PROPOSTA DE REDAÇÃO

Eu era advogado de algumas casas ricas, e os processos vinham chegando. Escobar contribuíra muito para as minhas estreias no foro. Interveio com um advogado célebre para que me admitisse à sua banca, e arranjou-me algumas procurações, tudo espontaneamente.

(capítulo CIV)

No trecho acima, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, Bento Santiago, o narrador-personagem, fala sobre sua profissão. O leitor, porém, não tem notícia de qualquer processo em que ele tenha atuado, se ganhou alguma causa, se perdeu. Entretanto, todo o romance pode ser compreendido como um longo Auto de Acusação que Bento move contra sua esposa, Capitolina Santiago, a Capitu, por adultério.

Atuando como promotor e juiz ao mesmo tempo, Bento considera Capitu culpada e a condena ao exílio na Europa até o dia de sua morte. Nesse processo, ela não tem direito à defesa, nem mesmo à voz. Sua versão dos acontecimentos não é apresentada.

A partir da leitura do romance, é possível refletir sobre o seguinte problema que faz parte do nosso cotidiano:

a verdade pode ser estabelecida com base em uma única perspectiva?

Escreva uma redação argumentativo-dissertativa, em prosa, com 20 a 30 linhas, discutindo esse problema.

Utilize a norma-padrão da língua portuguesa e atribua um título à sua redação, que deve ser escrita inteiramente com caneta e não deve ser assinada.

COMENTÁRIO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO

Item do programa: redação.

Subitem do programa: habilidade de leitura e interpretação para reconstrução de textos em diversos níveis; construção da argumentação; emprego de formas e estruturas linguísticas de acordo com a norma-padrão.

Objetivo: apresentar em redação em prosa de natureza dissertativo-argumentativa, conclusões a respeito do tema proposto.

A proposta da Redação no Vestibular Estadual 2018 parte da leitura prévia do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. O que se pede é justamente a discussão de uma questão polêmica levantada pelo romance. A proposta, assim, restringe a gama de temas possíveis apenas àqueles levantados no enredo do livro indicado. Além disso, o candidato se prepara melhor para fazer a redação, ao ler o livro e discutir as suas questões com professores e colegas.

No entanto, o tema da Redação não é o livro em si. Nesse sentido, não se recomenda reduzir a Redação a uma resenha ou um resumo do livro, porque nesse caso se foge do tema pedido. Com essa proposta, não se quer conferir se o candidato leu ou não o livro, mas sim lhe oferecer um instrumento valioso para construir, com calma e tempo, seu pensamento e seu argumento.

A proposta da Redação do exame discursivo 2018 chama a atenção para o personagem narrador do livro, o advogado Bento Santiago. A circunstância aparentemente secundária da profissão de Bentinho mostra-se relevante, quando se percebe que todo o romance constitui um longo Auto de Acusação por adultério contra a senhora Capitolina Santiago, mais conhecida como Capitu.

Não há como o leitor saber se Capitu traiu ou não o seu marido, porque o romance de Machado de Assis sustenta a dúvida até o fim. Logo, essa não é a questão principal do romance, mas sim porque Bento, seu marido, assume ao mesmo tempo os papéis de promotor e juiz, não dando voz nem direito de defesa a Capitu.

Essa questão levanta o tema da Redação: a verdade pode ser estabelecida com base em uma única perspectiva?

Esse tema pode ser abordado pelos ângulos literário, comportamental, jurídico, político, econômico, social ou religioso, por exemplo. A resposta do candidato pode ser tanto “sim” quanto “não” ou, ainda, “depende do caso”, desde que a sustente com uma argumentação consistente e coerente. A Redação, como pede a proposta, deve se apresentar em registro formal, dentro do limite de linhas estabelecido.

Fonte: UERJ

UERJ 2018 - Prova Discursiva - Segunda Fase

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Biologia
Física
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Sociologia

Língua estrangeira:-

Espanhol
Francês
Inglês

FÓRMULAS

Tabela Periódica

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage