Considere os textos 1, 2 e 3, apresentados a seguir como motivadores para a sua produção de texto dissertativo-argumentativo.

Texto 1

O termo lifelong learning surgiu na década de 1970, mas ganhou mais destaque durante os anos 1990 com o conceito de educação que ultrapassa os limites das instituições e quaisquer barreiras de idade ou nível social. Contudo, foi a partir de um relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI da Unesco, de 2010, que o termo foi ganhando mais popularidade.

Esse processo estimula o desenvolvimento pessoal e profissional de maneira voluntária, proativa e permanente, a partir de experiências de aprendizagem. E isso já está sendo valorizado em empresas com cultura organiza-cional focada na utilização do lifelong learning para aperfeiçoamento e desenvolvimento de colaboradores.

PETROCELLI, Marina. Lifelong Learning: a educação como um processo contínuo. Blog MBA USP/Esalq. Texto adaptado.

Disponível em: https://blog.mbauspesalq.com/2020/04/07/lifelong-learning-a-educacao-como-um-processo-continuo/?gclid=CjwK-CAjw3K2XBhAzEiwAmmgrAkNxTI1WRdWlVSg684AXRynEb2OKTiv2DwFvT34OFb3wCRpMmE1n-xoCMMQQAvD_BwE Acesso em: 01/08/2022.

Texto 2

A partir do Lifelong Learning, o conhecimento passa a ser observado com maior importância sob o viés da transformação social e econômica do indivíduo, complementando a sua relevância no campo acadêmico, inse-rindo uma visão mais ampla do seu efeito nas estruturas produtivas e industriais da sociedade. Associado à crescente instabilidade do emprego e das profissões, o Lifelong Learning reforça a sua importância na busca por um sistema ágil e de rápida geração de conhecimento, que responda de forma mais eficiente as demandas desta sociedade conectada e carente de conhecimento.

CANFIELD, George de Salles; GHISLENI, Taís Steffenello; BECKER, Elsbeth Léia Spode. Lifelong Learning e as experiências de aprendi-zagem na graduação. Revista Research Society and Development. January 2020. Texto adaptado.

Disponível em: researchgate.net/publication/338318553_Lifelong_Learning_e_as_experiencias_de_aprendizagem_na_graduacao Acesso em: 31/07/2022.

Texto 3

O mundo do trabalho, já há algum tempo, bate na tecla sobre a necessidade do aprendizado contínuo. Mas a principal questão que emerge é: o que poderia impulsionar as pessoas a buscar – de forma espontânea – novos conhecimentos e não apenas o conhecimento incremental ou aquele que já existe?

Desenvolver novos conhecimentos requer uma motivação contínua e disposição (e espaço) para assumir riscos. Em vez do medo, as pessoas que aprendem e evoluem em seu trabalho tendem ao que chamam de “paixão por explorar”, um motivador muito mais poderoso para o aprendizado. Cultivar a paixão do explorador leva ao pensamento inovador em outro nível. Líderes e gestores que conseguem restaurar nossa humanidade – curiosidade, imaginação, criatividade, vontade de correr riscos e de se conectar com outras pessoas – conseguem desencadear o desejo de aprender, o que leva a novas oportunidades de crescimento dos negócios e do potencial humano.

PORTO, Lilia. 3 elementos que acendem a paixão por explorar e aprender. Blog O futuro das coisas. 07 de novembro de 2021. Texto adaptado.
Disponível em: https://ofuturodascoisas.com/3-elementos-que-acendem-a-paixao-por-explorar-e-aprender/ Acesso em: 30/07/2022.

Tome como referência os textos motivadores lidos, bem como os conhecimentos construídos ao longo da sua formação como estudante e cidadã(ão), e escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 15 a 20 linhas, de modo a refletir sobre o seguinte tema:

Lifelong learning: a educação como um processo contínuo

Ao elaborar o seu texto, você deve:

- respeitar a proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo;
- posicionar-se quanto à temática, apresentando dois argumentos para sustentar seu ponto de vista;
- não fazer cópia dos textos motivadores (se desejar utilizá-los, fazer paráfrase e indicar a autoria ou fonte);
- elaborar uma conclusão (lembre-se de que conclusão não é sinônimo de intervenção).

PUCPR 2023 - Vestibular de Verão

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Filosofia
Geografia
História
Matemática
Português
Química

Língua estrangeira:-

Espanhol
Inglês

FÓRMULAS

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage