INSTRUÇÕES:
A seguir, são apresentadas três propostas de temas para sua Redação. Redija um texto dissertativo sobre APENAS UMA DELAS, manifestando, de forma explícita, seu posicionamento crítico, com a devida argumentação e de acordo com as orientações abaixo.
- Redija, primeiramente, no Rascunho, o texto que deverá ter, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas e dê-lhe um título adequado.
- Passe a limpo sua dissertação na Folha de Redação, com letra legível, sem rasuras e à caneta.
- Escreva, na Folha de Redação, o número da Proposta escolhida.
- NÃO coloque nenhum dado de identificação (nome, assinatura, rubrica) na Folha de Redação, que já vem pré-identificada.
- NÃO faça inserções indevidas no texto ou em qualquer local da Folha de Redação.
- NÃO copie, em sua Redação, os dados fornecidos junto às Propostas 1, 2 e 3; eles servem apenas para contextualizar os temas.
PROPOSTA 1
Pessoas em situação de rua constituem um grupo heterogêneo que tem em comum a extrema vulnerabilidade social, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular. Habitam logradouros e outros espaços públicos, frequentemente nas imediações de centros comerciais devido à maior possibilidade de garantir a subsistência, ainda que de maneira precária. São invisíveis. “É triste a pessoa nem te olhar. Você dizer a pessoa que você sente fome e ela sequer olhar” – expressa um morador de rua.
Disponível em: https://sp.unifesp.br/epe/noticias/populacao-em-situacao-de-rua-2021. Acesso em: 13 maio. 2023.
Em sua opinião, por que muitos indivíduos ignoram a presença de pessoas morando nas ruas, naturalizando a invisibilidade social?
PROPOSTA 2
Texto 1
Em 1795, Immanuel Kant, filósofo alemão, publica a obra “À paz perpétua”. No texto, defendia a ideia de que a paz se constrói porque a razão tem mais força do que o poder. Mais de duzentos anos da publicação da obra, a paz parece ainda se encontrar no farol de desejos da humanidade, já que o mundo conviveu e convive com uma série de guerras e conflitos entre nações e povos.
Texto 2
IV
Olhos assombrados
Olham o mundo.
São acuados olhares
Sob mirantes sombrios
Estarrecidas, entreolham-se
A rosa de Hisroshima
A violência da esquina
E lamentam
Lamentam nossa miopia
Fonte: PAGOT, Suzana. Lugares que esperam. Caxias do Sul, RS: Liddo, 2021, p. 52.
Em sua opinião, é possível ao homem atingir a paz entre os povos? Por quê?
PROPOSTA 3
Você já ouviu falar de quiet quitting? Traduzido por “demissão silenciosa” ou “desistência silenciosa”, refere-se aos profissionais que, insatisfeitos, frustrados com o ambiente de trabalho, performam o mínimo necessário. Os funcionários nem sempre têm intenção de pedir demissão. Conforme especialistas, essa tendência se iniciou quando as pessoas, durante a pandemia, começaram a reavaliar suas experiências de trabalho, sua relação com o empregador e sua vida em geral. A proposta do movimento é a de não fazer mais do que o estritamente necessário no trabalho, ou seja, “não ‘ir além’”. Os profissionais, por exemplo, começaram a se questionar se precisavam trabalhar mais do que o necessário para ganhar o mesmo valor do menor esforço.
Disponível em: http://exame.com/bussola/quiet-quitting-fenomemo-e-tendencia-mundial-e-desafia-lideres-do-futuro/. Acesso em: 12 ago. 2023. (Parcial e adaptado.)
Em sua opinião, a remuneração salarial é condição suficiente para o envolvimento no trabalho?