REDAÇÃO

A seguir são apresentados três temas. Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas ideias a respeito do assunto. 
Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos: 
♦ Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu. 
♦ Você pode escrever o seu texto de acordo com as novas regras ortográficas, ou manter a grafia anterior ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. As duas opções serão aceitas. 
♦ Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente ideias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita. 
♦ Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas. 
♦ Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, assinale o tema desenvolvido no campo indicado, na parte superior da folha. 
♦ Releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários. 
♦ Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar. 
♦ Lembre-se de que não serão considerados
- textos que não desenvolverem um dos temas propostos; 
- textos redigidos a lápis ou ilegíveis. 
Boa prova!

TEMA 1 
AULAS DE GRAMÁTICA

Na escola, é normal que os estudantes enfrentem dificuldades com certos conteúdos de algumas disciplinas. Em geral, na disciplina de Língua Portuguesa, as aulas de gramática (“gramatiquice”, segundo Maria Helena de Moura Neves – texto 1 desta prova) podem estar entre as de maior complexidade.

Se optar por este tema, você deverá identificar conteúdos de gramática que considerou problemáticos durante o período escolar, especialmente no Ensino Médio. Reflita sobre as possíveis razões que o levaram a ter dificuldades em aprendê-los e discuta sua relevância (ou não) para o aprimoramento de sua produção escrita.

TEMA 2
“INDIGÊNCIA LEXICAL”

A personagem do texto 2 da prova de Língua Portuguesa e Literatura cita a escritora Nélida Piñon, que atribui a “indigência lexical” (“falta de palavras”) à pouca leitura de livros no Brasil.

[...] Esta manhã, ela disse na televisão que o País sofre com a falta de palavras, pois os livros são muito pouco lidos por aqui. [...]

Se escolher este tema, discuta a relação de causalidade existente entre a pouca leitura e a falta de palavras. Para desenvolver sua argumentação, você poderá partir das seguintes questões: Por que a falta de leitura provoca a “falta de palavras”? Em que a “indigência lexical” pode afetar a vida pessoal/profissional de cada indivíduo?

TEMA 3
LITERATURA E REPRESENTAÇÃO

“O escritor, dizia Barthes, é o que fala no lugar de outro. Quando entendemos a literatura como uma forma de representação, espaço onde interesses e perspectivas sociais interagem e se entrechocam, não podemos deixar de indagar quem é, afinal, esse outro, que posição lhe é reservada na sociedade, e o que seu silêncio esconde”.

(DALCASTAGNÈ, R., Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte / Rio Janeiro: EdUERJ, 2012. Excerto adaptado)

Se você escolher este tema, considere as seguintes questões: Com que escritor(a) você se identifica? O que leva você a se sentir representado(a) pelas obras desse(a) autor(a)? O que essas obras dizem sobre o mundo?

PUCRS 2019 - verão

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Resumos de Obras Literárias

Língua estrangeira:-

Espanhol
Inglês

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage