PROVA DE REDAÇÃO
Vestibulando:
A seguir, constam as orientações para realizar a Prova de Redação. Leia, escolha um tema e faça rascunhos nos espaços reservados para isso. Ainda que este caderno deva ser devolvido ao final da prova, os seus rascunhos de redação não são considerados no vestibular, senão apenas o texto que você escrever na folha de versão definitiva.
Além deste caderno, você está recebendo, portanto, a folha de versão definitiva. Nela, você deve passar a limpo o texto definitivo da sua redação, pois é a folha de versão definitiva que a Banca de Redação irá avaliar.
Quanto à folha de versão definitiva:
✔ Não preencha o canto superior direito, pois esse espaço está reservado para o lançamento da nota pela Banca de Redação!
✔ Não escreva seu nome, nem seu número de inscrição em nenhuma parte desta folha, pois a folha já está personalizada no rodapé!
✔ Assine no rodapé da folha.
✔ Redija com a caneta de tinta preta fornecida pelos fiscais.
Orientação Geral
Há duas propostas sugeridas para redação. Você deve escolher uma delas e desenvolvê-la conforme as determinações solicitadas: tipo de texto, destinatário, linguagem mais apropriada, objetivo que deve ser alcançado.
Os textos apresentados nas propostas foram extraídos de fontes diversas e apresentam fatos, dados, opiniões e argumentos relacionados com o tema de cada proposta. Eles não apresentam necessariamente a opinião da Banca de Redação: são textos como aqueles que estão disponíveis na sua vida diária de leitor de jornais, revistas ou livros.
Ao elaborar sua redação, consulte a coletânea e utilize-a segundo as instruções específicas de cada proposta. Atente, entretanto, para o fato de que não basta simplesmente copiar passagens ou partes de maneira aleatória. Elas só devem ser utilizadas de forma articulada à posição que você pretende defender. Você poderá utilizar-se, de memória, de outras informações e argumentos que julgar relevantes para o desenvolvimento de seu texto.
PROPOSTA 1
Elabore um texto dissertativo, para ser publicado em um jornal, manifestando sua opinião sobre o tema:
CONSUMO E PADRÃO DE BELEZA
1. Conquistar o visual perfeito é um verdadeiro tormento para homens e mulheres. As imagens de corpos perfeitos estão por toda a parte: em revistas, jornais, televisão, cinema, desfiles de moda, outdoors. Nas mulheres, eles são magros e bem definidos; nos homens, fortes e musculosos. Assim como as roupas da moda e as novidades no mundo da tecnologia, essas imagens se tornaram um grande sonho de consumo. Diante do bombardeio feito pela mídia - que de tempos em tempos nos impõe algum tipo de comportamento - alcançar esse ideal de beleza virou sinônimo de sucesso e felicidade.
(Ana Luiza Silveira. Adaptado de http.ajudaemocional.com.br).
2. A beleza é, em sua própria essência, algo muito relativo. Prova disto é que os padrões de beleza se modificaram no decorrer da história da humanidade. Antes considerada um atributo da natureza, a beleza passou a ser encarada como uma questão de “conquista” e, nesta lógica, é necessário investir muito dinheiro e tempo a fim de se alcançar a aprovação da sociedade. A beleza, ou melhor, a feiúra, acabou gerando um lucrativo mercado no mundo capitalista. Com muita propriedade, a escritora americana Noemi Volf afirma, em seu livro O mito da beleza, que “a beleza é um sistema monetário assim como o ouro”.
(Rosângela Angelin. Adaptado de Rev. Espaço Acadêmico, março/2005).
3. Como afirma Maria Rita Kehl: “A maior beleza está no corpo livre, desinibido em seu jeito de ser, gracioso porque todo ser vivo é gracioso quando não vive oprimido e com medo. É a livre expressão de nossos humores, desejos e odores; é o fim da culpa e do medo que sentimos pela nossa sensualidade natural; é a conquista do direito e da coragem a uma vida afetiva mais satisfatória; é a liberdade, a ternura e a autoconfiança que nos tornarão belos. É essa a beleza fundamental.”
(Retirado de espaçoacademico.com.br).
PROPOSTA 2
Educação na era da tecnologia
Segundo a pesquisadora Beatriz Rizek (USP), “daqui a nove anos, as escolas já poderão contar com monitoramento on-line, em tempo real e remoto, capaz de direcionar o trabalho e a exploração dos espaços de maneira produtiva.
No que se refere às ciências biológicas e exatas, os jogos de computador e a robótica, para citar alguns exemplos, poderão representar teorias e situaçõesproblema até então complexas e desanimadoras de serem estudadas e compreendidas.
Imagine se será possível colocar um aluno no mercado de trabalho sem mostrar a ele a realidade que chega todos os dias às grandes organizações. Hoje já existem cirurgias que ocorrem com o profissional distante do paciente – numa sala de computadores –, enquanto um robô realiza o trabalho programado. Da mesma forma, é possível recriar realidades virtualmente e, assim, produzir filmes, viagens, descobertas no espaço, sensações, cheiros, sons. Tudo faz parte da educação também.” (Adaptado da revista Profissão Mestre/maio/2006).
Com base nas informações acima, escreva uma CARTA a um professor que você conheça, na qual você manifeste e justifique sua opinião sobre o tema proposto.
ATENÇÃO:
✔ Assine sua carta SOMENTE como JOÃO ou MARIA.
✔ Sua carta deve ter, no mínimo, 20 linhas escritas.