Considere os textos 1, 2 e 3 apresentados a seguir como motivadores para a sua produção de texto dissertativo-argumentativo.
Texto 1
A influência dos formadores de opinião tem maior alcance pelo fato de que hoje, com a tecnologia tão avançada, todos possuem acesso para compartilhar e seguir, onde quer que estejam. A comodidade que a internet dispo-nibiliza beneficia e muito esse novo mercado virtual, visto que, se existem formadores de opinião influenciáveis, é porque há uma população que acompanha e concorda com seus pontos de vista. O compartilhamento de opinião tornou-se possível em virtude do avanço da tecnologia que está presente através de celulares, ipads, iphones, tablets etc.
BELEGANTE, T. C.; MENEZES, L.P. A influência dos formadores de opinião nas redes sociais. Revista ENCITEC. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, RS. 2019. ISSN: 2237-4450 (Texto adaptado).
Disponível em: <https://www.fasul.edu.br/projetos/app/webroot/files/controle_eventos/ce_producao/20151027-160644_arquivo.pdf>. Acesso em: 20/05/2020.
Texto 2
Em tempos de tanta opinião e interatividade, especialmente nas redes sociais e nos espaços destinados a comentários em sites de notícias e blogs, manifestações usualmente anônimas e carregadas de polêmica e de intensidade crescem na velocidade da luz. Para quem escreve esses comentários a gíria da internet chama de “haters” os que amam odiar, e de “lovers” os tão amorosos."
Fernanda Musardo, consultora de mídias sociais, lembra que “tudo na internet é sempre um exagero. Amor, ódio, alegria, tudo para parecer mais do que é. A finalidade disso sempre é satisfazer o próprio ego”. Leonardo Araujo, psicólogo e psicoterapeuta, reforça que o “hater” pode ser também quem pratica cyber bullying, pois “as redes sociais expuseram ainda mais essa faceta do ser humano. As tecnologias em uso são muito novas, em termos históricos os pouco mais de 20 anos de internet, 10 anos de redes sociais e sete anos de smartpho-nes são apenas um suspiro. Ainda estamos aprendendo a lidar”.
Jornal Gazeta do Povo online. Seção Viver bem. Comportamento. (Texto adaptado).
Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/amor-e-odio-sem-medida/ Gazeta do Povo>. Acesso em: 24/05/2020.
Texto 3
As redes sociais e interativas mudaram a internet. O que significa Web 2.0? Como pode este espaço virtual ajudar os políticos a se comunicarem melhor com os cidadãos?
Stanislas Magniant – Há realmente duas maneiras de interpretar esta questão: quando você perguntar aos políticos como a web pode ajudá-los a se comunicarem com os cidadãos, eles geralmente respondem em termos dos canais que, de maneira direta e sem mediação, lhes possibilitam enviar informações, mensagens, pensamentos para os seus eleitores. Em geral, eles veem isso como um estreito canal de auto divulgação que complementa a mídia tradicional de radiodifusão (para aqueles políticos suficientemente populares para terem acesso a rádio e TV).
Quando você pergunta aos cidadãos a mesma questão, eles entendem de forma diferente e consideram a web uma oportunidade única de expressar as suas preocupações e dar o seu parecer aos seus representantes eleitos. Eles veem isso como um canal de baixo para cima para chamar a atenção desses políticos presentes nas redes sociais.
Trecho de entrevista publicada no Observatório da Imprensa. PROJOR – Instituto para o desenvolvimento do jornalismo. Publicado por Luciano Medina Martins. ISSN 1519-7670 - Ano 20 - nº 1088 (Texto adaptado). Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/educacao-e-cidadania/caderno-da-cidadania/as-redes-sociais-influenciam-a-opiniao-publica/>. Acesso em: 20/05/2020.
Tome como referência os textos motivadores lidos, bem como os conhecimentos construídos ao longo da sua formação como estudante e cidadão, e escreva um texto dissertativo-argumentativo, de modo a refletir sobre o seguinte tema:
Formação de opinião e interatividade nas redes sociais
Ao elaborar o seu texto, você deve
- respeitar a proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo.
- posicionar-se quanto à temática, apresentando, no mínimo, dois argumentos para sustentar seu ponto de vista.
- não fazer cópia dos textos motivadores (se desejar utilizá-los, fazer paráfrase e indicar a autoria ou fonte).
- elaborar uma conclusão (lembre-se de que conclusão e proposta de intervenção não são sinônimos).