Considere os textos 1, 2 e 3, apresentados a seguir como motivadores para a sua produção de texto dissertativo-argumentativo.
Texto 1
O idadismo (e seus sinônimos: etarismo, ageísmo e velhismo) se refere aos estereótipos (pensamentos), aos preconceitos (sentimentos) e à discriminação (ações) dirigidos às pessoas com relação à sua idade. Em linhas gerais, trata-se de um fenômeno complexo com múltiplas dimensões e determinantes.
MELO, Ricardo H. V.; AMORIM, Karla P.C. O Idadismo no contexto do trabalho da Estratégia Saúde da Família: Projeção de saberes ao tetragrama dialógico de Morin. Revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação. SP: Botucatu, 2022. (Texto adaptado) Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/kQk76MrpvxXfMkDVWmxGSLS/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 9 ago. 2023.
Texto 2
O idadismo continua a se manifestar no discurso cotidiano em afirmações verbais ou gestuais, particularmente dos mais jovens. Tais atitudes revelam uma mera repetição de clichês de seu imaginário que parecem dirigidas a um outro ser, não-humano; como se estes mais jovens não estivessem também em processo de envelhecimento, não se dando conta eles de que todos somos seres envelhecentes. Na sociedade moderna, a velhice, mesmo quando não associada à pobreza ou à invalidez, tende a ser vista como uma fase dramática e indesejada, seja pela sociedade, seja pelos poderes públicos. Certos estereótipos etários (de idade) da sociedade são internalizados desde a infância e transportados para as relações entre as pessoas. Eles traduzem um certo elitismo, ou seja, o de uma pessoa mais jovem perceber-se mais útil ou mais bonita do que o idoso, o que se qualifica como “preconceito geracional”.
SOUSA, A.C; LODOVICI, F.M.; SILVEIRA, N.D.; ARANTES, R.P. Alguns apontamentos sobre o Idadismo: a posição de pessoas idosas diante desse agravo à sua subjetividade. Revista Estudos Interdisciplinares sobre Envelhecimento. Porto Alegre, vol.19, n.3, p.853-877, 2014. (Texto adaptado)
Disponível em: https://www.pucsp.br/semanagerontologia/downloads/anais/TRABALHOS-COMPLETOS-2.pdf Acesso em: 10 ago. 2023.
Texto 3
Em 18 de março de 2021 a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um importante relatório divulgando que, a cada duas pessoas no mundo, uma tem preconceito contra pessoas mais velhas. O documento, elaborado por várias agências da ONU e encabeçado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), traz ainda recomendações aos governos para que adotem medidas jurídicas e sociais para combater o ageísmo, ou “idadismo”.
"Falamos de idadismo quando a idade é utilizada para categorizar e dividir as pessoas de forma a que elas sofram preconceitos e injustiças", explica o relatório, informando que esse tipo de preconceito "reduz a solidariedade entre gerações". De acordo com o estudo, o preconceito geralmente vem de pessoas mais jovens, em sua maioria homens. O objetivo da ONU é lançar uma campanha mundial de conscientização contra a discriminação etária.
Idadismo: Educar é preciso. In: Viva a velhice: um Blog para todas as idades. Publicado em 26 de abril de 2021. (Texto adaptado) Disponível em: <https://www.vivaavelhice.com/2021/04/idadismo-educar-e-preciso.html>. Acesso em: 10 ago. 2023.
Tome como referência os textos motivadores lidos, bem como os conhecimentos construídos ao longo da sua formação como estudante e cidadã(ão), e escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 15 a 20 linhas, de modo a refletir sobre o seguinte tema:
Idadismo ou preconceito em relação à idade: conscientização para a mudança
Ao elaborar o seu texto, você deve:
- respeitar a proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo;
- posicionar-se quanto à temática, apresentando dois argumentos para sustentar seu ponto de vista;
- utilizar os textos motivadores somente com propósito discursivo (não fazer cópias sem função textual);
- elaborar uma conclusão (lembre-se de que conclusão não é sinônimo de intervenção).