Considere os textos 1, 2 e 3, apresentados a seguir como motivadores para a sua produção de texto dissertativo-argumentativo.
Texto 1
O termo lifelong learning surgiu na década de 1970, mas ganhou mais destaque durante os anos 1990 com o conceito de educação que ultrapassa os limites das instituições e quaisquer barreiras de idade ou nível social. Contudo, foi a partir de um relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI da Unesco, de 2010, que o termo foi ganhando mais popularidade.
Esse processo estimula o desenvolvimento pessoal e profissional de maneira voluntária, proativa e permanente, a partir de experiências de aprendizagem. E isso já está sendo valorizado em empresas com cultura organiza-cional focada na utilização do lifelong learning para aperfeiçoamento e desenvolvimento de colaboradores.
PETROCELLI, Marina. Lifelong Learning: a educação como um processo contínuo. Blog MBA USP/Esalq. Texto adaptado.
Disponível em: https://blog.mbauspesalq.com/2020/04/07/lifelong-learning-a-educacao-como-um-processo-continuo/?gclid=CjwK-CAjw3K2XBhAzEiwAmmgrAkNxTI1WRdWlVSg684AXRynEb2OKTiv2DwFvT34OFb3wCRpMmE1n-xoCMMQQAvD_BwE Acesso em: 01/08/2022.
Texto 2
A partir do Lifelong Learning, o conhecimento passa a ser observado com maior importância sob o viés da transformação social e econômica do indivíduo, complementando a sua relevância no campo acadêmico, inse-rindo uma visão mais ampla do seu efeito nas estruturas produtivas e industriais da sociedade. Associado à crescente instabilidade do emprego e das profissões, o Lifelong Learning reforça a sua importância na busca por um sistema ágil e de rápida geração de conhecimento, que responda de forma mais eficiente as demandas desta sociedade conectada e carente de conhecimento.
CANFIELD, George de Salles; GHISLENI, Taís Steffenello; BECKER, Elsbeth Léia Spode. Lifelong Learning e as experiências de aprendi-zagem na graduação. Revista Research Society and Development. January 2020. Texto adaptado.
Disponível em: researchgate.net/publication/338318553_Lifelong_Learning_e_as_experiencias_de_aprendizagem_na_graduacao Acesso em: 31/07/2022.
Texto 3
O mundo do trabalho, já há algum tempo, bate na tecla sobre a necessidade do aprendizado contínuo. Mas a principal questão que emerge é: o que poderia impulsionar as pessoas a buscar – de forma espontânea – novos conhecimentos e não apenas o conhecimento incremental ou aquele que já existe?
Desenvolver novos conhecimentos requer uma motivação contínua e disposição (e espaço) para assumir riscos. Em vez do medo, as pessoas que aprendem e evoluem em seu trabalho tendem ao que chamam de “paixão por explorar”, um motivador muito mais poderoso para o aprendizado. Cultivar a paixão do explorador leva ao pensamento inovador em outro nível. Líderes e gestores que conseguem restaurar nossa humanidade – curiosidade, imaginação, criatividade, vontade de correr riscos e de se conectar com outras pessoas – conseguem desencadear o desejo de aprender, o que leva a novas oportunidades de crescimento dos negócios e do potencial humano.
PORTO, Lilia. 3 elementos que acendem a paixão por explorar e aprender. Blog O futuro das coisas. 07 de novembro de 2021. Texto adaptado.
Disponível em: https://ofuturodascoisas.com/3-elementos-que-acendem-a-paixao-por-explorar-e-aprender/ Acesso em: 30/07/2022.
Tome como referência os textos motivadores lidos, bem como os conhecimentos construídos ao longo da sua formação como estudante e cidadã(ão), e escreva um texto dissertativo-argumentativo, de 15 a 20 linhas, de modo a refletir sobre o seguinte tema:
Lifelong learning: a educação como um processo contínuo
Ao elaborar o seu texto, você deve:
- respeitar a proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo;
- posicionar-se quanto à temática, apresentando dois argumentos para sustentar seu ponto de vista;
- não fazer cópia dos textos motivadores (se desejar utilizá-los, fazer paráfrase e indicar a autoria ou fonte);
- elaborar uma conclusão (lembre-se de que conclusão não é sinônimo de intervenção).