Duração da Prova: 5 horas.

Português

A prova da primeira fase na área de Linguagens distingue-se por uma atenção crítica aos fenômenos da linguagem oral e escrita. Tratando-se de uma prova de múltipla escolha – com questões de Língua Portuguesa e de Literaturas de Língua Portuguesa, e questões interdisciplinares com as áreas de Biologia, Física e Química –, o principal objetivo da Banca Elaboradora foi avaliar as habilidades de leitura do candidato, sua capacidade de estabelecer relações entre os excertos selecionados e os enunciados das questões, bem como seu discernimento crítico em relação às alternativas propostas em cada questão.

As questões de Língua Portuguesa procuram avaliar a capacidade do candidato de ler e interpretar variados gêneros de textos em funcionamento na vida social e em diversas práticas no contexto histórico e cultural. Os itens do programa abordados foram: “Funcionamento social da língua”, “O texto e seu funcionamento”, “Processos de significação” e “Morfologia da língua portuguesa”.

As questões procuram avaliar a compreensão dos candidatos sobre: (i) o uso de determinados recursos linguístico-discursivos e seus impactos na construção dos sentidos do texto, (ii) gêneros escritos e multimodais, (iii) funções argumentativas e coesivas de determinados recursos linguístico-discursivos presentes nos textos, (iv) variação linguística em segmentos sociais e contextos de comunicação variados. Na previsão da Banca, a prova apresentaria duas questões difíceis, duas de grau médio de dificuldade e três fáceis. Entretanto, o desempenho dos candidatos demonstrou que cinco questões da prova de Língua Portuguesa podem ser classificadas como fáceis ou muito fáceis, com 73,03%, 76,15%, 79,39%, 89,22%, 89, 69% de acertos; uma questão foi de nível médio e uma foi difícil, com 47,43% e 39,00% de acertos, respectivamente.

As questões de Literaturas de Língua Portuguesa, por sua vez, requerem do candidato uma experiência de leitura efetiva do corpus literário selecionado e indicado na lista de livros da Comvest, além de uma atenção especial às particularidades estéticas dos textos e a sua inserção em seu momento histórico e social. As obras contempladas foram: “Amor”, do livro Laços de família, de Clarice Lispector; Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus; A teus pés, de Ana Cristina Cesar; O bem-amado, de Dias Gomes; Sermões de quarta-feira de cinza, de Antonio Vieira; Coração, cabeça e estômago, de Camilo Castelo Branco.

O principal objetivo das questões foi avaliar a capacidade de compreensão dos candidatos sobre: (i) os efeitos de sentido característicos de textos narrativos e poéticos, (ii) as relações entre forma literária e sentido social, (iii) os recursos expressivos da linguagem poética, (iv) alguns elementos da teoria da narrativa, como personagem, enredo, composição do espaço. Previa-se que a prova apresentaria três questões de grau médio de dificuldade, uma de grau médio a difícil e duas questões fáceis. O desempenho dos candidatos mostra que a prova teve cinco questões fáceis, com 74,80%, 74,32%, 67,06%, 65,66% e 61, 32% de acertos, e uma questão difícil, com 32,76% de acertos.

As três questões de natureza interdisciplinar, elaboradas com as áreas de Biologia, Física e Química, buscaram avaliar a capacidade de leitura e interpretação de textos de gêneros diversos. A questão com a área de Biologia requereu dos candidatos a habilidade de interpretar, com base em conhecimentos sobre genes e hereditariedade, o uso figurado e crítico da expressão programa genético. A despeito da ampla exploração do tema em filmes de ficção científica, os dados estatísticos classificam a questão como difícil (34,85% de acertos), confirmando a previsão da Banca Elaboradora. Na questão com a área de Física, a habilidade requerida foi a capacidade de interpretar a função literária de conceitos dessa área em textos de ficção. Já a questão interdisciplinar com a área de Química levava o candidato a avaliar a pertinência das propriedades químicas de uma lágrima mencionada na composição poética de um texto de crítica ao racismo.

Matemática

O objetivo da prova de Matemática da primeira fase do vestibular foi avaliar os candidatos quanto aos conhecimentos da área desenvolvidos na educação básica. Os enunciados das questões foram curtos e diretos, não apresentando dificuldades de interpretação. Diferentes tópicos do programa foram igualmente distribuídos ao longo da prova. Infelizmente, por apresentar uma formulação que levava a mais de uma alternativa correta, a Questão 60 foi anulada, para preservar a transparência do processo diante de eventuais dúvidas; a pontuação correspondente foi atribuída a todos os candidatos, conforme prevê o Edital do Vestibular Unicamp 2019.

História

A prova de História do Vestibular Unicamp 2019 procurou valorizar a leitura crítica e interpretação de documentos em formatos variados (escritos, imagéticos, musicais, midiáticos), bem como a capacidade de correlacioná-los com os conteúdos de História no Ensino Médio. A proposta era levar o candidato a mobilizar os conhecimentos que obteve em sala de aula a partir das fontes primárias e secundárias apresentadas na prova. O exercício de relacionar o passado e o presente também foi proposto ao candidato.

Geografia

A prova de Geografia da primeira fase do vestibular Unicamp 2019 procurou equilibrar conteúdos da geografia mundial e do Brasil, de geografia física e humana. Além disso, exigiu conhecimento de representação cartográfica e de conteúdo de sociologia em uma questão voltada para os problemas do exercício da democracia na atualidade. Propôs-se privilegiar o conhecimento de conceitos e processos, valendo-se de situações significativas que dinamizam o espaço em suas diferentes escalas. Buscou também expor aos candidatos abordagens que estimulassem reflexões sobre o mundo contemporâneo em suas distintas organizações socioeconômicas e territoriais, as quais geram maneiras diversas de apropriação dos recursos da natureza, com diferentes impactos sobre a vida humana no planeta. Embora tenha sido avaliada como difícil, sobretudo por professores de cursinhos pré-vestibulares, a prova de Geografia apresentou temáticas amplamente discutidas no ensino médio. Considera-se que a prova atingiu seus objetivos ao exigir do vestibulando conhecimentos sobre conteúdos tradicionais da ciência geográfica, bem como o entendimento das dinâmicas do mundo contemporâneo, em suas dimensões física e humana.  

Biologia

A Banca Elaboradora formulou nove questões de Biologia, procurando contemplar uma variedade de temas do programa do Vestibular. Teve também o cuidado de elaborar questões de diferentes níveis de dificuldade, incluindo questões fáceis, de média dificuldade e algumas difíceis. A prova incluiu três questões multidisciplinares, elaboradas em colaboração com as bancas de História, Matemática e Português. Como sempre, a prova da 1ª fase teve como objetivo selecionar candidatos tendo em vista um conhecimento mais básico sobre Biologia e suas relações com a sociedade. Não houve ênfase em um assunto em particular, mas se pode notar a presença de questões que abordam temas importantes para o país, como os que se relacionam com as áreas de saúde e de agricultura.

Física

 O objetivo da prova de Física foi avaliar o domínio dos candidatos sobre conceitos básicos da ciência em questão e sua aplicação na análise de dados ou fatos propostos. Procurou-se contextualizar o conteúdo avaliado, fazendo-se referência a situações comuns da vida cotidiana ou a fatos científicos, alguns amplamente divulgados pela mídia. Foram propostas, por exemplo, questões sobre o uso de drones, o uso de laser em tratamentos estéticos, pescaria e sobre a definição de distâncias usando a definição de ano-luz.

Química

A prova de Química da primeira fase do vestibular da Unicamp de 2019 abordou temas atuais e familiares para a grande maioria dos candidatos. Mais uma vez a Banca Elaboradora procurou contextualizar as questões, abordando os conteúdos a partir de situações reais da vida cotidiana. As questões de Química da primeira fase de 2019 não exigiram resoluções trabalhosas, na maioria dos casos, bastando uma leitura atenta dos enunciados e textos das alternativas, bem como uma análise cuidadosa das informações contidas nas figuras, gráficos e tabelas. Por outro lado, a prova de Química foi considerada a mais difícil da primeira fase do vestibular 2019, o que pode ser explicado pelo fato de sete das nove questões exigirem a análise de figuras, gráficos ou tabelas, uma habilidade que pode não ser dominada pela maioria dos candidatos, mas que a Banca Elaboradora considerou fundamental para o perfil dos futuros graduandos da Unicamp. Mesmo assim, com exceção de uma questão, as questões apresentaram níveis de dificuldade entre médio e fácil. 

Inglês

Como tradicionalmente, a Prova de Inglês do Vestibular 2019 da UNICAMP não procurou aferir conhecimentos gramaticais baseados em classificações morfológicas, funções sintáticas, etc., mas um domínio dessa língua estrangeira suficiente para a compreensão de textos de variados gêneros; afinal é essa habilidade que o futuro aluno da UNICAMP deverá dominar para, em sua respectiva área de formação, ler a bibliografia específica nessa língua. Procuramos dar à prova uma feição moderna e ágil, apresentando imagens e textos não muito longos.

A diversidade textual, uma marca tradicional da prova de inglês, foi mantida em 2019: a prova compreendeu um cartaz, uma tirinha, um trecho de uma palestra, um escrito numa camiseta, uma matéria jornalística numa questão cujas alternativas apresentavam trechos de canções populares, um poema e, por fim, um texto de divulgação científica. A tais questões se somaram as interdisciplinares de Química, Matemática e Geografia.

Os temas abordados foram variados e incluíram assuntos relevantes para o Brasil de hoje: imigração, precarização do trabalho, feminismo, estereótipos sobre caráter nacional e manipulação genética. Consideração à parte merece a questão de feição metalinguística, que trazia dizeres humorísticos em uma camiseta, o que faz parte do universo do jovem, e a questão que abordava um tema universal, o das relações amorosas.

A prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2019 foi, como um todo, muito bem recebida. Vários professores, conforme veiculado na mídia, elogiaram a atualidade das questões e seu viés social. As questões que contemplavam conhecimentos acerca da língua inglesa também foram incluídas nessa análise positiva.

Fonte: Unicamp 

UNICAMP 2019 - Primeira Fase

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Arte
Biologia
Física
Filosofia
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Sociologia

Língua estrangeira:-

Inglês

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PROVA

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage