IMPORTANTE!

- Escolha um dos temas apresentados e elabore sua redação de acordo com as orientações para o tema selecionado. 
- Evite rasurar o texto definitivo – a folha de redação é única e não será substituída. 
- Redija o texto definitivo a caneta. 
- Não escreva seu nome no texto definitivo, nem o assine. 
- Faça o rascunho de sua redação, a qual deve ter de 20 a 35 linhas. 
- A redação será anulada se:

  •  fugir do tema ou da delimitação proposta; 
     for ilegível; 
     não atender aos critérios de textualidade, sendo considerada um não texto. 
     contiver, com exceção do número de inscrição já impresso na folha definitiva, outros elementos que identifiquem o candidato; 
     for escrita em língua estrangeira. 

Tema 1

14% das famílias do RS passam fome; resultado é o pior entre os estados do Sul

Insegurança alimentar grave é caracterizada por deixar de comer por falta de dinheiro, seja em uma das refeições ou até por um dia inteiro

ZH - 14/09/2022
Anderson Aires

O Rio Grande do Sul é o estado da região Sul do país com maior percentual de lares que enfrentam a fome. No estado, 14,1% dos domicílios registram insegurança alimentar grave. Esse quadro é caracterizado por sentir fome e não comer por falta de dinheiro para comprar alimentos, fazer apenas uma refeição ao dia ou ficar o dia inteiro sem comer. Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 (Vigisan), divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) nesta quarta-feira (14).

O estado lidera nesse quesito com certa folga em relação aos vizinhos. Paraná tem 8,6% dos lares em situação de insegurança alimentar grave. Já Santa Catarina apresenta 4,6% nesse indicador.

O relatório destaca que os diferentes cenários entre estados apontados na pesquisa ocorrem diante de uma série de fatores, como dinâmicas populacionais e estruturas socioeconômicas. "As diferenças entre os estados estão ligadas tanto aos processos históricos de suas dinâmicas populacionais, estruturas socioeconômicas e processos políticos, quanto à aderência das decisões político-administrativas e das agendas de organizações sociais às necessidades de suas populações locais".

Abrindo mais o leque, levando em conta a insegurança alimentar moderada, o levantamento mostra que 25,4% dos lares gaúchos enfrentam algum tipo de falta de alimento. E também aponta que 64% das famílias que se encaixam nessa situação têm renda de até meio salário-mínimo por pessoa.

Integrante da Rede Penssan e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-RS), Juliano de Sá faz um alerta em relação à presença de crianças em lares com insegurança alimentar moderada ou grave. No estado, apenas quatro em cada 10 domicílios com crianças de até 10 anos têm segurança alimentar.

Sá destaca que esse cenário pode desencadear problemas que vão além da vulnerabilidade social, pois também afeta questões biológicas:

— Serão crianças que estarão mais sensíveis a doenças. Isso também vai desencadear, no médio prazo, uma série de questões que as nutricionistas abordam sobre o desenvolvimento biológico dessas crianças. Elas terão problemas desde o processo de função, de produção de células, de equação hormonal. Isso pode gerar problemas de crescimento físico, mas sobretudo na questão do desenvolvimento como um todo.

(...)

(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2022/09/14-das-familias-do-rs-passam-fome-resultado-e-o-pior-entre-os-estados-do-sul-cl81o87ef003n016edihgmemx.html. Adaptado. Acesso em 20 set. 2022.)

Infelizmente o problema da fome não é um problema que assola apenas o Rio Grande do Sul. Pesquisas e reportagens recentes têm mostrado isso. Estamos diante de um problema mundial. Diante disso e considerando seus conhecimentos sobre o tema, escreva um texto dissertativo-argumentativo, respondendo à seguinte questão: Que dificuldades uma sociedade enfrenta quando um grande número de sua população passa fome?

Tema 2

Copa do Mundo Catar 2022: polêmicas e infraestrutura inédita
Em meio às polêmicas sobre direitos humanos no Catar, o país prepara infraestrutura inédita para a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio

Por Insper Sports Business
10 de junho de 2022

A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do mundo, ou, pelo menos, o que gera mais engajamento na população mundial. Na edição de 2022, a copa será sediada no Catar e terá início no mês de dezembro devido às altas temperaturas locais. O Catar se tornará o menor país que já sediou o torneio, com uma população de cerca de 2,8 milhões de pessoas, e o primeiro do Oriente Médio a sediar uma Copa do Mundo.

Localizado no sudoeste asiático, o Catar possui uma pequena população e uma área modesta, mas tem se industrializado de forma expressiva recentemente e está investindo em sediar grandes eventos para promover o país, que tem um dos maiores PIB per capita do mundo.

Uma das maiores atrações da Copa do Mundo é o mascote, que, nessa edição, será o La’eeb. De acordo a FIFA, o nome escolhido significa “jogador habilidoso” em árabe e o formato do mascote é inspirado na “ghutrah”, lenço de cabeça característico da cultura árabe. Ainda segundo a FIFA, o propósito do La’eeb é inspirar todos a acreditarem em si mesmos.


Divulgação / FIFA

Polêmicas envolvendo a Copa do Mundo Catar 2022

Os países do oriente médio têm uma cultura completamente diferente dos outros países. Algumas atitudes e falas geraram diversas polêmicas e fizeram com que parte da população condenasse a escolha da FIFA de sediar a Copa do Mundo em um país com um pensamento predominantemente “retrógrado”. Assuntos como a recusa de hotéis do Catar em receber homossexuais, o veto a bandeiras LGBTQIA+ na Copa do Mundo do Catar para “proteger torcedores” e os erros admitidos pelas autoridades locais relacionados à utilização de trabalho escravo geraram uma grande discussão no mundo sobre a realização do torneio no país.

Boa parte da população mundial e até jogadores de futebol importantes como o alemão Toni Kroos tentaram um boicote ao evento, mas sem efeito, já que, segundo a FIFA, já foram feitos mais de 23 milhões de pedidos de ingressos. Apesar de todas as polêmicas, os líderes do país mantêm o seu pensamento e afirmam que as pessoas sabem as regras locais e, caso não concordem, não precisam estar presentes na Copa do Mundo.

Investimento em infraestrutura e tecnologia

Apesar das polêmicas, uma coisa é incontestável sobre a Copa do Catar: a agilidade e o planejamento do evento é de um nível nunca antes visto. Em fevereiro de 2021, 90% da estrutura já havia sido construída, e cinco dos oito estádios já haviam sido inaugurados. Em comparação com a Copa de 2014 no Brasil, estádios como a Arena Corinthians ficaram prontos somente 1 mês antes do início do torneio. Para evitar o “abandono” de estádios depois da Copa, como ocorrido com a Arena das Dunas, em Natal, e com a Arena Amazônia, em Manaus, o Catar decidiu diminuir a quantidade de estádios em 25% comparado aos últimos dois mundiais.

O planejamento de transporte também é de se invejar. A rede de transporte está finalizada com a conclusão de todas as rotas do metrô construído para a Copa do Mundo. As linhas amarela, verde e vermelha, que conectam os passageiros a seis estádios do Mundial, foram entregues em setembro de 2020. Para as outras duas arenas mais afastadas, o governo disponibiliza trens para fazer a baldeação. Além do metrô, há opções como táxis do governo, Uber e ônibus. Para os torcedores com ingressos para as partidas, o metrô e outros transportes públicos serão de graça no dia da partida.

Portanto, a Copa do Mundo Catar 2022 deve ser uma das melhores da história em questão de organização e planejamento. Apesar das polêmicas locais envolvendo direitos humanos e dos altos preços, a Copa de 2022 também deve ter um recorde de turistas, muito pelo fato de ser a primeira edição após a pandemia de Covid-19.

(Disponível em: https://sportinsider.com.br/copa-do-mundo-qatar-2/. Adaptado. Acesso em 20 set. 2022.)

Considerando toda magia, história, emoção, espírito esportivo, polêmica em torno da maior festa do esporte mundial – a Copa do Mundo, também conhecida como Campeonato Mundial de Futebol –, escreva um texto dissertativo-argumentativo, respondendo à seguinte questão: O que significa congregar diferentes pessoas, de diferentes lugares, com hábitos peculiares e culturas diversas para, juntos, realizarem o maior espetáculo da Terra num momento de guerra, desemprego, violência no mundo inteiro?

UPF 2023 - verão

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Resumos de Obras Literárias

Língua estrangeira:-

Espanhol
Inglês

Tabela Periódica

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage