No grupo 2 estão os seguintes cursos: Artes Cênicas; Ciências Sociais; Comunicação Social – Cinema, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design – Comunicação Visual; Design – Mídia Digital; Design – Moda; Design – Projeto de Produto; Direito; Filosofia; Geografia; História; Letras; Pedagogia; Psicologia; Relações Internacionais; Serviço Social e Teologia.

REDAÇÃO

No texto abaixo transcrito a crítica literária Noemi Jaffe deixa transparecer a maneira como entende o que seja resistência.

“Pessoas resistem — não permitem que forças externas alterem seus princípios e valores; suportam dificuldades aparentemente inimagináveis; não revelam segredos, nem sob penas e dores terríveis. Por vezes, resistem mesmo quando parece que se entregam: uma resistência semelhante à da água, maleável, mas nem por isso menos resistente.

A linguagem também resiste. Se tratadas com rigor, propriedade e tino poético, as palavras sustentam brancos dolorosos, reagem com forças ainda maiores do que as que sobre elas foram aplicadas; suportam fardos, banalizações e driblam poderes.”

(Texto de apresentação do romance Resistência de Julien Fuks ao leitor. O texto encontra-se nas orelhas do livro publicado pela Companhia das Letras, São Paulo, em 2015.)

Seguindo as instruções abaixo, produza um texto dissertativo-argumentativocom cerca de 30 linhas — discorrendo sobre o que você entende por resistência. Seu texto deve, obrigatoriamente, resumir e comentar algum episódio para servir de ilustração da sua concepção. Você pode, indicando a fonte, fazer menção a pelo menos uma das situações abordadas nos textos da prova, as quais orientam atitudes de resistência. Dê um título informativo ao seu texto.

PUC-RIO 2020 - Grupo II

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Geografia
História
Matemática
Português
Química

Língua estrangeira:-

Espanhol
Inglês

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PROVA

Tabela Periódica

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage