REDAÇÃO
Considere os textos 1, 2 e 3 apresentados a seguir como motivadores para a sua produção de texto dissertativo-argumentativo.
Texto 1
Você certamente se depara, toda semana, com algum produto ou pesquisa que se diz científica. Isso porque a ciência, desde o século XVI, vem ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade. Hoje, com as grandes conquistas por ela alcançadas (como a possibilidade de você ler este texto e ter acesso a bilhões de informações em um computador, tablet ou smartphone, por exemplo) é muito difícil pensar o mundo sem seus constantes avanços.
De acordo com estudo realizado pela Capes (Coordenação e aperfeiçoamento de pessoal de nível superior), entre 2011 e 2016 o Brasil publicou mais de 250.000 pesquisas, sendo o décimo terceiro país mais citado do mundo e o mais citado da América Latina.
A construção científica é trabalhosa, é fruto de grandes debates e investigações nas universidades, nos laboratórios e em grandes centros de pesquisa, mas ainda é, em nossos tempos, o principal meio de organizar e construir conhecimento.
Politize! Organização Civil sem Fins Lucrativos. Seção Conceitos.
Por Danniel Figueiredo. Publicado em 30 de maio de 2019.
Disponível em https://www.politize.com.br/o-que-e-ciencia/ Acesso em: 25/02/2021. Texto adaptado.
Texto 2
A ciência permite à humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza. A ciência é importante na nossa vida, pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor; através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e muitas outras áreas sociais.
Cada vez mais, a busca pelo desenvolvimento econômico e social tem ensinado que esse caminho de avanços tem como pontos fundamentais a ciência, a tecnologia e a inovação. No paradigma da sociedade da informação e do conhecimento que resulta na sociedade da inovação, ciência e tecnologia ganham cada vez mais importância.
Quando uma pandemia como a do novo coronavírus se alastra pelo mundo, uma das grandes necessidades é obviamente o desenvolvimento de vacinas, como temos presenciado na atualidade. E é preciso tempo para se criar algo eficaz e seguro. Como se pode então estar preparado para reagir a uma emergência como a que estamos vivendo? Os países devem fazer um investimento regular e constante na produção de conhecimento científico.
Brasil Escola. Seção Meu artigo.
Publicado por Benigno Núñez.
Disponível em https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/direito/a-importancia-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao-em-tempos-de-pandemia-para-a-sociedade.htm. Acesso em: 25/02/2021. Texto adaptado.
Texto 3
A pesquisa científica: a importância dela para uma universidade
A pesquisa científica é uma parte importantíssima no desenvolvimento de um aluno. Através dela o estudante pode aprender um contexto mais amplo da área, acrescentar pontos que não conseguem ser explicados numa sala de aula convencional, dar mais riqueza e versatilidade aos temas já conhecidos. Ou seja, pesquisa é top. Para uma universidade carregar o título de universidade, ela precisa ter incentivo à pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento. Ou seja, é de interesse de toda e qualquer instituição de ensino superior que os campos de pesquisa possam ser explorados por seus alunos.
Blog Que Curso. Seção Escolha Profissional.
Publicado em 20/12/2018.
Disponível em https://quecurso.com.br/blog/pesquisa-cientifica-a-importancia-dela/ Acesso em: 23/02/2021. Texto adaptado.
Tome como referência os textos motivadores lidos, bem como os conhecimentos construídos ao longo da sua formação como estudante e cidadã(ão), e escreva um texto dissertativo-argumentativo, de modo a refletir sobre o seguinte tema:
Ciência e Universidade
Ao elaborar o seu texto, você deve:
- respeitar a proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo;
- posicionar-se quanto à temática, apresentando dois argumentos para sustentar seu ponto de vista;
- não fazer cópia dos textos motivadores sem finalidade discursiva (se desejar utilizá-los, fazer paráfrase e indicar a autoria ou fonte);
- elaborar uma conclusão (lembre-se de que conclusão não é sinônimo de proposta de intervenção).