Duração: 4 horas

REDAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS

I. Dos cuidados gerais a serem tomados pelos candidatos:

1. Leia atentamente as propostas, escolhendo uma das duas para sua prova de Redação.
2. Escreva, na primeira linha do formulário de Redação, o número da proposta escolhida e dê um título ao texto.
3. A Redação deverá ser escrita em língua portuguesa e em letra legível, usando, unicamente, caneta esferográfica de tinta preta.
4. Tenha como padrão básico em torno de 30 (trinta) linhas.
5. Atenda, com cuidado, em todos os seus aspectos, à proposta escolhida.
6. Empregue nível de linguagem apropriado à sua escolha.
7. Estruture seu texto utilizando recursos gramaticais e vocabulário adequados. Lembre-se de que o uso correto de pronomes e de conjunções mantém a coesão textual.
8. Seja claro e coerente na exposição de suas ideias.
9. Será anulada a Redação que contiver qualquer registro ou sinalização que permita a identificação do candidato (nome, assinatura, rubrica etc.) em local não destinado a esse fim.
10. A Redação será avaliada quanto à adequação ao tema, adequação ao tipo de texto, adequação ao nível de linguagem, coesão e coerência. O candidato que obtiver nota 0 (zero) em um dos critérios − adequação ao tema, adequação ao tipo de texto ou coerência − será desclassificado do Processo Seletivo.

II. Das Propostas:

DISSERTAÇÃO I

Em uma Europa que lida com a ascensão de governos populistas dados à glorificação do passado como forma de reforçar a identidade nacional, um museu holandês provocou grande polêmica ao decidir que a era mais vistosa de seu país não deveria mais ser enaltecida. Há duas semanas, o Museu de Amsterdã determinou que a Era Dourada deverá ser chamada apenas de Século 17 Holandês em suas exposições e coleção permanente.

Em nota, o curador responsável pelo setor na instituição afirma que “a Era Dourada ocupa um lugar importante na historiografia ocidental”, mas que as associações positivas ao termo, “como prosperidade, opulência e inocência, não dão conta da realidade histórica. O termo ignora diversos lados negativos do século 17, como pobreza, guerra, trabalhos forçados e tráfico humano”.

A discussão envolve o Brasil: entre 1630 e 1654 a Companhia da Índias Ocidentais holandesa gerenciou uma grande colônia no Nordeste, centrada em Pernambuco. O domínio coincidiu com o ápice da Era Dourada − termo que segue em uso no outro museu principal da capital holandesa, o Rijksmuseum.

O século 17 viu a miséria citada pelo curador, mas também o esplendor da arte alimentada por patronos enriquecidos pelo comércio ultramarino: gênios como Rembrandt e Vermeer atuaram naquela época.

A decisão desagradou o governo holandês. “Primeiro tivemos de mudar as placas de rua, aí caíram estátuas e agora toda a Era Dourada vai para o lixo? É covardia reescrever a história”, disse um deputado. O principal especialista holandês em restituição colonial, por sua vez, buscou contemporizar: “É preciso debater à luz da discussão sobre o passado colonial da Europa, que geralmente acaba numa discussão binária. O termo Era Dourada é confortável porque faz pensar mais no nosso passado glorioso do que no seu lado sombrio. Mas o ‘nosso’ não existe mais, e é preciso discutir para quem o século 17 foi dourado”.

(Adaptado de: GIELOW, Igor. Folha de S. Paulo, Mundo, A18, 29/09/2019)

Baseando-se nas ideias presentes no texto acima e em seu conhecimento a respeito das questões suscitadas, redija uma dissertação de caráter argumentativo sobre o seguinte tema:

Um novo ponto de vista sobre o passado

DISSERTAÇÃO II

Texto 1

A língua é viva e poucas coisas envelhecem tão rapidamente nela como a gíria. Nascidas de um termo da moda, de uma tendência passageira ou de algum leve agito na superfície dos vocábulos, as gírias raramente permanecem. Mais: saber algum termo denuncia idade. Há termos superados pela tecnologia. “Cair a ficha” ou “virar o disco!” não apenas perderam o sentido, distanciaram-se do real porque quase nada mais usa ficha e o disco de vinil é peça pouco comum.

A gramática e o dicionário de uma língua são museus; a vida pertence à rua e aos usuários nativos que usam, moldam, transformam e “deformam” os sentidos. Nossa língua pode ser “rude e dolorosa” como especificou Bilac, pode usar gírias de internet ou antigas, pode ter a cadência camoniana ou o brilho dos termos em iorubá. Amar a língua nunca será acompanhá-la à sala de necropsia, todavia expandi-la em novos gritos de vida.

(Adaptado de: KARNAL, Leandro. O Estado de S.Paulo, 25/09/2019)

Texto 2

Apesar de ninguém saber exatamente quando surgiram os idiomas, há algumas certezas: a língua acompanha um povo ao longo dos tempos, expressando uma maneira de organizar o mundo em nomes e estruturas linguísticas. As transformações acontecem na linguagem dos sermões, das palestras, dos discursos de políticos e advogados. Das poesias aos documentos, nada permanece igual por muito tempo. Cada grupo social é capaz de modificar o falar e o escrever, mas em geral, a população mais jovem é disparadora das mudanças.

O exemplo mais recente de todo esse dinamismo está na escrita cifrada usada na internet. O uso criativo da linguagem da comunicação via computador é uma novidade. Abreviações eram feitas desde a época do latim, mas nunca houve nada como a inventividade do internetês. (Adaptado de: POLATO, Amanda. A língua é viva. Disponível em: novaescola.org.br)

Texto 3

Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
E te pergunta, sem interesse pela resposta,
Pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?

(DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. “Procura da Poesia”) 

Baseando-se nos textos 1, 2 e 3, desenvolva uma dissertação de caráter expositivo sobre o tema:

O convívio de tradição e mudança na língua

PUC-Campinas 2020 - verão

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Resumos de Obras Literárias

Língua estrangeira:-

Inglês

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PROVA

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage