REDAÇÃO
• Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para o respectivo Caderno de Texto Definitivo, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. A redação deverá conter a extensão mínima de 6 (seis) e máxima de 30 (trinta) linhas para os textos.
• Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extensão máxima de 30 linhas será desconsiderado. Também será desconsiderado o texto que não for escrito na folha de texto definitivo.
• O texto deverá ser manuscrito, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada com material transparente. • Será admitida a assinatura apenas no campo apropriado.
• O caderno de texto definitivo será o único documento válido para avaliação da prova discursiva.
Texto I

Texto II
O Brasil que lê menos: pesquisa aponta perda de quase 7 milhões de leitores em 4 anos
A leitura de livros está sendo praticada por menos pessoas no Brasil: divulgada nesta terça-feira (19), a 6ª edição da “Retratos da Leitura no Brasil” aponta que 54% dos entrevistados não leram nem mesmo parte de uma obra nos três meses anteriores à pesquisa. É a primeira vez na série histórica que o levantamento conclui que a maioria dos brasileiros não leem livros. O levantamento considera tanto a leitura de livros impressos quanto digitais, além de não restringir qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos.
Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/11/19/o-brasil-que-le-menos-pesquisa-aponta-que-pais-perdeu-quase-7-milhoes-de-leitores-em-4-anos-veja- raio-x.ghtml. Acesso em: 6 dez. 2024.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Já dizia o célebre escritor Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”; sendo assim, o Brasil, enquanto nação, está se “desfazendo”, uma vez que a leitura, habilidade tão importante para o exercício da cidadania, está diminuindo significativamente no país. Dessa forma, diante da realidade apresentada nos textos I e II, bem como a partir da reflexão que eles suscitam, elabore um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Estratégias para o incentivo à leitura no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista, em no mínimo 6, e no máximo, 30 linhas. Não se esqueça de atribuir um título ao seu texto.