Dossiê Geração
X, Y, Z
Transformações operadas pelos avanços da tecnologia
Prof. Eduardo Fonseca
Durante muito tempo, considerava-se que o período entre duas gerações seria de, aproximadamente, 25 anos. No entanto, as transformações operadas pelos avanços da tecnologia, em todas as áreas, mudaram a vida social. Verificou-se uma "aceleração do tempo". Surgiram novas "marcas de tempo", ou seja, eventos e/ou "inventos" que tornaram os intervalos entre as gerações mais curtos. Alguns chegam a calculá-lo em aproximadamente 10 anos.
(...) Cada nova geração, com novas "marcas de tempo", tem demandas específicas que se chocam com instituições como família, escola, empresas, igrejas, estados. Assim, é importante que se tenha em mente que não estamos falando simplesmente de um choque entre indivíduos de gerações diferentes, mas de indivíduos de gerações diferentes e os valores e instituições que representam ou tentam mudar.

Geração X
De um modo geral, entendemos a Geração X como aquela que reúne indivíduos nascidos entre as
décadas de 1960 e 1970. Nos Estados Unidos, o termo Geração X referiu-se, inicialmente, ao período do "baby bust", ou seja, a geração pós-baby boom, quando as famílias começaram a ter menos filhos. Desenvolvendo um outro olhar para o mundo e seus problemas, preocuparam-se muito mais com questões ambientais e ecológicas. Por não acreditarem na instituição "casamento" como indissolúvel, os índices de divórcio aumentaram drasticamente.
Geração Y... os filhos de X
A geração "Y" ou "millennials", por ser a geração do milênio, é constituída pelos nascidos nos anos 1980 e início da década de 1990. Duas "marcas de tempo" são importantes para melhor entendimento desta geração: o desenvolvimento tecnológico e a prosperidade econômica. Por terem acompanhado a revolução tecnológica desde cedo, com o uso de computador pessoal, de internet e de celular, tiveram algumas de suas dúvidas solucionadas de forma rápida e individual.
Geração Z
Esta geração agrupa os indivíduos nascidos nas décadas de 1990 e 2000 e são os "nativos digitais", estando muito mais familiarizados com internet, compartilhamento de arquivos, telefones celulares e música. São extremamente conectados.

PROPOSTA
Após a leitura das informações que estão expostas nestas páginas, construa um texto dissertativo-argumentativo. Analise os aspectos que compõem o perfil da Geração Z e aponte as consequências que eles poderão trazer à vida desses jovens, nos próximos anos. Desenvolva de forma clara e coesa os argumentos que fundamentam o seu ponto de vista sobre esse assunto.
Dê um título ao seu texto.
Seu trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: espírito crítico, adequação do texto ao desenvolvimento do tema, estrutura textual compatível com o texto dissertativo-argumentativo e emprego da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Será desclassificado o candidato que tirar zero na redação.
Importante: redija seu texto a tinta, no espaço a ele destinado. O rascunho não será considerado.