Duração da Prova: 5 horas.

PROVA INGLÊS
Esta prova tem por objetivo avaliar se o candidato é capaz de fazer leituras adequadas de textos escritos em inglês, articulando, para isso, seu conhecimento sobre a língua com outros tipos de conhecimentos, como conhecimento de mundo, de organização textual, entre outros. As nove questões da prova, incluindo a interdisciplinar procuraram, portanto, avaliar aspectos distintos ou competências específicas dessa capacidade de leitura, também explicitadas nesse Programa.
Como nos anos anteriores, a prova de inglês envolveu textos de gêneros, extensões, assuntos e dificuldades diversas, de forma a permitir uma avaliação abrangente da proficiência em leitura dos candidatos, sem privilegiar aqueles com experiências de leitura de textos de determinado tipo ou de determinada área ou curso. Os textos foram escolhidos de modo a contemplar os interesses e o desenvolvimento cognitivo do aluno do ensino médio. A natureza e a qualidade da prova são essenciais não apenas para que o processo seletivo seja válido e confiável, mas também para que possa exercer um efeito retroativo benéfico nas práticas de ensino de inglês no ensino médio, tendo em vista a importância do Vestibular da Unicamp como instrumento redirecionador nesse contexto.
Em termos de dificuldade, as questões de inglês variaram do grau fácil ao muito fácil. A nota média foi 6,4 de um máximo de 8,0 pontos possíveis e, portanto, como conjunto, as questões foram consideradas as mais fáceis das 90 questões, que tiveram a nota média de 48,5.

Apesar de fáceis, as questões tiveram, com duas exceções, um bom índice de discriminação, como mostramos mais adiante. O índice de facilidade médio da prova de inglês foi de 0,796, sem considerar a questão interdisciplinar, e seu índice de discriminação médio foi de 0,357. As questões em branco ocorreram em uma porcentagem muito pequena, variando de 0,03% a 0,08%.
Apresentamos a seguir as questões da prova, cada uma seguida de comentários específicos sobre os objetivos propostos, a alternativa correta, o desempenho dos candidatos, os índices de facilidade e de discriminação, assim como um gráfico indicando a frequência relativa de respostas em cada alternativa da questão.
Fonte: Unicamp

PROVA GEOGRAFIA
A prova de Geografia da primeira fase do vestibular Unicamp 2016 procurou equilibrar os conteúdos de geografia mundial e de geografia do Brasil. Privilegiou o conhecimento de conceitos e processos, valendo-se de situações significativas que dinamizam o espaço em suas distintas escalas. Nesse sentido, procurou propor aos candidatos abordagens que permitissem aguçar reflexões sobre o mundo contemporâneo em suas diferentes organizações socioeconómicas e territoriais que implicam maneiras diversas de apropriação, uso e regulação do espaço e seus recursos. Embora tenha sido avaliada como difícil, a prova de Geografia apresentou temática amplamente discutida no ensino médio.
Fonte: Unicamp

PROVA LÍNGUA PORTUGUESA
A prova da primeira fase na área de linguagens, como vem realizando nos sucessivos exames para ingresso nos cursos da Unicamp, se identifica por uma atenção crítica aos fenômenos da linguagem tanto de uma perspectiva mais especulativa, quanto na sua inserção na vida social e nas diversas práticas que emergem do contexto histórico e cultural. Raciocínio semelhante aplica-se às questões de literatura, que exigiram do candidato uma experiência de leitura efetiva do corpus literário selecionado e previamente indicado na lista de livros da Comvest. Em que pese o estatuto de uma prova de múltipla escolha, o objetivo precípuo da equipe elaboradora foi avaliar as habilidades de leitura, a capacidade de estabelecer relações entre os excertos selecionados e os enunciados das questões, a partir, obviamente, do discernimento crítico de cada uma das alternativas propostas em cada questão.
Os itens do programa abordados nas sete questões de Língua Portuguesa foram: "Processos de significação" (relações e deslocamentos de sentido(s) entre palavras nos enunciados e entre enunciados), "O texto e seu funcionamento" (elementos de coesão sequencial, gêneros discursivos - caracterização formal e funcional, produção e circulação), "Sintaxe da língua portuguesa" (relações entre organização sintática e produção de sentidos), "Funcionamento social da língua" (variação linguística e contextos de comunicação), "Morfologia da língua portuguesa" (formação de palavras, estilística) e "A relação entre fala e escrita".
As questões tiveram como objetivo principal avaliar a compreensão dos candidatos sobre: (i) o uso de determinados recursos linguístico-discursivos e seus impactos na construção dos sentidos do texto, (ii) gêneros escritos e/ou multimodais no que diz respeito aos sentidos globais e locais neles produzidos, (iii) as funções argumentativas e/ou coesivas de determinados recursos linguístico-discursivos presentes nos textos. Previu-se que a prova apresentaria duas questões difíceis, três de grau médio de dificuldade e duas fáceis. O desempenho dos candidatos mostrou que a prova se caracterizou como uma prova de média a difícil, com uma questão mais fácil, com 68,18% de acerto; duas médias, com pouco mais de 50% de acerto; três difíceis: duas com cerca de 30% de acerto, e uma com 26,05% de acerto.
No que concerne às 7 questões de Literaturas de Língua Portuguesa, as obras contempladas foram: "Amor", de Clarice Lispector; Lisbela e o prisioneiro, de Osman Lins; Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Viagens na minha terra, de Almeida Garret; "Negrinha", de Monteiro Lobato; Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade; Terra sonâmbula, de Mia Couto.
As questões de literatura foram tiveram como objetivo avaliar a capacidade do candidato de entender (i) algumas cenas narrativas com alto teor simbólico, (ii) o significado do cômico no texto teatral, (iii) as relações entre forma literária e vida social, (iv) os recursos expressivos da linguagem poética, (v) a diversidade de vozes narrativas, (vi) a categoria de foco narrativo, (vii) aspectos metarrativos e metaliterários no romance selecionado. Previu-se que a prova apresentaria uma questão fácil, duas questões de grau médio de dificuldade e quatro questões difíceis. Portanto, a expectativa geral era de uma prova de dificuldade média para difícil. O desempenho dos candidatos demonstrou que quatro questões podem ser efetivamente classificadas como de nível médio e três questões, de nível difícil. Os dados estatísticos, que serão comentados em cada questão, confirmam de um modo geral a expectativa inicial da banca de uma prova entre o nível médio e difícil para o conjunto dos candidatos.
Além das quatorze questões da prova de Língua Portuguesa e Literaturas, ainda se exigiu do candidato a capacidade de relacionar as áreas de geografia e literatura a partir de uma questão interdisciplinar que avaliou a dinâmica do espaço na cidade de São Paulo com base em dois tipos de textos: o visual (a fotografia, registro histórico do início do século XX) e o verbal (um poema modernista de Oswald de Andrade).
Fonte: Unicamp

UNICAMP 2016 - Primeira Fase

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Filosofia
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Resumos de Obras Literárias
Sociologia

Língua estrangeira:-

Inglês

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PROVA

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage