-
HOME
Educação sem fronteiras
-
ALUNOS
A faculdade ao seu alcance
Assine o Educabras!
Próxima parada, faculdade
Nosso objetivo é prepará-lo para o Vestibular e o Enem, para que você possa entrar na faculdade de sua escolha e seguir a carreira de seus sonhos.
Torne-se um assinante a partir de R$29,90/mês Mais Informações
-
PROFESSORES
agilize seu trabalho
Assine o Educabras!
Solução inteligente
Fácil de usar, eficaz e econômico, o Educabras.com é uma solução para professores de Ensino Médio, Pré-Vestibular e Enem.
-
COLÉGIOS
Planos diferenciados
Para colégios, cursos e ONGs.
Colégio conectado
Duas opções:
1. Assinaturas a preços com desconto.
2. Uma única assinatura que inclui o gerador de provas de todas as matérias. -
BLOG
Cultura e Blog
Área livre do Educabras.com, aberta para assinantes e visitantes.
Educação é essencial
Educação, Conhecimento e diversos outros assuntos relevantes para alunos e professores.
-
Entre em contato
Tire suas dúvidas
REDAÇÃO
A seguir, são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto.
Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:
- Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
- Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
- Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas para a redação.
- Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
- Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
- Lembre-se de que não serão considerados:
- textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
- textos redigidos a lápis ou ilegíveis.
Boa prova!
Texto 1
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 |
Para os povos modernos, mito e História são considerados duas coisas distintas. Para o dito homem primitivo, porém, ambos pertencem _______ mesma esfera: a salva-guarda da memória. “A mitologia possui um profundo significado para o ato de recordação. Um mito contém a História que é preservada na memória popular e que ajuda a trazer _______ vida camadas enterradas nas profundezas do espírito humano”, afirma o filósofo russo Nicolai Berdyaev (1874-1948). Em Mito e significado, Lévi-Strauss defende que nossa atual maneira de registrar o passado é simplesmente uma continuação do sistema anterior. “Não me parece improvável que a História tenha substituído _______ mitologia nas nossas sociedades e cumpra uma função idêntica, já que, para as sociedades sem escrita e sem arquivos, a finalidade da mitologia é garantir que o futuro permaneça fiel ao passado.” Nas culturas tradicionais, lembra o mitólogo J. F. Bierlein, tudo o que acontece na vida das pessoas é apenas _______ repetição de eventos que ocorreram nos mitos. Nesses contextos, a História, de acordo com o sentido atual da palavra – atos específicos e únicos de pessoas vivas e mortas –, pode até ser abolida, porque o mito é percebido como infinitamente mais significativo do que qualquer experiência humana. Para o antropólogo Everardo Rocha, “o mito é, sobretudo, uma forma de consolo coletivo. É por meio dele que o homem busca uma origem para si, para sua cultura e para seu possível destino após a morte. A maioria dos mitos, se reduzida à essência, trata de vida, morte, nascimento e renovação. São as grandes questões sem resposta para a humanidade, por isso se repetem”. Revista Galileu, março 2004, p. 49-50. (fragmento adaptado) |
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 |
Grande parte de nossas decisões é tomada de maneira mais ou menos automática. Esse processo é guiado pelo valor que se dá às diversas experiências do passado. Se uma pessoa desperta boas emoções em mim, toda vez que eu a encontrar vou reviver uma memória que se divide em dois aspectos: o cognitivo (quem é essa pessoa) e o emocional (é alguém de quem eu gosto). Não há memória ou tomada de decisões neutras, sem emoção. Na verdade, nada é mais essencial para a identidade de uma pessoa do que o conjunto de experiências armazenadas em sua mente. Por isso, o que mais distingue a memória humana é a capacidade de ter uma autobiografia. Cada um de nós sabe quando nascemos, quem são nossos pais, nossos amigos, quais são nossas preferências, o que já realizamos na vida… Enfim, qual é nossa história. Um chimpanzé ou um cão têm isso de forma limitada; sua memória não possui a mesma riqueza de detalhes e abrangência. Essa diferença é amplificada pela linguagem, que codifica memórias não verbais em formas verbais, expandindo enormemente tudo o que o ser humano é capaz de memorizar. Cada vez que a memória decai, e conforme a idade isso ocorre em maior ou menor grau, perde-se um pouco da interação com o mundo. Mas a ciência vem avançando no conhecimento dos mecanismos da memória e de como fazer para preservá-la. Pesquisas recentes permitem vislumbrar o dia em que será realidade a manipulação da memória humana. (...) A neurociência é um campo tão promissor que, nos Estados Unidos, um quinto do financiamento em pesquisas médicas do governo federal vai para as tentativas de compreender os mecanismos do cérebro. E os estudos sobre a memória têm lugar destacado nesse esforço científico. Afinal, mantê-la em perfeito funcionamento tornou-se preocupação central nas sociedades modernas, na qual dois fenômenos desafiam: a exposição a uma carga diária excessiva de informações, que o cérebro precisa processar, selecionar e, se relevantes, reter para uso futuro; e o aumento da expectativa de vida, que se traduz em uma população mais vulnerável a distúrbios associados à perda de memória. Texto redigido com base em informações publicadas na revista Veja, 13 de janeiro, 2010. |
Leia-as atentamente e escreva seu texto de acordo com as instruções da página anterior.
TEMA 1
À medida que a vida vai passando, nossas experiências vão se transformando em lembranças. Desde bem jovens, já acumulamos memórias que podem marcar-nos profundamente, determinar comportamentos e até mesmo orientar decisões. Afinal, como afirma o autor do texto 2, “não há memória ou tomada de decisões neutras, sem emoção”. E essas emoções estão, em grande parte, armazenadas na memória.
Se você escolher este tema, busque em suas lembranças um ou mais acontecimentos ou pessoas marcantes que aconteceram/passaram em sua vida, apresente-os e justifique sua escolha.
Há quem afirme que para planejarmos bem o futuro é necessário, além de ter os pés firmes no presente, lembrar as lições do passado.
Com a proximidade das eleições no Brasil, o que vivenciamos, observamos e aprendemos sobre a História - recente ou antiga - do nosso país adquire uma importância vital. Afinal, o futuro do país será o resultado do voto de cada eleitor.
Se você escolher este tema, procure definir que fatos/atos da história recente ou antiga do Brasil irão guiar suas escolhas diante das urnas. Em outras palavras, defina o que você considera que deve mudar e o que deve permanecer no país e justifique suas ideias com fatos e dados da realidade.
“A neurociência é um campo tão promissor que, nos Estados Unidos, um quinto do financiamento em pesquisas médicas do governo federal vai para as tentativas de compreender os mecanismos do cérebro”, afirma o autor do texto 2. O conhecimento dos mecanismos do cérebro realmente parece ser da maior importância para o desenvolvimento humano, e o Brasil não fica atrás, realizando pesquisas de ponta. O desenvolvimento científico, entretanto, demanda investimentos financeiros enormes. Em um país como o Brasil, como justificar - àqueles que não têm as mínimas condições de saúde, que superlotam os corredores dos hospitais, que morrem à espera de atendimento - que faltam recursos financeiros para a saúde do povo?
Se você tivesse poder para tanto, que medidas tomaria para atenuar/resolver o problema da saúde no Brasil? Que prioridades elegeria para destinar os recursos financeiros disponíveis para a saúde? Apresenteas, justificando sua escolha.
PUCRS 2010 - inverno
O sistema de provas do Educabras:
-
Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!
-
Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde
-
Cronometra a prova
-
Armazena as provas para você avaliar seu progresso.
O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.


Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.


ESTUDO PERSONALIZADO
Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Colégios
O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

- QUEM SOMOS
- Dúvidas
- Assinatura
- Formas de Pagamento
- Política de Uso
- Entre em Contato
- Blog
- Cursos
- Faculdades
Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados