Na sequência, há três propostas de COMENTÁRIO INTERPRETATIVO CRÍTICO (com temas diferentes), das quais você deve escolher APENAS UMA para escrever seu texto.

Conforme orientações do Manual do Candidato, sua redação DEVERÁ (sob pena de zeramento):

I. Apresentar, no mínimo, 20 (vinte) linhas de extensão, escritas;
II. Atender ao gênero discursivo solicitado (no caso, COMENTÁRIO INTERPRETATIVO CRÍTI CO);
III. Não fugir à temática proposta/escolhida para a situação de interação;
IV. Não apresentar acentuada desestruturação;
V. Estar escrita com letra legível e não em forma de desenhos ou números, nem com espaçamento fora do normal entre palavras, ou fora da disposição do texto no papel;
VI. Ser escrita à caneta na versão definitiva;
VII. Estar escrita no cartão da versão definitiva da redação;
VIII. Estar escrita em língua portuguesa;
IX. Não apresentar, no cartão da versão definitiva da redação, qualquer tipo de marca ou registro que possa ser interpretado como uma tentativa de identificação do candidato, incluindo aqui o próprio nome do candidato ou pseudônimo ou qualquer tipo de assinatura.

O texto pode ser escrito com letra cursiva ou de fôrma, desde que respeitadas as normas ortográficas brasileiras em vigor.

PROPOSTA 1

Redija um COMENTÁRIO INTERPRETATIVO CRÍTICO sobre a postagem a seguir, para ser publicado em um blog sobre Cultura e Sociedade. Lembre-se de que você deverá apresentá-la e interpretá-la criticamente.

Postagem feita pelo economista Eduardo Moreira em sua página do Instagram, de 03 de setembro de 2024, em que ele republica um post do jornalista Emílio Moreno.

Fonte: https://www.instagram.com/eduardomoreirareal. Acesso em: 09 out. 2024.

PROPOSTA 2

Redija um COMENTÁRIO INTERPRETATIVO CRÍTICO sobre a campanha publicitária a seguir para ser publicado em um blog sobre Cidadania. Lembre-se de que você deverá apresentá-la e interpretá-la criticamente.

Tribunal de Justiça do Amapá
@Tjap_Oficial

Fale agora ou podem te calar para sempre. Casamento se constrói com amor, confiança e respeito, não com agressões físicas ou psicológicas. Violência contra a mulher não tem desculpa. Tem LEI! Denuncie! DISK 180

#Disk180
#JustiçaDoAmapá

Campanha publicitária publicada pelo Poder Judiciário do Amapá (Tribunal de Justiça do Amapá – Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar) em uma rede social, em 26 de junho de 2020.

Fonte: https://x.com/Tjap_Oficial/status/1276521494236069890. Acesso em: 09 out. 2024.

Descrição da imagem: Trata-se de uma postagem do Tribunal de Justiça do Amapá em uma rede social, que apresenta um card retangular, com fundo desfocado. No lado direito, há uma mulher magra, branca, vestida de noiva, com um buquê na mão. Ela tem um ferimento na testa, acima de uma das sobrancelhas e um hematoma no canto dos lábios. Está olhando diretamente para a câmera, com semblante sério. No lado esquerdo do card, há o seguinte dizer, com palavras escritas com fontes e tamanhos variados: “Fale agora (em caixa alta) ou podem te calar (em caixa baixa) para sempre (em caixa alta). Casamento se constrói com amor, confiança e respeito, não com violência (em caixa baixa). Denuncie! Disk 180 (em caixa alta)”. Abaixo dessa mensagem, está a logo do Poder Judiciário do Amapá (Tribunal de Justiça do Amapá – Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar).

PROPOSTA 3

Redija um COMENTÁRIO INTERPRETATIVO CRÍTICO sobre o poema em prosa* a seguir para ser publicado em um blog sobre Literatura. Lembre-se de que você deverá apresentá-lo e interpretá-lo criticamente.

Os Olhos dos Pobres – Charles Baudelaire

Quer saber por que a odeio hoje? Sem dúvida lhe será menos fácil compreendê-lo do que a mim explicá-lo; pois acho que você é o mais belo exemplo da impermeabilidade feminina que se possa encontrar.

Tínhamos passado juntos um longo dia, que a mim me pareceu curto. Tínhamos nos prometido que todos os nossos pensamentos seriam comuns, que nossas almas, daqui por diante, seriam uma só; sonho que nada tem de original, no fim das contas, salvo o fato de que, se os homens o sonharam, nenhum o realizou.

De noite, um pouco cansada, você quis se sentar num café novo na esquina de um bulevar novo, todo sujo ainda de entulho e já mostrando gloriosamente seus esplendores inacabados. O café resplandecia. O próprio gás disseminava ali todo o ardor de uma estreia e iluminava com todas as suas forças as paredes ofuscantes de brancura, as superfícies faiscantes dos espelhos, os ouros das madeiras e cornijas, os pajens de caras rechonchudas puxados por coleiras de cães, as damas rindo para o falcão em suas mãos, as ninfas e deusas portando frutos na cabeça, os patês e a caça, as Hebes e os Ganimedes estendendo a pequena ânfora de bavarezas, o obelisco bicolor dos sorvetes matizados; toda a história e toda a mitologia a serviço da comilança.

Plantado diante de nós, na calçada, um bravo homem dos seus quarenta anos, de rosto cansado, barba grisalha, trazia pela mão um menino e no outro braço um pequeno ser ainda muito frágil para andar. Ele desempenhava o ofício de empregada e levava as crianças para tomarem o ar da tarde. Todos em farrapos. Estes três rostos eram extraordinariamente sérios e os seis olhos contemplavam fixamente o novo café com idêntica admiração, mas diversamente nuançada pela idade.

Os olhos do pai diziam: “Como é bonito! Como é bonito! Parece que todo o ouro do pobre mundo veio parar nessas paredes.” Os olhos do menino: “Como é bonito, como é bonito, mas é uma casa onde só entra gente que não é como nós.” Quanto aos olhos do menor, estavam fascinados demais para exprimir outra coisa que não uma alegria estúpida e profunda.

Dizem os cancionistas que o prazer torna a alma boa e amolece o coração. Não somente essa família de olhos me enternecia, mas ainda me sentia um tanto envergonhado de nossas garrafas e copos, maiores que nossa sede. Voltei os olhos para os seus, querido amor, para ler neles meu pensamento; mergulhava em seus olhos tão belos e tão estranhamente doces, nos seus olhos verdes habitados pelo Capricho e inspirados pela Lua, quando você me disse: “Essa gente é insuportável, com seus olhos abertos como portas de cocheira! Não poderia pedir ao maître para os tirar daqui?”.

Como é difícil nos entendermos, querido anjo, e o quanto o pensamento é incomunicável, mesmo entre pessoas que se amam!

* Os Pequenos Poemas em Prosa, também conhecidos como Spleen de Paris, são 51 poemas escritos em prosa poética. Foram criados entre 1855 e 1864, por Baudelaire, um dos maiores poetas franceses de todos os tempos. Quarenta deles foram publicados em diferentes Diários de seu tempo; os demais tiveram publicação póstuma, entre 1867 e 1869.

Fonte: https://vermelho.org.br/2010/11/26/charles-baudelaire-os-olhos-dos-pobres-2/. Acesso em: 09 out. 2024.

UNIOESTE 2025 - UNIOESTE-1-prova

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Filosofia
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Sociologia

Língua estrangeira:-

Espanhol
Inglês

Tabela Periódica

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage