DIREITO

O que faz:

Direito é a ciência que diz respeito à aplicação das normas jurídicas vigentes em um país. A função do bacharel em direito é zelar pela harmonia e pela correção das relações entre cidadãos, empresas e o poder público. O advogado defende os interesses de seus clientes. O juiz resolve litígios.
Há duas carreiras distintas para o bacharel: atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica. Para exercer a carreira de advogado, é necessário ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Somente após ser aprovado nessa prova é que o profissional recebe o registro na OAB e pode exercer a profissão.
Para se candidatar ao cargo de juiz, promotor ou delegado de polícia, é obrigatório prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Carreira:

Direito é um dos cursos mais procurados e tem um mercado sempre aberto. Há muitas possibilidades de atuação para recém-formados. Profissionais dessa área podem atuar em escritórios de advocacia, órgãos públicos, departamentos jurídicos de empresas ou podem monta seu próprio escritório ou negócio. Há advogados que optam pela carreira acadêmica.
O Brasil é o país com a maior quantidade de faculdades de Direito do mundo, mas o mercado ainda carece de bons profissionais, com formação de qualidade.
O salário desse tipo de profissional varia muito. Um estudo de remuneração feito pela consultoria Michael Page indica que o salário inicial de um advogado júnior varia entre R$ 2.000 e R$ 4.000, dependendo de sua especialização e do estado onde atua.

Campo de trabalho:

Advocacia Pública - Representa os interesses da União, Estados e Municípios, zelando pela legalidade de seus atos. Defender cidadãos que não podem arcar com despesas de processo.

Advocacia - Representação de empresas, instituições ou pessoas físicas em ações, processos ou contratos que envolvam clientes, sejam réus, vítimas ou simples interessados.

Delegado de Polícia - Como funcionário das secretarias estaduais de Segurança, é responsável pela preparação de inquéritos e pela coordenação de investigações policiais. Cuida também do controle da documentação de veículos e motoristas, emite carteiras de identidade, fiscaliza a compra, venda e guarda de armas, munições e explosivos.

Direito Administrativo - Aplica normas e legislações específicas que regulam as atividades do poder público, empresas estatais, autarquias e fundações públicas na relação com empresas privadas e com cidadãos.

Direito Civil - Esta é uma área muito ampla que se subdivide em Direito das Coisas (propriedade e posse de bens); Direito de Família (divórcios, testamentos e heranças); e Direito das Obrigações (compra, venda, locação e empréstimos).

Direito Ambiental - Trabalha em ONGs e empresas públicas ou privadas, atuando em questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente, visando a preservação deste.

Direito Comercial - Atua na intermediação das relações jurídicas que se referem ao comércio, participando da abertura, funcionamento e encerramento das empresas.

Direito do Consumidor - Atua no campo das relações jurídicas que envolvam qualquer relação de consumo, visando preservar os direitos dos consumidores em face das empresas que fornecem bens e serviços.

Direito de Propriedade Intelectual - Atua na área de direitos autorais, protegendo os autores da falsificação, plágio e roubo de suas obras.

Direito Penal ou Criminal - Preparação e apresentação de defesa ou acusação em juízo em ações que envolvam crime ou contravenção contra pessoa física ou jurídica. O advogado é responsável pela defesa, podendo atuar como assistente na acusação.

Direito Trabalhista ou Previdenciário - Representação de pessoas físicas ou jurídicas em disputas referentes à relação entre empregado e empregador em causas ligadas ao contrato de trabalho, previdência social e ações sindicais.

Direito Tributário - Aplicação das normas que regulam a arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e fiscais.

Magistratura - É o profissional que toma as decisões em disputas entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público, visando a preservação dos direitos constitucionais dos cidadãos, aplicando a norma correspondente ao fato concreto que deu origem a lide. O bacharel pode ser juiz federal, estadual e municipal.

Promotoria e Procuradoria da Justiça - Funções do Ministério Público, órgão dos governos estadual ou federal que defende os interesses dos cidadãos e da sociedade. Como promotor de Justiça, no Ministério Público, o objetivo do profissional é cuidar da manutenção da ordem pública. Promove ações penais, investiga e apura responsabilidades, fiscaliza o cumprimento das leis e da Constituição. Como procurador de Justiça - função seguinte na carreira de promotor -, exerce as mesmas funções acima citadas, porém nos tribunais.

Curso:

O curso tem duração média de cinco anos. Nos três primeiros anos, as matérias são teóricas. Os alunos estudam Português, Sociologia, Economia, Teoria do Estado e matérias específicas do Direito: civil, constitucional, penal, comercial, etc. A especialização costuma ser definida no quinto ano do curso, na escolha das disciplinas de formação específica.
Ao final do curso, o aluno precisa realizar um estágio e elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Há várias ferramentas que ajudam o aluno a organizar seus estudos e manter controle sobre as aulas já estudadas.

Mais informaçõesimage
image

Conteúdo e Ferramentas: 

Mais informaçõesimage
image

Colégios

Por ser uma única assinatura, pode ser utilizada apenas por uma pessoa de cada vez. É indicada para colégios ou cursos em que uma única pessoa elabora as provas de todas as matérias. Não representa, portanto, uma opção adequada para um grupo de professores.

Mais informaçõesimage