CINEMA

O que faz:

O profissional formado em Cinema é conhecido como cineasta ou realizador audiovisual. O aluno que se forma em Cinema pode atuar em diferentes áreas. Ele pode trabalhar em produções como filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, e se encarregar da roteirização, criação de personagens, direção, iluminação, sonorização, etc.
Em emissoras de televisão, o cineasta monta a programação, edita e dirige programas e comanda equipes de produção. O profissional formado em cinema pode atuar também na fotografia, planejando a iluminação de cenas e os cenários adequados. Ele pode trabalhar na captação de recursos para a produção.
O licenciado leciona e elabora projetos pedagógicos audiovisuais.

Carreira:

Costuma-se associar a profissão de cineasta à produção de filmes. Contudo, é na televisão que o profissional encontra as melhores oportunidades de emprego. Os canais de televisão, tanto de rede aberta como fechada, contratam profissionais formados em Cinema para trabalharem na produção de programas, reportagens, documentários, novelas, propagandas e seriados, entre outros.
Os tradicionais empregadores de profissionais desse setor são as produtoras de filmes, as emissoras de televisão e rádio e as agências de publicidade.
Os salários pagos para cineastas variam muito. Em médias e pequenas empresas, o cineasta recebe um salário médio mensal de aproximadamente R$ 3.000 a R$ 5.000. Cineastas mais experientes podem receber salários mais altos, superiores a $ 20.000 mensais.

Campo de trabalho:

Animação - Criação de imagens com a utilização de desenhos, fotografias e outros meios.

Argumento e roteiro - Elaboração de textos resumidos sobre o tema do filme, com a descrição detalhada dos personagens, cenas, diálogos e movimentos de câmera.

Crítica e pesquisa - Estudo de obras cinematográficas.

Direção de Arte - Planejamento e concepção visual e sonora do filme e coordenação de cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores, visando a garantir a qualidade das cenas.

Direção - Atua como coordenador geral da produção, participando de todas as etapas da realização do filme.

Fotografia - Definição do melhor tipo de luz e a melhor localização de foco para cada cena.

Montagem - Seleção, organização e junção das cenas.

Produção - Planejamento, coordenação e execução das atividades de apoio à realização do filme. Contrata atores e técnicos, prepara e segue um plano de filmagem.

Roteiro - Adaptação ou criação de histórias para serem filmadas, com a criação de personagens e determinação do desenvolvimento da ação.

Sonorização - Elaboração do som do filme, responsável pela gravação, montagem, mixagem e sincronização dos diálogos, sons ambientes, efeitos especiais e trilha sonora.

Curso:

O curso tem duração média de quatro anos. O aluno estuda direção, redação do roteiro, montagem, fotografia e som, entre outras matérias. O curso inclui também disciplinas teóricas, como história do cinema, mas a maioria da carga horária é dedicada a aulas práticas em laboratórios de fotografia, montagem e sonorização.
O objetivo do curso é capacitar profissionais para que possam realizar produções cinematográficas de diferentes gêneros e formatos.
O estágio e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são obrigatórios.

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage