Instruções para os dias das Provas da Unicamp:

• A prova deve ser feita a caneta esferográfica preta. Utilize apenas o espaço reservado (pautado) para a resolução das questões. 
• Na prova de Redação, deverão ser elaborados dois textos (Texto 1 e Texto 2). Os dois textos são de execução obrigatória. Não deverá haver nenhuma identificação pessoal (nome, sobrenome, etc.) nos textos. 
• Atenção: nas questões que exigem cálculo, não basta escrever apenas o resultado final. É necessário mostrar a resolução ou o raciocínio utilizado para responder às questões.

• A duração total da prova (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) é de quatro horas. 
• A duração total da prova (Ciências Biológicas, Física e de Química) é de quatro horas. 
• A duração total da prova (História, Geografia e Matemática) é de quatro horas.

Deverão ser elaborados dois textos (Texto 1 e Texto 2). Os dois textos são de execução obrigatória. Não deverá haver nenhuma identificação pessoal (nome, sobrenome, etc.) nos textos. 

REDAÇÃO

TEXTO 1 

Você é um estudante universitário que participará de um concurso de resenhas, promovido pelo Centro de Apoio ao Estudante (CAE), órgão que desenvolve atividades culturais em sua Faculdade. Esse concurso tem o objetivo de estimular a leitura de obras literárias e ampliar o horizonte cultural dos estudantes. A resenha será lida por uma comissão julgadora que deverá selecionar os dez melhores textos, a serem publicados. Você escolheu resenhar a fábula de La Fontaine transcrita abaixo. Em seu texto, você deverá incluir:

a) uma síntese da fábula, indicando os seus elementos constitutivos;

b) a construção de uma situação social análoga aos fatos narrados, que envolva um problema coletivo;

c) um fechamento, estabelecendo relações com a temática do texto original.

Seu texto deverá ser escrito em linguagem formal, deverá indicar o título da obra e ser assinado com um pseudônimo.

A Deliberação Tomada pelos Ratos

Rodilardo, gato voraz,
aprontou entre os ratos tal matança,
que deu cabo de sua paz,
de tantos que matava e guardava na pança.
Os poucos que sobraram não se aventuravam
a sair dos buracos: mal se alimentavam.
Para eles, Rodilardo era mais que um gato:
era o próprio Satã, de fato.
Um dia em que, pelos telhados,
foi o galante namorar,
aproveitando a trégua, os ratos, assustados,
resolveram confabular
e discutir um modo de solucionar
esse grave problema. O decano, prudente,
definiu a questão: simples falta de aviso,
já que o gato chegava, solerte. Era urgente
amarrar-lhe ao pescoço um guizo,
concluiu o decano, rato de juízo.
Acharam a ideia excelente,
e aplaudiram seu autor. Restava, todavia,
um pequeno detalhe a ser solucionado:
quem prenderia o guizo - e qual se atreveria?
Um se esquivou, dizendo estar muito ocupado;
Outro alegou que andava um tanto destreinado
em dar laços e nós. E a bela ideia
teve triste final. Muita assembleia, ao fim nada decide - mesmo sendo de frades
ou de veneráveis abades...

Deliberar, deliberar ...
conselheiros, existem vários;
mas quando é para executar,
onde estarão os voluntários?

(Fábulas de La Fontaine. Tradução de Milton Amado e Eugênia Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 2003, p. 134-136.)

Glossário
Abade: superior de ordem religiosa que dirige uma abadia.
Frade: indivíduo pertencente a ordem religiosa cujos membros seguem uma regra de vida e vivem separados do mundo secular.
Decano: o membro mais velho ou mais antigo de uma classe, assembleia, corporação, etc.
Guizo: pequena esfera de metal com bolinhas em seu interior que, quando sacudida, produz um som tilintante.
Solerte: engenhoso, esperto, sagaz, ardiloso, arguto, astucioso.

REDAÇÃO

TEXTO 2

Você está participando de um curso sobre o livro O sentimento de si: corpo, emoção e consciência, de autoria do neurocientista António Damásio. Uma das avaliações do curso consiste na produção de um texto de divulgação científica a ser publicado em um blog do curso. O objetivo do seu texto será o de divulgar as ideias do autor para um público mais amplo, especialmente para alunos do ensino médio. Você deverá escrever o seu texto sobre o tema da indução das emoções, baseado no excerto abaixo, incluindo:

a) uma explicação sobre indutores de emoção com exemplos do próprio texto;

b) uma breve narrativa que exemplifique processos de indução de emoções;

c) uma finalização baseada no fechamento do texto original.

Lembre-se de que o texto de divulgação científica deverá ter um título adequado aos conteúdos tratados.

O induzir das emoções

As emoções acontecem em dois tipos de circunstâncias. O primeiro tipo de circunstâncias tem lugar quando o organismo processa determinados objetos ou situações através de um dos seus dispositivos sensoriais, por exemplo, quando o organismo avista um rosto ou um local familiar. O segundo tipo de circunstâncias tem lugar quando a mente de um organismo recorda certos objetos e situações e os representa, como imagens, no processo do pensamento, por exemplo, a recordação do rosto de uma amiga ou o fato de esta ter acabado de falecer.

Um fato que se torna óbvio ao considerarmos as emoções é que certas espécies de objetos ou acontecimentos tendem a estar mais sistematicamente ligadas a determinado tipo de emoção que a outros. As classes de estímulos que provocam alegria, medo ou tristeza tendem a fazê-lo de forma consistente no mesmo indivíduo e em indivíduos que compartilham os mesmos antecedentes culturais. Apesar de todas as possíveis variações na expressão de uma emoção, e apesar do fato de podermos ter emoções mistas, existe uma correspondência aproximada entre classes de indutores de emoção e o resultante estado emocional. Ao longo da evolução, os organismos adquiriram os meios para responder a determinados estímulos - sobretudo aos que são potencialmente úteis ou perigosos sob o ponto de vista da sobrevivência - através de um conjunto de respostas a que chamamos emoção.

Também é importante notar que enquanto o mecanismo biológico das emoções é largamente predeterminado, os indutores de emoção são externos e não fazem parte desse mecanismo. Os estímulos que causam a emoção não se encontram, de modo algum, confinados aos que ajudaram a formar nosso cérebro emocional ao longo da evolução e que podem induzir emoção desde os primeiros dias de vida. À medida que se desenvolvem e interagem, os organismos ganham experiência factual e emocional com diversos objetos e situações do ambiente, tendo assim uma oportunidade de associar muitos objetos e situações que poderiam ter permanecido emocionalmente neutros, com os objetos e as situações que causam emoções naturalmente. A forma de aprendizagem conhecida por condicionamento é uma das maneiras de obter esta associação. Uma casa parecida com a que o leitor viveu uma infância feliz pode fazê-lo sentir-se feliz, embora nada de especialmente bom ainda se tenha passado na casa. Do mesmo modo, o rosto de uma belíssima desconhecida, que se assemelha ao de uma pessoa ligada a um acontecimento terrível, pode causar-lhe desconforto ou irritação. Pode até nunca chegar a perceber por quê.

A consequência de concedermos um valor emocional aos objetos que não estavam biologicamente destinados a receber essa carga emocional é tornar infinita a lista de estímulos que, potencialmente, podem induzir emoções. De uma forma ou de outra, a maior parte dos objetos e das situações conduzem a alguma reação emocional, embora uns em maior escala que outros. A reação emocional pode ser fraca ou forte - e, felizmente para nós, é fraca na maior parte das vezes - mas mesmo assim está sempre presente. A emoção e o mecanismo biológico que lhe é subjacente são os companheiros obrigatórios do comportamento, consciente ou não. Um certo grau de emoção acompanha, forçosamente, o pensamento sobre nós mesmos ou sobre o que nos rodeia.

(Adaptado de António Damásio, O sentimento de si: corpo, e Emoções o e consciência. Lisboa: Círculo de Leitores, 2013, p.79-81

EXPECTATIVAS DA BANCA - REDAÇÃO

TEXTO 1

Espera-se que o candidato se coloque no lugar de um sujeito interessado em participar de um concurso de resenhas dentro da universidade e que produza uma resenha da fábula de La Fontaine "A deliberação tomada pelos ratos". Essa resenha deve incluir uma síntese da fábula e a apresentação de uma situação social análoga aos fatos narrados, envolvendo um problema coletivo. O candidato deve finalizar o texto estabelecendo relações com a temática do texto original.

Na síntese, o candidato deve destacar as ações do gato Rodilardo, que caça de maneira implacável um grupo de ratos, promovendo uma matança geral e provocando o medo na comunidade. Aproveitando a ausência do felino, os ratos decidem reunir-se para confabular sobre maneiras de solucionar o problema. Todos concordam com a proposta feita pelo rato mais velho de colocar um guizo no pescoço do gato. No entanto, ninguém se voluntária para executar tal tarefa, que demandaria muita coragem e ousadia. Apesar da tentativa, a reunião não foi exitosa na resolução do problema, dado que os ratos não conseguiram planejar a execução de possíveis ações que solucionassem o problema que os afligia.

Espera-se que o candidato também produza um relato sobre uma situação social análoga à da fábula que envolva um problema coletivo. Este problema pode resultar de relações de poder marcadas por uma grande assimetria e, consequentemente, por ameaças de um grupo em relação a outro. Na tentativa de reequilibrar as relações sociais ou culturais em jogo, o grupo que se encontra na posição desfavorável decide se reunir para debater possíveis soluções e deliberar sobre elas. O problema coletivo também pode ser descrito em termos de questões da sociedade contemporânea para as quais os cidadãos encontram soluções que, no entanto, não conseguem implementar por motivos variados.

No fechamento do texto, espera-se que o candidato explicite as relações entre a analogia por ele construída e o texto de La Fontaine, podendo estabelecer uma leitura parafrástica ou polissêmica do final da fábula.

TEXTO 2
Espera-se que o candidato se coloque no lugar de um estudante de um curso de extensão sobre a obra do neurocientista António Damásio e, como tal, escreva um texto de divulgação científica a ser publicado em um blog que busca popularizar as ideias do neurocientista. O texto de divulgação científica a ser publicado no blog deverá tematizar a indução das emoções com base nas ideias do neurocientista, procurando dar uma explicação sobre os processos envolvidos na produção de emoções e fazer uma breve narrativa que exemplifique esses processos. Espera-se também que o candidato faça um fechamento do seu texto tomando por base a parte final do excerto.

Um dos aspectos importantes do texto de Antonio Damásio a ser tematizado pelo candidato está relacionado ao fato de que as emoções constituem respostas dos organismos a determinados estímulos - sobretudo os que são potencialmente úteis ou perigosos sob o ponto de vista da sobrevivência. Sendo as emoções respostas aos estímulos, elas podem acontecer em dois tipos de circunstâncias: quando o organismo processa determinados objetos ou situações através de um dos seus dispositivos sensoriais ou quando a mente de um organismo recorda certos objetos e situações e os representa, como imagens, no processo do pensamento.

O candidato também deve considerar em seu texto que os indutores de emoção são situações ou objetos externos com os quais os organismos entram em contato, e deve explicar que os processos de indução de emoções consistem basicamente na atribuição de valor emocional a certas classes de estímulos (situações ou objetos externos) com os quais os organismos entram em contato.
Espera-se que, em seu texto, o candidato deixe claro que os organismos, à medida que se desenvolvem e interagem, vão tendo a oportunidade de associar muitos objetos e situações que poderiam ter permanecido emocionalmente neutros com objetos e situações que causam emoções naturalmente. Por isso, certas espécies de objetos ou acontecimentos tendem a estar mais sistematicamente ligados a determinado tipo de emoção do que a outros, provocando, assim, emoções de forma consistente em um mesmo indivíduo ou em indivíduos que compartilham os mesmos antecedentes culturais. Uma casa parecida com aquela em que alguém viveu uma infância feliz pode fazer essa pessoa sentir-se feliz, embora nada de especialmente bom ainda se tenha passado na casa.
Para exemplificar um processo de indução de emoções, espera-se que o candidato relate de forma breve como um determinado objeto ou uma determinada situação está associado ou associada a algum tipo de emoção que ele próprio ou outra pessoa sente ou sentiu de forma recorrente.

Por fim, espera-se que o fechamento do texto contemple a ideia de que a maior parte dos objetos e das situações conduzem a alguma reação emocional, em maior ou menor escala, ou seja, "um certo grau de emoção acompanha, forçosamente, o pensamento sobre nós mesmos ou sobre o que nos rodeia".

Fonte: Unicamp

UNICAMP 2016 - Segunda Fase

Matérias: Selecione as matérias que você deseja fazer na prova.

Arte
Biologia
Física
Geografia
História
Matemática
Português
Química
Sociologia

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PROVA

Tabela Periódica

REDAÇÃO

O sistema de provas do Educabras:

  • Identifica os assuntos que você mais precisa estudar!

  • Permite que você pause a prova e retorne a ela mais tarde

  • Cronometra a prova

  • Armazena as provas para você avaliar seu progresso.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage