qualquer redação, por mais bem feita que esteja, terá nota zero se fugir, completamente, da orientação proposta.
TEMA PARA A REDAÇÃO
Boa parte das minorias sociais e da sociedade civil organizada encontrou nas manifestações públicas um modo de chamar atenção do governo. "Como nunca na história desse país", marchas e paradas, que reúnem milhares de pessoas, são usadas como plataformas atrativas do foco discursivo para os anseios desses grupos "não ouvidos".
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2011/06/15/marchada- maconha-debate-ou-baderna-924692133.asp>. Acesso em: 28/10/2011. Adaptado.
Marchas e marchas – reflexões sobre o tema
Nestes últimos dias estamos vivendo a “febre das paradas”. É parada pela legalização da maconha, parada dos bombeiros do Rio, parada pela liberdade de expressão, parada gay, parada dos “evangélicos” – marcha para Jesus? – e ainda tem a parada de 7 de Setembro pela independência do Brasil. Haja parada!
Disponível em: <http://www.presbiteriodopantanal.com.br/portal/?p=280>. Acesso em 28/10/2011. Adaptado.
O STF decidiu, enfim, que o artigo 5º da Constituição é legal, de forma que o direito constitucional de livre expressão é um direito, e liberou as manifestações favoráveis à legalização da cannabis, as marchas da maconha.
Ingrediente extra para inflamar a marcha para Jesus que acontece esta quinta em São Paulo: porque a livre expressão brasileira permite manifestações claras de intolerância e preconceito, desde que não carregue insígnias muito vistosas, como suásticas em camisas pretas: ser contra a criminalização da homofobia, usando camisetas com Jesus, por exemplo, é tolerado – e até visto como um valor positivo, firmeza de caráter, liberdade de culto.
Disponível em: http://comportamentogeral.blogspot.com/2011/06/marchasparadas- velocidade.html. Acesso em 28/10/2011. Adaptado.
Considerando o conteúdo dos textos acima, escreva uma redação na qual você expõe e analisa o fenômeno das marchas e paradas, como movimentos reivindicatórios ou de demonstração de força de determinada entidade de classe ou religiosa, ou mesmo de movimentos corporativistas.