ENGENHARIA ELETRÔNICA

ENGENHARIA ELETRÔNICA

O que faz:

O engenheiro eletrônico é o profissional que projeta e desenvolve componentes, dispositivos, sistemas e equipamentos eletrônicos, como transistores, circuitos elétricos e chips que são empregados em automação industrial, sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade e elétrica de consumo: aparelhos de televisão e de rádio e vídeo. O engenheiro eletrônico entende de materiais eletroeletrônicos, desenvolvimento de sistemas e sistemas embarcados. Entre suas responsabilidades estão a instalação, operação e manutenção de tais sistemas e equipamentos.
Engenheiros eletrônicos fazem estudos de viabilidade técnico-econômica, executam e fiscalizam obras e serviços técnicos e efetuam vistorias, perícias e avaliações. Eles emitem laudos e pareces sobre tais obras e serviços.

Carreira:

O engenheiro eletrônico pode encontrar oportunidades de trabalho em qualquer setor que necessite de especialistas em processamento de sinais e informação e no desenvolvimento de equipamentos eletrônicos. Na indústria, os setores automobilístico, eletroeletrônico, alimentício, agrícola e de eletrodomésticos oferecem boas oportunidades.
O engenheiro eletrônico pode trabalhar na definição do potencial energético de bacias hidrográficas e na conservação de energia. Em telecomunicação, o profissional desse setor pode trabalhar na conversão das tecnologias de TV digital e Internet para os padrões brasileiros.
Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o salário médio inicial para o bacharel em Engenharia Eletrônica é de R$ 3.270 para 30 horas semanais.

Campo de trabalho:

Desenvolver projetos: Desenvolvimento e gerenciamento de novos sistemas eletroeletrônicos ou de equipamentos para uso industrial.

Operação e Manutenção: Instalar, operar e fazer a manutenção de equipamentos eletroeletrônicos.

Consultoria: Prestar consultoria a pequenas empresas no desenvolvimento e na execução de projetos de sistemas eletroeletrônicos ou de equipamentos.


Conteúdo:

O curso de Engenharia Eletrônica tem duração média de cinco anos. Em algumas instituições, o curso é oferecido como habilitação de Engenharia Elétrica.
O curso de Engenharia Eletrônica nasceu do curso de Engenharia Elétrica. O foco do curso é o estudo da eletricidade em escalas menores de tamanho como produtos eletroeletrônicos, circuitos integrados e componentes encontrados em computadores e aparelhos similares.
Nos primeiros dois anos do curso, o currículo cobre a área de Exatas. Os alunos estudam matérias como Cálculo, Física, Matemática, Geometria e Desenho Técnico. A partir o terceiro ano, os alunos estudam matérias específicas: Sistemas Digitais, Circuitos Elétricos e Eletrônica. Estágio e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios.

O Educabras prepara você para o Vestibular e o Enem. Entre na faculdade de sua escolha e siga a carreira de seus sonhos!
Conteúdo e recursos para otimizar seu tempo de estudo e maximizar sua nota no Vestibular e no Enem.

Mais informaçõesimage
image

Agilize e facilite seu trabalho!
- Conteúdo didático para elaborar aulas e usar em classe.
- Banco de dados com milhares de questões por matéria.
- Elabore provas em alguns minutos! Opção de imprimir ou baixar provas e salvá-las em seu cadastro para usá-las no futuro.

Mais informaçõesimage
image

ESTUDO PERSONALIZADO

Programa de Estudo Personalizado com foco nos vestibulares que você prestará:
- Otimize o tempo de estudo: concentre-se nos assuntos relevantes para os vestibulares de sua escolha.
- Opção de incluir o Enem em seu Programa de Estudo Personalizado.
- Conteúdo e Ferramentas: Aulas, resumos, simulados e provas de Vestibulares e do Enem.
* Confira se os vestibulares de sua escolha fazem parte do Programa de Estudo Personalizado

Mais informaçõesimage

Colégios

O Educabras ajuda o colégio a melhorar o desempenho acadêmico dos alunos no Enem e no Vestibular e aumentar o índice de aprovação nas mais conceituadas faculdades do Brasil.
Pacotes de assinaturas: contrate assinaturas a um valor menor para seus professores e alunos.

Mais informaçõesimage