Texto I

<http://tinyurl.com/495zpe68> Acesso em: 16.02.2024.
Texto II
Alguns países se especializam em ganhar e outros em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções. Ela já não é o reino das maravilhas em que a realidade superava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus da conquista, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como serviçal, continua existindo para satisfazer as necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, de cobre e carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos destinados aos países ricos que, consumindo-os, ganham muito mais do que ganha a América Latina ao produzi-los.
Eduardo Galeano, As Veias Abertas da América Latina.
Texto III
O capital humano é essencial em todos os aspectos do progresso humano. Desenvolver o capital humano ajuda as pessoas a melhorarem suas condições socioeconômicas e nos ajuda a alcançar nosso potencial por meio do acúmulo de conhecimento e de habilidades necessárias para tudo, desde conseguir o primeiro emprego até conseguir resolver grandes problemas como a mudança climática. Esse conhecimento também é fundamental para ajudar os países a reduzirem a pobreza e a desigualdade, aumentar a produtividade e acelerar o crescimento econômico. Pesquisas indicam que aumentar as habilidades cognitivas da força de trabalho de um país significa aumentar também o PIB.
Então, para melhorar a vida dos cidadãos e lidar melhor com nossos desafios compartilhados, devemos investir mais no desenvolvimento humano. Este é o caminho para o Brasil e para a América Latina: aumentar nossos investimentos em capital humano.
<https://tinyurl.com/4jb5pmwd> Acesso em: 01.04.2024. Adaptado.
A partir da coletânea apresentada, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema:
Como superar a permanente exploração da América Latina?
Orientações
• Narração – explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(ns), tempo e lugar.
• Dissertação – selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opiniões para sustentar suas ideias e pontos de vista.
Ao elaborar seu texto:
- Atribua um título para sua redação;
- Não o redija em versos;
- Organize-o em parágrafos;
- Empregue apenas a norma-padrão da língua portuguesa;
- Não copie os textos apresentados na coletânea e na prova;
- Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta para elaborar a versão definitiva; e
- Faça um rascunho antes de passar para a Folha de Redação.
Não assine ou se identifique na Folha de Redação.